sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Já chegou o Rubicon


Já chegou a nova máquina a Marco de Canaveses. Trata-se do Jeep Wrangler Rubicon de 4 portas e, para já, apenas posso dizer bem do comportamento dele em estrada!
Abraço, Vitor

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Halloween 2010 Landmania + END em Lousã. 31/10



Os "Puros e Duros" gostariam de lhe convidar a participar da edição deste ano do passeio de Halloween da Landmania Clube de Portugal, que irá realizar-se na sequência do Encontro Nacional Defender (END), na Lousã na madrugada do dia 1 de Novembro. Com o apoio da Landlousã e com a organização dos Puros e Duros (Bré e Mauricio) iremos realizar um percurso nocturno com dificuldade acrescida.

Este ano podemos aproveitar as condições do END e acampar durante o fim de semana, sempre com muito convívio. Depois no Domingo fazer a pista de obstáculos e de madrugada fazer o passeio das Bruxas pelas serras de Lousã, pois Segunda-feira é feriado e não há pressas...

Para o passeio de Halloween podem participar outros modelos de Land Rovers que não apenas os Defenders! Mas há que vir preparado, pois o percurso é durinho. Esperamos que não chova para não piorar ainda mais as subidas e descidas dos corta-fogos!!! Teremos roadbook e também para quem quiser seguir o percurso pelo GPS com o tracking e os waypoints de referencia.

As inscrições já abriram nesta segunda (25/10), através do formulário para 40 inscrições. o valor da inscrição é de apenas 12,50€ já com seguro para duas pessoas, 2 t-shirts e roadbook. 
Não há comes e bebes, apenas todo-terreno puro e duro.


Ficha de Participação LandMania Clube de Portugal - HALLOWEEN 2010
https://spreadsheets.google.com/viewform?key=0AmxUHxps7RT9cDFrUzFWcTJIcXpwVHpKOEYxNndMSXc&hl=pt_PT#gid=0

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Troféu Ibérico de Trial 4x4/Paredes TT Rota dos Móveis: O “tri” de Emanuel Costa em jornada emotiva





O «Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol», chegou à penúltima jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 em Baltar na liderança da competição e, de lá saiu com a posição reforçada, face a novo triunfo da dupla Emanuel Costa/Nuno Araújo.
Uma jornada que passou no exame final, quer em emotividade e competitividade, quer, no esquema “renovado” da pista de Baltar, apresentado pelo Clube TT Paredes Rota dos Móveis. O seu mentor, Manuel Ribeiro, prometeu, os concorrentes corresponderam com três horas de puro trial, com os milhares de espectadores a contribuírem para que a festa fosse uma realidade.

Com uma prova muito rigorosa, como é seu timbre, Emanuel Costa, não enjeitou esforços e, arrecadou uma vitória que, a dez minutos do final parecia quase impossível, aproveitando da melhor forma o difícil doseamento do guincho do até então líder, «Standcandeias.com». Com três triunfos em quatro jornadas, a formação do Jeep Wrangler fica agora com uma vantagem de 19 pontos para o segundo classificado do troféu «Team Indigo 4x4», equipa que não foi além da sexta posição na ronda do Clube TT Paredes Rota dos Móveis: “o nosso principal objectivo para esta prova era de assegurar o maior numero de pontos possível, nunca, enjeitando uma possível vitória…que acabou por nos sorrir. A pista convidava à competitividade numa das melhores provas do troféu. Ficamos muito agradados com a nossa prestação e com a disponibilidade dos homens do Clube TT de Paredes na promoção do trial. Agora vamos para a última prova em Várzea do Douro com uma vantagem pontual considerável que nos permite controlar sem grandes pressões, com vista à vitória final do troféu”, afirmou o piloto de Penafiel,






Emanuel Costa. Numa solarenga tarde, com um palco de eleição para a prática da modalidade, o vencedor foi uma incógnita até ao último minuto. Com o registo do melhor tempo no decorrer dos treinos cronometrados, Paulo Candeias e Carlos Filipe, ocupavam a primeira linha da grelha de partida, perdendo essa posição na passagem da segunda volta para Emanuel Costa, vindo a recuperar a posição à passagem da quinta, sensivelmente a meio da prova quando bateu a volta mais rápida da pista (12m11,8s). Quando faltavam cerca de dez minutos para o final tudo fazia crer que o piloto de Carrazeda de Ansiães não deixaria fugir o triunfo.
Mas, nesse período o Jeep TJ, deixou-se passar pelo mais “moderno” Wrangler, com Paulo Candeias a assistir a tamanha maldição do guincho que teimava em não se desenrolar. O segundo lugar acabou por ser um mal menor, numa prova em que manteve um interessante duelo com o líder do troféu na procura do triunfo, que, também lhe assentava bem, face à forma como se aplicou ao longo das três horas de prova. O derradeiro lugar do pódio premiou a «ventilações Moura» na estreia de uma nova viatura, um bem preparado Land Rover Defender. Gustavo Moura e Luís Moreira não passaram ilesos a problemas, essencialmente a barra de apanhar que foi soldada por duas vezes, característicos à estreia do jipe novo. 

No final, a satisfação era generalizada entre toda a equipa depois de recuperar por duas vezes posições mais baixas na classificação. Depois de inúmeros problemas mecânicos na Toyota Hilux, a «RepsolAmiauto TT», recebeu um “amargo” quarto lugar final, na frente do regressado Marco Oliveira da «Inersel», bem servido por Vasco Peralva e pela eficácia da Nissan Navara. Entre estreias e regressos, a prova de Baltar justificou o apelido da “melhor do troféu” contribuindo para o efeito a aplicação e dedicação das restantes equipas na procura do melhor resultado, com o máximo respeito para com os adversários e o publico, em prol do espectáculo e competitividade. De salientar o facto do «Team Biclas» apresentar-se com dois navegadores, permitido pelo regulamento do troféu, sendo neste caso, o terceiro elemento, Cândido Barbosa. Uma estreia do Vereador da Câmara Municipal de Paredes que cumpriu com a sua missão, servindo-se ainda por instantes do volante no Patrol no decorrer dos treinos.

A jornada de Baltar terminou com a tradicional entrega de Prémios que contou com a presença da Dr.ª Conceição Rosendo, Presidente da Junta de Freguesia de Baltar e, com o Vereador do Pelouro do Desporto, Cândido Barbosa, em representação da Câmara Municipal de Paredes.

A derradeira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 está agendada para Várzea do Duro a realizar nos dias 20 e 21 de Novembro, seguindo-se a entrega de prémios final nas instalações do Restaurante “Assador” na Zona Industrial do Porto, a partir das 20horas de Domingo, 21 Novembro.


 

Para mais informações consulte a página www.trofeutrial4x4.com

Classificação Final
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol (Jeep Wrangler), 9 voltas (2h48m21,6s); 2º Standcandeias.com (Jeep TJ), 9v (2h49m37,1s; 3º Ventilações Moura (LR Defender), 8v (2h58m56,7s); 4º Repsol Amiauto TT (Toyota Hilux), 7 (2h53m09,7s); 5º Inersel (Nissan Navara), 6v (2h4637,5s); Team Indigo 4X4 (Nissan Patrol), 5v (1h4407,3s); 7º Paljet (Nissan Patrol), 5v (2h39m15,7s; 8º Revi-Clap (Nissan Patrol), 5v (2h2h48m14,4s); 9º RSTT (Toyota BJ40), 5v (2h5652,0s; 10º Cutelarias.com (Toyota Hilux), 4v (2h25m15,2s

Classificação absoluta: (após 4 provas)
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 158 Pontos; 2º Team Indigo 4x4, 139; 3º Repsol Amiauto TT, 124; 4º StandCandeias.com, 121; 5º Fervinor SA, 102; 6º Paljet; 100; 7º Revi-Clap, 94; 8º EcoFriendly Biclas, 82; 9º JANF Team, 80; 10º Ventilações Moura, 78.

Próxima prova:
20 e 21 Novembro/Várzea do Douro
21 Novembro/Entrega de Prémios (Assador/Porto)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Convívio Amigos do Monte no sábado, dia 23

Para iniciar a época de TT, os Amigos do Monte reúnem-se já amanhã para um pequeno passeio TT.
A ideia é conviver, discutir ideias para iniciativas e claro, dar uma volta pelos montes e vales da região.
A concentração está marcada para as 14 horas de sábado, na Adega Regional Sousana, junto à estação da CP do Marco.


Ver localização no mapa

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Amigos do Monte presentes no Jeep Adventure

No passado dia 9 de Outubro, a Jeep Portugal organizou o terceiro passeio todo-terreno por terras de Arouca.
Um evento onde membros dos Amigos do Monte marcaram presença, através dos manos Azeredo, que prometeram colocar aqui fotos. Enquanto não chegam, aqui fica um vídeo para ver como correu o evento:

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mesão Frio: Associação Juvenil de Vila Marim promoveu Passeio Todo-o-Terreno

A Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, em parceria com a Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno, e com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio, dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, e da Guarda Nacional Republicana, promoveu no passado sábado, 9 de Outubro, um Passeio Todo-o-Terreno que se revelou um sucesso. O tempo prometia chuva, no entanto, o dia mostrou-se excepcionalmente favorável à prática do Todo-o-Terreno.
Cerca de uma centena de participantes percorreram caminhos rurais e agrícolas, estradas vinhateiras e apreciaram a beleza natural do sopé de Vila Marim – a Serra do Marão. O momento alto da manhã aconteceu com a visita à Quinta da Barca, nesta freguesia, onde os participantes puderam apreciar o valioso néctar que dos socalcos da Quinta sai todos os anos, acompanhado por outra preciosidade daquela freguesia – os biscoitos de Vila Marim. Da parte da tarde, os participantes percorreram o Monte de S. Silvestre, em Mesão Frio, terminando com a passagem por uma pista de obstáculos idealizada para este I Passeio TT Vinhateiro de Vila Marim, momento alto da tarde, desde logo pela afluência da população.
O I Passeio TT Vinhateiro de Vila Marim terminou com um jantar de encerramento, que contou com a presença do Presidente da Federação de Todo-o-Terreno, Jorge Lima, e do Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira. No final foram entregues a todos os participantes uma caixa de vinho da Adega Cooperativa de Mesão Frio.
A organização deste passeio foi da responsabilidade de um grupo de associados da Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, os quais pretendem implementar na estrutura desta associação um Secção de Todo-o-Terreno, e desenvolver actividades para todos os praticantes da modalidade, suprimindo assim uma lacuna no Concelho, em virtude de não existir, no momento, nenhum clube ou associação que promova esta modalidade.
Texto enviado por Helder Ferreira

Troféu Ibérico de Trial 4x4: O espectáculo está de regresso a Baltar - Paredes

Com uma lista de inscritos que ultrapassa as duas dezenas de equipas, o Troféu Ibérico de Trial 4x4 confirma o interesse de um vasto número de participantes, numa competição com créditos firmados no panorama nacional na vertente de trial. No regresso da competição à zona Industrial de Baltar, quatro meses após a realização da última jornada em Montalegre, o Clube TT Paredes Rota dos Móveis, volta a contar com os protagonistas de um troféu que tem vindo a cativar participantes, público e patrocinadores. De salientar o facto desta quarta jornada manter o programa da ultima edição, conservando o parque fechado no centro da Cidade de Paredes a partir da tarde de Sábado – após a realização das habituais verificações técnicas, seguindo-se na manha de Domingo (17 Outubro) uma ligação até Baltar para ai se disputarem as apetecidas três horas de puro trial. Para esta edição a organização apresenta um percurso alterado, com maior incidência na sua extensão que sofre um apreciável aumento de dificuldades. A exemplo do ano transacto, a penúltima jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 faz parte de um vasto programa que o Clube TT Paredes Rota dos Móveis levará a efeito com a “IIIª Aventura OffRoad”, com inicio na manhã de Sábado com um passeio todo-o-terreno turístico, seguindo-se muita animação que se prolongara pela noite dentro. Ao princípio da tarde de Domingo dar-se-á inicio à prova de resistência, após as regulamentares duas horas de treinos cronometrados.  
A competitividade que tem primado ao longo das últimas três jornadas será confirmada em Baltar, com uma pista de puro trial 4x4 idealizada pelo conhecido “Manuel Assador”, com uma nova vertente em relação à edição do ano transacto.   
Numa posição privilegiada, o “Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol” goza da liderança, fruto dos triunfos alcançados em Stª Maria da Feira e Montalegre, tendo amealhado uma vantagem de nove pontos para o “Team Indigo 4x4” que, mesmo não tendo vencido qualquer prova, se matem na luta pela vitória no troféu, fruto da sua regularidade. Um factor que também se pode aplicar à “Repsol Amiauto TT”, terceira classificada, na frente da “Fervinor SA”, estando o “StandCandeias.com”, vencedor na jornada da Lourinhã, na quinta posição. Perante uma escassa diferença de pontos, estas equipas podem ainda aspirar a um triunfo final, matematicamente ainda possível, quando estão ainda em disputa 80 pontos, resultante das jornadas de Paredes e Várzea do Douro.

De realçar a dedicação do clube organizador na promoção e divulgação da modalidade, assegurando a transmissão em directo da prova através do site: www.valedosousa.tv
Para mais informações consulte a página www.trofeutrial4x4.com 


Programa Oficial: 
Sábado: 16 Outubro
16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas
16h00/20h00 - Parque fechado (Parque José Guilherme - Cidade Paredes)
20h30 - Briefing com os pilotos no Salão Nobre do Município de Paredes 
21h00 - Jantar Facultativo (Parque Industrial Baltar “O assador”) 
22h00 - Concerto Musical Parque Industrial de Baltar (Entrada Livre) 
24h00 - Show Strip 

Domingo: 17 Outubro
08h00/09h00 - Abertura parque fechado
09h00 - Desfile em caravana até local da prova
10h00/12h00 - Treinos Oficiais
12h15 - Publicação de tempos e pré-grelha 
12h00/13h30 - Pausa para almoço
13h30/13h50 - Entrada em Parque Fechado/Grelha de Partida
13h55 - Briefing
14h00 - Inicio da prova de Resistência Trial 4x4
17h00 - Final da prova de Resistência Trial 4x4
17h05 - Divulgação da classificação
17h15 - Cerimonia de entrega dos prémios




Última Jornada realiza-se em Várzea do Douro

Após confirmada a anulação da jornada espanhola “Ciudade de Santiago de Compostela”, a organização do Troféu Ibérico de Trial 4x4 confirmou a localidade da Várzea d Duro para a realização da derradeira jornada que se realizará a 20 e 21 de Novembro, seguindo-se a entrega de prémios final nas instalações do Restaurante “O Assador” na Zona Industrial do Porto, a partir das 19 horas de Domingo, 21 Novembro.

Amigos do Monte/Hemauto no DAM

DAM 5 - 18 de Setembro
Depois de um período de férias, o DAM - Desafios Amplitude Máxima regressou no passado dia 18 de Setembro com a realização da quinta prova de navegação TT na carta militar nº 8 - Extremo/Arcos de Valdevez.
Os Amigos do Monte/Hemauto marcaram presença nesta prova com alterações de última hora, trocando o habitual Toyota Land Cruiser pelo Mitsubishi Pajero, bem como a troca de lugares: o Tozé passou para o volante e o Vítor para navegador.
Esta alteração, bem como um problema técnico no computador logo no início da prova, dificultaram o objectivo da equipa em obter um bom lugar na prova, terminando a mesma num 11º lugar, com apenas sete pares de pontos entregues, em vez dos necessários oito pares.

DAM 6 - 9 de Outubro
Já no sábado, 9 de Outubro, decorreu a sexta e penúltima prova do DAM 2010, desta vez na carta militar nº 32 - Montalegre, na qual participaram 15 equipas 4x4.
Com uma estratégia mais bem preparada e sem os problemas da última prova, a equipa Amigos do Monte/ Hemauto partiu confiante para esta prova, que decorreu debaixo de um tempo solarengo por terras transmontanas.
A organização definiu uma distância mínima de 1.400 metros entre os pontos a marcar, limitando também na carta algumas zonas onde estavam localizados os pontos mais altos e os mais baixos, pelo que os resultados entre equipas poderiam ser muito parecidos.
A estratégia para a prova foi bem montada, mas no terreno as coisas complicam-se de manhã e um atraso na marcação de um "waypoint" impediu a formação dos Amigos do Monte de obter os pontos desejados. Da parte da tarde, a prova correu muito melhor, com a equipa a atingir os objectivos propostos, mas não foram suficientes para subir além do nono lugar final.
Com os quatro pontos agora obtidos, os Amigos do Monte estão na sétima posição da prova.
O objectivo agora é terminar em beleza a última prova do DAM 2010, a decorrer no próximo dia 13 de Novembro.



 

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Trial 4x4: Paulo Candeias dominou em Santa Maria da Feira


A dupla Paulo Candeias/Oscar Meireles, aos comandos do Jeep Wrangler inscrito pelo Standcandeias.com foi a grande vencedora da 2ª etapa do Super Especial Trial 4x4 – OFM que hoje se disputou em Santa Maria da Feira. O espaço Feira Aventura acolheu largas centenas de espectadores que assitiram a um magnífico espectáculo proporcionado por algumas das mais consagradas equipas portuguesas de Trial.

Nesta segunda jornada a competição foi disputada num circuito em 8, com duas equipas simultâneamente numa pista que apresentava diversos obstáculos para transpor. A zona do cruzamento de eixos foi a que mais animou os espectadores já que foram várias as viaturas que aí tombaram obrigando as equipas a trabalho suplementar. Cada e quipa efectuou duas passagens em ambos os sentidos do percurso montado pelo Soluções TT – Clube que organizou esta prova com o apoio da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
Após a primeira passagem de todos os concorrentes a dupla Paulo Candeias/Oscar Meireles (Jeep Wrangler) surgia destacada na 1ª posição com uma vantagem de 1m15s sobre o Toyota BJ40 do RSTT de Nuno e Bruno Filipe e 1m22s para o 3º mais rápido que foi a Nissan King Cab do Team Indigo 4x4 (António Santos/Manuel Monteiro). A dupla Raul Moreira/António Faria (Land Rover Defender) posicionava-se na frente da Categoria Série com apenas 9 segundos de vantagem sobre o Toyota Land Cruiser do Terror Mato 4x4 (Fernando Ferraz/David Melo).
Na segunda passagem o percurso apresentava menos dificuldade, em virtude de o terreno já ter sido desbravado por quase duas dezenas de equipas e Paulo Candeias voltou a registar o melhor tempo com a marca de 5m33s, tirando 42s ao tempo anteriormente realizado (6m15s) e confirmando a vitória absoluta. Na segunda posição ficou o Toyota VX 3.0 do Team Ladricolor (Rui Querido/Helder Rocha) que ficou a 58 segundos da dupla vencedora. O terceiro tempo registado pela equipa Inersel (Marco Oliveira/Luís Pereira) em Nissan Navara,permitiu-lhe subir ao segundo lugar absoluto, com a equipa RSTT a descer para o terceiro lugar do pódio.
Na Categoria de Série as posições mantiveram-se dado que nenhuma das três equipas conseguiu completar a segunda passagem dentro do tempo limite. O Jeep Wrangler com o nº 118, dos irmãos Ricardo e Paulo Lourenço foi a única equipa inscrita com um Protótipo pelo que a vitória nesta Categoria não teve discussão.

A derradeira etapa do Super Especial Trial 4x4 – OFM realiza-se a 13 e 14 de Novembro

O vídeo da 1ª prova está disponível em: http://vimeo.com/13760993

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

I Passeio Vinhateiro de Vila Marim, Mesão Frio


A Freguesia de Vila Marim, em Mesão Frio, acolhe, no próximo sábado, um passeio todo-o-terreno, sendo o motivo deste a vindima e o final desta. Jipes, Motas e Quads percorrerão os caminhos agrícolas a freguesia de Vila Marim e o Concelho de Mesão Frio. Este I Passeio TT Vinhateiro é organizado pela Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, em parceria com a Federação Portuguesa de Todo-o-terreno, com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio, dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio.
Vila Marim, em Mesão Frio, será a Capital do Douro em Todo-o-terreno por um dia. No próximo sábado, 9 de Outubro, jipes, motas e Quads juntar-se-ão para o I Passeio Vinhateiro de Vila Marim, organizado pela Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, em parceria com a Federação Portuguesa de Todo-o-terreno. As inscrições encontram-se a decorrer à 3 semanas e perspectiva-se um Passeio com forte participação por parte dos amantes da modalidade.

O Passeio Vinhateiro percorrerá a freguesia de Vila Marim e o Concelho de Mesão Frio, passando por caminhos agrícolas e quintas do Concelho. Durante a manhã, haverá ainda espaço para degustar os vinhos da Quinta da Barca, naquela freguesia, provando assim um dos melhores vinhos saídos dos socalcos da Porta do Douro. O almoço será servido na Praia Fluvial da Rede. A tarde de sábado será mais dirigida aos amantes da adrenalina, estando prevista ainda a passagem pelo interior da Vila de Mesão Frio. No final da tarde, os participantes do I Passeio Vinhateiro de Vila Marim terão oportunidade para mostrarem as potencialidades dos seus veículos, numa pista criada junto ao Polidesportivo de Vila Marim. Este I Passeio Vinhateiro terminará com um jantar típico da freguesia Varanda para o Douro, onde será servido anho assado, batata assada e arroz do forno, à moda de Vila Marim.

Com este I Passeio Vinhateiro, a Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim pretende assim animar por um dia a sua freguesia, e, acima de tudo, inculcar nos praticantes de todo-o-terreno o espírito de solidariedade e de grupo. Este Passeio Todo-o-terreno marca o inicio das actividades da Secção Automóvel & Todo-o-terreno desta Associação Juvenil que procurará inculcar nos amantes do todo-o-terreno do Concelho e de todos os que se venham a associar a esta Secção da Associação a preservação do meio ambiente. Para tal, organizará ao longo da época de todo-o-terreno actividades destinadas à educação e preservação ambiental.

Os interessados em participar podem aceder ao site http://passeiottvinhateiro.wordpress.com

Telefones de contacto:
Helder - 932039708
David - 914522043
Joel – 913006725