segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Trial4x4: Hortícolas Team vence na consagração de Emanuel Costa




Stand Emanuel Costa

A derradeira jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4 reservou-se de grande expectativa face à incerteza do vencedor e, do campeão nacional! Com o “quartel-general” instalado no parque da cidade de Paredes, milhares de pessoas não quiseram perder a grande prova de trial do Campeonato Nacional recheada de muita competitividade e emoção.

Contrariando todas as expectativas iniciais, a Hortícola Cerâmica Team não quis aliar-se à “festa” dos principais candidatos e justificou plenamente o triunfo final com uma actuação exemplar de puro trial 4x4, numa das provas mais “difíceis” da temporada face à seu nível elevado de trial: “uma prova à seria! Este é o verdadeiro trial 4x4, parabéns aos organizadores, assim vale a pena participar…” justificou no final Luís Jorge, acompanhado por Nuno passos.

A prova do Clube TT Paredes Rota dos Móveis, que contou com o apoio da Câmara Municipal e da junta de freguesia de Castelões de Cepeda, revestia-se de elevada “responsabilidade” para quatro equipas que matematicamente ainda poderiam aspirar ao título nacional, com maior superioridade para o Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, face aos 8 pontos de detinha de vantagem para a Indigo/Vicitcork e maior diferente para a Repsol TT e Palject. Com Domingos Oliveira e Paulo Jorge a ocupar o primeiro lugar da grelha, seria Emanuel Costa e Carlos Filipe os primeiros a passarem na linha de meta para completarem a primeira volta, trazendo atrás de si a dupla Vasco Andrade/Nuno Graça com a Indigo/Vicitcork na terceira posição.



Inicialmente seriam estes os principais animadores da prova e do titulo! Puro engano, com os problemas mecânicos a surgirem e as dificuldades a aumentarem, eis que surge numa toada repleta de eficácia e regularidade, Suzuki de Luís Jorge e Nuno Passos, ao colocar-se rapidamente na segunda posição, ascendendo à liderança sensivelmente a uma hora do final. Até à bandeirada xadrez foi uma “auto estrada” com o dilatar da vantagem para o Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol que terminou na segunda posição a mais de uma volta, suficiente para assegurar o titulo nacional: “foi com grande satisfação de consegui este título, fruto de muito trabalho de toda a equipa e dos patrocinadores. Gostaria muito de terminar a temporada a ganhar, mas, acima de tudo tinha que dosear o andamento e não perder esta oportunidade de chegar ao titulo nacional. Parabéns à organização que montou uma excelente prova…”, afirmou no final o campeão nacional de trial 4x4, Emanuel Costa.

Depois de passar pela liderança, e, quando tudo fazia prever que não deixaria fugir a oportunidade de se estrear a vencer esta temporada, Vasco Andrade e Nuno graça ficaram-se pelo derradeiro lugar do pódio, levando como vantagem o facto de amealhar os pontos necessários para ascender à vice-liderança do campeonato por troca com a dupla do Indigo/Vicitcork, que nesta derradeira prova não esteve ao mesmo nível das jornadas anteriores, ficando pela sétima posição – falhando assim o derradeiro round com vista ao título, sendo contudo a equipa mais vitoriosa do campeonato ao vencer em três provas: Alenquer, Montalegre e Lourinhã.

Repsol TT


A luta pelo derradeiro lugar do pódio esteve ao rubro com quatro equipas a terminar com o mesmo número de voltas (5). No regresso ao trial, após a ausência na Lourinhã e na estreia na Navara em Montalegre, Vítor Ribeiro e Vitorino Morais – Fevinor, terminaram na quarta posição, na frente do StandCandeias.com. Paulo Candeias e Luís Carlos tiveram uma prova com alguma irregularidade, saindo de Paredes com o quarto lugar no campeonato, por troca com a Paljet que seria apenas 13º da geral – por força dos inúmeros problemas num dos obstáculos mais complicados de transpor.

A quinta posição de Nuno Filipe e Adelino Silva – J.Dias/RSTT Bj Racing, premeia a exuberância da formação do Toyotra Bj40 que suplantou em uma volta o Indigo e duas a Jipes e companhia/Troqouro com Domingos Parente e João Pinto a terminarem na oitava posição. Com os níveis físicos abaixo do normal, Alexandre Lemos, acompanhado por Tiago Santos, não quis passar imune à participação da derradeira prova do CNTrial4x4, rolando em bom ritmo com a Toyota Hilux a chegar à nona posição, na frente do regressado Gustavo Moura a fazer dupla com Ricardo Rocha, em representação do LandRoverdoTeles, fechando o “top ten” de uma prova que contou com dezoito equipas à partida, disputada com imenso sol a pairar sobre um excelente recinto de lazer e desporto aventura que dá pelo nome de “Parque da cidade de Paredes”.

A festa final do CNTrial4x4, está agendada para 4 de Dezembro com a gala de entrega de prémios a decorrer no Restaurante O Assador.

Pódio Final

Classificação final CNTrial4x4
1º Hortícolas/Cerâmica Team, 7 voltas
2º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 6
3º Repsol TT, 5
4º Fevinor SA, 5
5º standcandeias.com, 5
6º J.Dias/RSTT Bj Racin, 5
7º Indigo/Vicitcork, 4
8º Jipes & Companhia/Troqouro, 3
9º Team Serrão/Serraoecebolo.com, 3
10º LandRoversdoTeles, 2

Pódio Trofeu Giglepin

Classificação final CNTrial4x4
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 223 pontos
2º Repsol TT, 210
3º Indigo/Vicitcork, 206
4º Standcandeias.com, 176
5º Hortícolas/Cerâmica Team, 168
6º Paljet, 168
7º Jipes & Companhia/Troqouro, 154
8º Cutelarias/Vimaelectrica, 144
9º Team Serrão/Serraoecebolo.com, 126
10º LM4TT, 120

A festa TT na Aventura Off Road 4x4

O Parque da Cidade de Paredes recebeu neste mesmo fim-de-semana a “festa do TT” com um mega espaço reservado a várias actividades radicais e todo-o-terreno turístico e lazer. A cidade do “Vale do Sousa”, reconhecida como “Rota dos Móveis” foi invadida por aficionados e “amigos” da aventura e adrenalina em mais uma edição da “Aventura Off Road 4x4”, um dos maiores acontecimentos nacional de TT, a cargo do Clube TT de Paredes Rota dos Móveis.

Do programa de Sábado fez parte um passeio TT em torno das matas florestais da região do “Vale do Sousa” terminando no espaço da “Aventura Off Road 4x4” com um almoço na tenda gastronómica do “O Assador”, seguindo-se a pista de trial aberta a todos os participantes, com uma demonstração de resistência dos Samurai. Ao longo da tarde os insufláveis e as animadoras fizeram a delícia das crianças. A noite “enérgica” esteve a cargo do grupo musical “Left0”, mantendo-se adrenalina na pista e no espaço outdoor. O dia de Domingo para além da prova do CNTrial4x4 assistiu-se à demonstrações das potentes viaturas “Rock Crawler”, a cargo de Emanuel Costa e Filipe Guimarães.

Informação enviada pela Organização


















Fotos de Tiago Ribeiro - Entre Serras

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Parque da cidade de Paredes acolhe emoções do Trial 4x4





Quatro candidatos, mas, só um pode ser campeão! A derradeira jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4 irá atribuir o título nacional de trial – após quatro anos de interregno, sucedendo assim a Vasco Andrade, ultimo campeão da modalidade.

A base de todas as operações será instalada no parque da cidade de Paredes, num palco novo, desconhecido para todos, com dez obstáculos diversificados, recolhendo uma selecção muito criteriosa quanto ao seu grau de dificuldade, variando entre os naturais e “artificiais” pensados na sua constituição, com destaque para a “Camel Trophy”.

Se matematicamente quatro equipas ainda podem chegar ao título, uma há…que se tem evidenciado desde a jornada inaugural em Santa Maria da Feira ao assumir a liderança e não mais a abandonar até à chegada à derradeira prova – Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol; outra, é líder de vitórias, somando três em cinco - Indigo/Vicitcork. Será este um duelo a dois na prova do título nacional, ou, teremos uma oposição mais “arriscada” da Repsol TT e Palject, terceiros e quartos classificados!

A resposta será dada no próximo Domingo em Paredes, na presença de duas dezenas de equipas que se irão debater pelo melhor trial 4x4 que se disputa em Portugal. A jornada do Clube TT Paredes Rota dos Móveis disputada a 29 e 30 de Outubro e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes, será ainda um novo desafio às capacidades da associação do “Vale do Sousa” na organização de provas de trial, adaptando um espaço com mais de seis hectares de terreno denominadamente absorvido por actividades de lazer e recreativas, numa pista de trial 4x4.


Aventura Off Road 4x4 na capital do TT

É já no próximo Sábado e Domingo, 29 e 30 de Outubro que a cidade do “Vale do Sousa”, reconhecida como “Rota dos Móveis” por força da relação, tradição e modernidade de trabalhar a madeira - nas suas diferentes vertentes, sustentando um produto turístico-cultural, será o ponto de encontro de todos quanto gostam e apreciação a modalidade, num fim-de-semana recheado de grandes acontecimentos todo-o-terreno. Para além da jornada do CNTrial 4x4, o espaço será ocupado pela “Aventura Off Road 4x4” um dos maiores acontecimentos nacional de TT, a cargo do Clube TT de Paredes Rota dos Móveis. Do programa fazem parte um vasto leque de actividades lúdicas, culturais, recreativas e desportivas: entre exposições de viaturas, acessórios, equipamentos e material desportivo, demonstrações de viaturas “Rock Crawler” e Rádio Modelismo 4x4, actividades radicais, pista de trial e trial nocturno, passeios turísticos e concertos de música. No Sábado haverá o tradicional passeio turístico e pista de trial, para além de actividades de outdoor, expositores e a XIIIª Concentração Nacional de Todo Terreno, o recinto estará apetrechado da melhor gastronomia minhota, a cargo do restaurante O Assador. A noite de Sábado culminará com um concerto musical. Para Domingo está reservada a parte competitiva com a realização da sexta e ultima jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4, com os treinos a decorrer durante a manhã e, a prova de resistência de três horas a iniciar-se às 14horas. A partir das 17h30 haverá uma demonstração de viaturas "Rock Crawler", seguindo-se a entrega de prémios e encerramento de mais uma “Aventura Off Road”.

Programa Oficial do CNTrial4x4
SABADO: 29 Outubro
16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas.
Parque fechado (Parque Cidade Paredes)
20h30 - Briefing c/ os pilotos (Salão Nobre Município Paredes)
DOMINGO: 30 Outubro
08h00/09h00 - Abertura parque fechado
10h00/12h00 - Treinos Oficiais (2 horas)
12h15 - Publicação dos tempos e pré-grelha
12h00/13h30 - Almoço
13h30/13h50 - Entrada em Parque Fechado/Grelha de Partida
13h55 - Briefing
14h00/17h00 - Prova de Resistência Trial 4x4 (3 horas)
17h05 - Divulgação da classificação
17h15/17h30 - Espectáculo demonstração viaturas "Rock Crawler"
17h30 - Cerimónia de entrega dos prémios
Classificação após cinco jornadas
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 185 pontos; 2º Indigo/Vicitcork, 177; 3º
Repsol TT, 174; 4º Paljet, 152; 5º Standcandeias.com; 144; 6º Hortícolas/Cerâmica
Team, 128; 7º Jipes & Companhia/Troqouro, 128; 8º Cutelarias/Vimaelectrica, 124; 9º
LM4 TT, 120; 10º Team Serrão/Serraoecebolo.com, 102

AVENTURA OFF ROAD 4X4 - 2011
Dia 29 de Outubro, Sábado
8/9h00 - Passeio TT Aventura Off Road 4x4 (Parque da Cidade)
11h00 - 13ª Concentração Nacional do Todo-o-terreno
16h00 - Abertura da Pista de Obstáculos
16h00 - Campeonato Nacional Trial 4x4 (verificações técnicas e Parque Fechado)
20h30 - Briefing com os pilotos e Comissários (Salão Nobre de Paredes)
22h00 - Musica ao vivo / Concerto
Dia 30 de Outubro, Domingo
10h00 - Treinos Oficiais Campeonato nacional Trial
14h00 - Inicio da prova Campeonato Nacional Trial 4x4
17h15 - Espectáculo demonstração viaturas "Rock Crawler"
17h30 - Cerimónia de entrega dos prémios do CNTrial 4x4
Actividades
· XIIª Concentração Nacional Todo o Terreno (abrangente a todos os aficionados
e associações TT. Diversas caravanas nacionais e estrangeiras. Parque de
Campismo com wc/duches).
· Passeio TT Turístico Aventura Off Road 4x4
· Campeonato Nacional Trial 4X4
· Exposição de viaturas, acessórios, equipamentos, material de navegação,
material para o TT e o desporto de aventura.
· Viaturas “Rock crawler” e Rádio Modelismo 4x4.
· Pista de test-drive, Evolução em pista de trial 4X4 e alternativa radical.
· Pista de trial nocturno.
· Musica ao vivo.

Mais informações das inscrições e documentos obrigatórios:
Clube TT Paredes Rota dos Móveis
Antero Bessa: 966501745; Manuel Ribeiro: 935104155; Fernando Mendes: 961217738
www.clubettparedes.com / www.cntrial4x4.com / geral@trofeutrial4x4.com


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Penatrilhos organiza Raid Feira de S.Martinho


Mais informações em www.penatrilhos.com

Bombeiros Voluntários de Arouca organizam passeio todo-o-terreno para angariarem fundos



Em Outubro (29) está de regresso mais uma edição do Passeio Todo-o-Terreno dos Bombeiros Voluntários de Arouca. Esta iniciativa, que já vai na sua oitava edição, tem como objectivo angariar fundos para a compra de equipamentos para os Bombeiros Voluntários de Arouca, com o intuito daquela corporação continuar a prestar os melhores serviços à comunidade arouquense.

É por entre serras e vales que se vestem com as cores do Outono, cruzando pequenas povoações, rios e ribeiros, que se desenha o passeio todo-o-terreno, que percorre alguns dos mais emblemáticos locais de Arouca. Ao todo são mais de 100 os quilómetros a percorrer. Para os mais aventureiros e à semelhança das edições anteriores, haverá ainda uma pista de obstáculos, onde os participantes poderão mostrar as suas habilidades.

O Passeio Todo-o-Terreno dos Bombeiros Voluntários de Arouca não é competitivo. Para que as pessoas desfrutem ao máximo do passeio deverão seguir escrupulosamente as instruções da organização e respeitar as regras do Código da Estrada. Esta é uma maneira única de descobrir Arouca e simultaneamente contribuir para a comunidade local. São todos bons motivos para participar nesta actividade.

Inscrições e informações em: http://www.abvarouca.com ou pelo 913764074

Passeio TT por Terras de Basto


Mais informações em http://www.motorclubedebasto.pt/

Navegação 4x4: Equipa Amigos do Monte/Motor Clube do Marco sagrou-se campeã do DAM 2011




Decorreu no passado dia 8 de Outubro a sexta prova do DAM - Desafios Amplitude Máxima, uma prova de navegação em todo-o-terreno, em que o objectivo é procurar numa carta militar oito pontos (waypoints) altos e oito pontos baixos.

A carta escolhida para esta jornada foi a número 7 (S.Pedro da Torre - Valença), levando mais uma vez os participantes a percorrer o extremo de Portugal, na fronteira com Espanha.

A estratégia inicial definida pela equipa dos Amigos do Monte/ Motor Clube do Marco, apoiada por Sérgio Pinto Automóveis e Hemauto Peças Auto, cedo se revelou desfasada da realidade encontrada no local, com limitações no terreno a impedir que se atingisse os pontos inicialmente previstos, havendo necessidade de refazer toda a estratégia ao longo da prova.

Fruto desta nova estratégia, a formação marcoense conseguiu ainda assim terminar na terceira posição final (a pior prestação da época da equipa!), mas que permitiu pelo somatório dos 108 pontos sagrar-se já como a grande vencedora do DAM 2011, quando falta disputar apenas uma prova e tendo em conta que os participantes terão de eliminar a sua pior prova.

Classificação do DAM 6, disputado a 8 de Outubro

Classificação actualizada do DAM 2011, quando falta uma prova.


Campeonato Nacional de Trial4x4: Parque da cidade de Paredes acolhe derradeira jornada




Na “Rota” do campeão! Após cinco emotivas provas de trial 4x4, será no parque da cidade de Paredes que se ficará a conhecer o novo campeão nacional de trial 4x4. A cidade do “Vale do Sousa” irá receber a sexta e derradeira jornada de trial 4x4, num espaço “virgem” para a modalidade e recheado de factores que podem ser determinantes na luta pela vitória final e, essencialmente no escalonamento final do
CNTrial4x4.

Reconhecida como “Rota dos Móveis”, por força da relação, tradição e modernidade de trabalhar a madeira, nas suas diferentes vertentes, sustentando um produto turísticocultural, a cidade de Paredes ficará também ligada à história da modalidade, no regresso da competição à vertente campeonato (após quatro anos de interregno), ao reconhecer o novo campeão nacional.

Emanuel Costa mantêm-se na liderança desde a jornada inaugural, chegando a Paredes com uma vantagem de escassos oito pontos de vantagem sobre Domingos Oliveira e onze para Vasco Andrade, último piloto a ostentar o título de campeão nacional de trial. Nas contas do título haverá que juntar ainda Jorge Silva que, matematicamente ainda pode aspirar ao ceptro final, justificando a excelente competitividade da modalidade ao longo das cinco provas já realizadas, mesmo se, apenas duas equipas conseguiram alvejar o lugar mais alto do pódio: standemanuelcosta/Cibercar Castrol por duas vezes e Indigo/Vicitcork por três.

A jornada do Clube TT Paredes Rota dos Móveis disputada a 29 e 30 de Outubro e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Paredes e Junta Castelões de Cepeda, será ainda um novo desafio às capacidades da associação do “Vale do Sousa” na organização de provas de trial, adaptando um espaço com mais de seis hectares de terreno denominadamente absorvido por actividades de lazer e recreativas, numa pista de trial 4x4.


As inscrições decorrem a bom ritmo, apenas encerram a 22 de Outubro, sendo esperadas em Paredes duas dezenas de equipas, entre confirmações e estreias.


Programa Oficial
SABADO: 29 Outubro
16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas.
Parque fechado (Parque Cidade Paredes)
20h30 - Briefing c/ os pilotos (Salão Nobre Município Paredes)
DOMINGO: 30 Outubro
08h00/09h00 - Abertura parque fechado
10h00/12h00 - Treinos Oficiais (2 horas)
12h15 - Publicação dos tempos e pré-grelha
12h00/13h30 - Almoço
13h30/13h50 - Entrada em Parque Fechado/Grelha de Partida
13h55 - Briefing
14h00/17h00 - Prova de Resistência Trial 4x4 (3 horas)
17h05 - Divulgação da classificação
17h15/17h30 - Espectáculo demonstração viaturas "Rock Crawler"
17h30 - Cerimónia de entrega dos prémios

Mais informações das inscrições e documentos obrigatórios:
Antero Bessa – 966501745
www.cntrial4x4.com / geral@trofeutrial4x4.com
Direcção da Prova e outras Informações:
Clube TT Paredes Rota dos Móveis
Avenida da Republica nº 3 - Paredes
Manuel Ribeiro – 935104155; Fernando Mendes – 961217738


Como chegar:
De Lisboa:
A1 Lisboa/Porto; A4 - Vila Real/Valongo/Ermesinde; Saída11/Paredes; 1ª Rotunda virar
direita; 2ª Rotunda sair 3 saída; 3ª Rotunda virar Esquerda
Do Porto:
A4 - Vila Real/Valongo/Ermesinde; Saída11/Paredes; 1ª Rotunda virar direita; 2ª
Rotunda sair 3 saída; 3ª Rotunda virar Esquerda



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

13ª Concentração Nacional Todo o Terreno em Paredes (29/30 Outubro)

É já nos dias 29 e 30 de Outubro que se realizará mais uma edição da Concentração Nacional do Todo-o-Terreno, que decorrerá no Parque da Cidade em Paredes, numa organização do Clube TT Paredes - Rota dos Móveis.

A Concentração Nacional tem sido organizada emblematicamente por sucessivos anos, e constitui a expressão de uma identidade própria do TT em Portugal, aspirando-se a que seja possível reunir num único espaço todos os praticantes e entusiastas da modalidade.

O CLUBE TT PAREDES ROTA DOS MÓVEIS vem dar continuidade ao espírito criado nas edições anteriores a possibilidade de presença a todos os clubes e organizações promotoras do TT, nacionais e estrangeiras, independentemente da sua dimensão, das suas filiações e das suas restrições estatutárias, mas que sejam movidas, como nós, na paixão pelo TT e pela aventura, bem como pela divulgação da sua prática no respeito pela natureza.

É neste contexto que o Clube TT Paredes Rota dos Móveis convida os clubes, organizações e associações que queiram de algum modo promover o TT, bem como divulgar os seus eventos, actividades e realizações, a estarem presentes, de forma gratuita, na "AVENTURA OFF ROAD 4x4 - 2011 .

Assim:
- Com um figurino outdoor, disponibilizaremos unicamente espaço, nas localizações disponíveis pelas actividades a desenvolver.
- O espaço a disponibilizar terá por princípio a área de 9 m2, podendo ser alterado mediante solicitação fundamentada, mas sempre de acordo com as possibilidades decorrentes da localização.
- Para cada entidade expositora, serão atribuídos 2 livre-trânsito.
- A participação beneficiando das presentes condições, pressupõe clubes ou entidades sem fins lucrativos, não abrangendo por isso sociedades ou organismos oficiais e estatais de promoção turística ou afins, os quais poderão estar presentes em regime comercial.
- A participação implica a aceitação e o cumprimento do Regulamento de Feira no que for aplicável, nomeadamente horários de montagem e desmontagem e horário de funcionamento.
- É completamente vedada a comercialização de qualquer bem ou produto, independentemente da sua natureza, dado essa prática configurar uma situação de concorrência desleal para com os Expositores de âmbito comercial.
- Do parágrafo anterior, exceptua-se exclusivamente o que for nitidamente marchandising para promoção dessa entidade.
- A organização declina qualquer responsabilidade por eventuais furtos que possam ocorrer.
- Independentemente de estarem ou não presentes com um stand, podem as associações promover caravanas, dentro das seguintes condições:

CONDIÇÕES DAS CARAVANAS
- As caravanas terão que se inscrever junto da organização, fornecendo:
- Nome da Entidade que organiza.
- Nome e contacto do responsável pela caravana.
- Pagamento de 10€ por viatura.
 
Benefícios dos participantes na Caravana:
- Entrada privilegiada na Aventura Off Road.
- Entrada gratuita da viatura em parque reservado.
- Autocolantes identificativos da Caravana e da Aventura Off Road.
- Uma t.shirt’s por viatura, alusiva à Aventura Off Road
- Entrada gratuita do condutor da viatura.
- Pagamento de 5€ por cada ocupante suplementar.

IMPORTANTE:
Pela limitação na disponibilidade de espaços a atribuir e por razões de logística, deverão as  inscrições ser efectuadas com a maior brevidade possível, sendo desejável que as confirmações de caravanas, não ultrapassem o dia 22 de Outubro.

Gestão de atribuição de espaços e caravanas: Fernando Mendes: 961217738