quarta-feira, 18 de abril de 2012

Inscrições abertas para o Passeio da Primavera 2012


Já estão abertas as inscrições para o passeio/convívio anual dos Amigos do Monte, a realizar no próximo dia 12 de Maio de 2012, desta feita nos trilhos de Fafe.

Como sempre, o almoço será em forma de pic-nic, cada um leva o seu farnel, fomentando o convívio entre todos os participantes, num local preparado para o efeito.

O percurso será de dificuldade baixa, em formato de caravana, podendo os participantes trazer toda a família, sogra incluída. O passeio terminará com um jantar, opcional, onde cada um pagará a sua conta.

A jóia de participação por viatura é de "5 amigos", para efeitos de despesas logísticas de preparação do evento e lembrança.

Inscrições deverão ser feitas para o email: amigosdomonte@gmail.com, indicando nome, marca/modelo da viatura, número de ocupantes e se pretendem jantar connosco.

Estará disponível um track GPS que poderá ser entregue no dia aos participantes que o desejem.

Programa - 12 de Maio
9h00 - Concentração em Marco de Canaveses (opcional)
10h00 - Concentração junto ao Intermarché de Fafe
10h30 - Início do percurso em caravana c/ track gps
- Almoço pic-nic
- Início da segunda etapa
- Jantar convívio (opcional)

INSCRIÇÕES ATÉ 4 DE MAIO DE 2012


INSCRIÇÕES EFECTUADAS:
1 - Vítor Almeida - Jeep Wrangler - 5 ocupantes - Jantar
2 - Tozé Morgado - Mitsubishi Pajero - 3 ocupantes - Jantar
3 - Pedro Azeredo - Jeep Wrangler - 4 ocupantes - Jantar
4 - Bessa de Sousa - Suzuki Samurai - 2 ocupantes - Jantar
5 - Helder Matos - Land Rover Discovery - 2 ocupantes
7 - Luís Ricardo - Toyota Land Cruiser - 5 ocupantes - Jantar
8 - Vitor Motta - Suzuki Jimny - 4 ocupantes - Jantar
9 - Martinho Caetano - Nissan Patrol GR - 2 ocupantes - Jantar
10 - Luís Sousa - Opel Monterey - 3 ocupantes
11 - Alberto Sousa - Mitsubishi Pajero - 4 ocupantes
12 - Beto Pinto - Jeep Wrangler - 3 ocupantes - Jantar

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Campeonato Nacional Trial 4x4 - Alenquer: Emanuel Costa voltou a vencer na Taça Rock Crawler

EC 4x4 - Emanuel Costa / Daniel Ribeiro

A experiência e eficácia na condução do Crawler Chevry permitiram à EC4x4 conquistar o pleno na “Taça Rock Crawler”, com Emanuel Costa e Daniel Ribeiro a superarem com algum à vontade os restantes participantes. A exemplo da jornada de Lousada, apenas três viaturas manifestaram a vontade de aderir a esta competição.

Ao contrário de Lousada e, em moldes diferentes, o piloto de Penafiel não sentiu dificuldades em se impor em ambas as etapas, Na primeira, composta por uma resistência de uma hora, completou nove voltas ao circuito, mais duas que o segundo classificado – Jipesecompanhia/Troqouro (Domingos Parente e João pinto) e mais cinco que a FRacing (Filipe Guimarães/Gerardo Sampaio), acusando problemas no Crawler JK que obrigaram a um regresso antecipado às boxes. O campeão nacional de trial em título não se fez rogado e repetiu o feito na segunda etapa – uma pista extreme, gastando menos 3s que Filipe Guimarães que superou Domingos Parente.

Na classificação final, a EC4x4 somou 20 pontos, contra os 17 da Jipesecompanhia/Troqouro e FRacing.com, com vantagem para a formação de Gondomar por ter obtido a melhor classificação na etapa de resistência.

Classificação após 2 provas/Taça Rock Crawler
1º EC 4x4, 40 pts
3º FRacing4x4.com, 35
2º Jipesecompanhia/Troqouro, 33

Campeonato Nacional Trial 4x4 - Alenquer: Vasco Andrade vence duelo de Gigantes

Repsol - Vasco Andrade/Nuno Graça
De regresso ao habitual figurino que caracterizou e aliciou várias equipas do panorama nacional e espanhol ao CNTrial4x4, o Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro da freguesia de Abrigada – parceiros do Trilhos do Nordeste Clube TT proporcionou à dezena e meia de equipas do campeonato de trial uma excelente prova que prestigia a modalidade.

Ao longo das três horas de resistência, pilotos e máquinas não regatearam esforços para vencer os obstáculos que o sopé da Serra do Montejunto oferece. Mesmo contando com a “birra” do S. Pedro que apenas cedeu na parte da tarde, esta jornada de Alenquer, que apresentou uma pista em tudo semelhante à do ano passado, ficou bem mais “macia” com a chuva que caiu no dia de Sábado e manhã de Domingo, facilitando em alguns aspectos o trabalho, essencialmente dos navegadores, num palco com magníficas condições para a prática da modalidade.

No final das três horas de resistência Vasco Andrade e Nuno Graça (Repsol TT reforçaram a candidatura ao título nacional com o triunfo na jornada de Alenquer. Uma vitória que premeia a eficácia do piloto da Lourinhã, face ao excelente andamento e experiencia evidenciada ao longo da prova isenta de erros e apenas “ofuscada” por um ameaçador barulho no veio de transmissão da Toyota Hilux que não passou disso mesmo.



A incerteza quanto ao triunfo na jornada de Alenquer manteve-se até à bandeirada xadrez, à entrada para os derradeiros dez minutos, quatro equipas estavam em posição de chegar à vitória - rodando na mesma volta, com vantagem para a dupla da Repsol TT que beneficiava de alguma margem de manobrada que lhe confiava algum espaço para gerir a vantagem adquirida ao longo das 3horas de resistência.

O piloto da Lourinhã estava radiante com o duplo triunfo conquistado em Alenquer: “Para além desta saborosa vitória que é sempre um orgulho grande, assumimos a liderança do campeonato. Foi uma prova brilhante com grande lealdade e muita competitividade, na presença de excelentes equipas, e numa pista fabulosa, parabéns à organização. Quanto à nossa prestação, foi uma prova conseguida, graças ao excelente trabalho de toda a equipa que esteve exemplar, desde o Nuno, aos mecânicos ao carro, tudo funcionou na perfeição. Apenas tivemos um contratempo com o veio da transmissão que fazia um barulho esquisito mas felizmente não passou disso mesmo. Vamos continuar a nossa luta, com vista a manter esta posição, cimentando desta forma a nossa candidatura ao título nacional que é o nosso principal objectivo para esta temporada”, afirmou no final desta segunda jornada do CNTrial4x4, Vasco Andrade.

Se o destino do vencedor estava traçado, aparentemente justificado na forma controlada como a dada altura encarou a prova, os restantes lugares do pódio foi um autêntico «duelo» de guerreiros. À entrada para a última volta, três equipas passaram pela segunda posição: Team Serrão, Hortícolas Team e Paljet. No final, estas posições inverteram-se, acabando por ser a dupla Luís Jorge/Nuno Passos (Suzuki) a superiorizar-se a Jorge Silva e Miguel Rios (Patrol) que se descuidaram já nos metros finais, perdendo o lugar intermédio do pódio por escassos 12s, quando tudo fazia prever que o piloto portuense irá vencer a luta com o piloto lisboeta! Alexandre Lemos e Luís Araújo (Toyota) acabariam por cair para a quarta posição com mais 19s que o terceiro, muito por culpa de uma descoordenação dos elementos afectos à equipa numa altura em que os intercomunicadores dos capacetes do piloto e navegador não funcionavam. Três equipas que ofereceram um excelente espectáculo recheado de muita lealdade e competitividade, terminando ambas com o mesmo número de voltas (21), tal como o vencedor – a equipa RepsolTT, mas já distante desde trio, com uma margem superior a cinco minutos.

Numa pista com excelentes condições para a prática da modalidade de trial, com constantes irregularidades do terreno, a proporcionar uma grande diversidade de obstáculos, predominantemente naturais, a gestão da prova e a preparação das viaturas – não necessitando de passar pelas boxes, foram factores determinantes no ritmo que cada equipa imprimiu ao longo das três horas de resistência, e que justificaram esta escassa diferença entre o segundo (Hortícolas) e o quarto (Team Serrão), de 31s apenas! Para Luís Jorge a segunda posição assentou ”essencialmente na fiabilidade do Suzuki Samurai que esteve impecável, na boa coordenação da equipa e, acima de tudo, na eficácia da prova do Vasco Andrade que esteve irrepreensível… Uma excelente campanha para o Trial Nacional!”, afirmou o piloto da Hortícolas Team, ao terminar na segunda posição, na frente da Paljet que em Alenquer realizou uma das melhores provas do CNTrial4x4 “estava na minha praia! Foi uma prova fantástica, sem problemas no carro e disputada ao segundo, numa resistência de três horas, é obra… e muito duro, mesmo a pista estando impecável, tal como eu gosto – rápida, técnica, muito completa”.

Fora dos lugares do pódio e, quando tudo fazia prever que iria repetir o segundo lugar de Lousada, o Team Serrão descuidou-se e baixou a quarto da geral, numa prova em que apenas se pode queixar de “si próprio” ou da equipa para justificar este resultado que ainda assim lhe permite manter a segunda posição no campeonato, na companhia do Hortícolas.

A dupla de Macedo de Cavaleiros esteve em bom nível competitivo, mesmo estando privados da utilização dos intercomunicadores desde a meia hora de prova, que obrigou o navegador a puxar pela “garganta”. O turbo “Kubota” faz milagres! José Alexandre, acompanhado por David Brito, estava radiante com a quinta posição, no final de uma das melhores actuações no CNTrial4x4, justificado pela “aplicação de um turbo dos tractores da marca que represento – Kubota… agora sim, terminei uma prova sem problemas mecânicos no Patrol” afirmou o piloto de Oliveira do Hospital que superou em uma volta a dupla “pai e filho”.

Vasco Silva e Henrique Filipe (moveisvasco.com) não passaram ilesos a problemas, ficando privados da transmissão traseira do Freelander perto do final devido aos sticks do eixo que cederam e provocaram a quebra da transmissão. No regresso ao campeonato, Luís Santos (LM4), acompanhado pelo experiente piloto/navegador, Cláudio Carapeta, terminaram na sétima posição. Um resultado penalizado pelos problemas com os bloqueios do Patrol e, essencialmente com a caixa de velocidade, devido à ausência da segunda e quarta velocidade, terminando na frente de Paulo Candeias e Gerardo Sampaio. O piloto de Carrazeda de Ansiães tem tido um inicio de temporada madrasta. Depois dos contratempos em Lousada, Paulo Candeias voltou a passar por dificuldades com a mecânica do Wrangler, obrigando a uma longa paragem nas boxes (cerca de uma hora) para reparação do apoio do alternador que cedeu. Depois, foi dar tudo o que tenha e mais procurava, varrendo toda a pista na procura de recuperar alguns lugares perdidos.

Uma posição que coloca em causa a luta pelo campeonato, na legítima candidatura à conquista do título nacional. Ainda dentro do lote dos dez mais, mais uma fornaça que tem por tradição marcar presença nas provas mais a sul – Churrasqueira Brasa Douro. A dupla Desiderio Pinhal/Ricardo Barreira, realizou uma prova calma e à feição do Defender (proto), passando por alguns contratempos com o tudo do radiador que se furou e a cruzeta da frente que se partiu a dez minutos do final, terminando na frente da Hanguer Team/BIU Internacional que se estriou na competição com um bem apresentado e competitivo Willis.

Pedro Costa e Filipe Alves (Jipesecompanhia/Badinho), tal como em Lousada, voltaram a ter problemas mecânicos com a Nissan Navara que lhes condicionaram a procura de lugares mais cimeiro – justificado pelo andamento rápido e a facilidade de transpunham os obstáculos enquanto estavam em prova. A quebra da transmissão e posterior brecha nos sticks, obrigaram a uma longa paragem nas boxes, não indo além da décima primeira posição. Vencedor da jornada inaugural, Vítor Ribeiro e Vitorino Morais (Fevinor) não passaram da décima segunda posição, tendo desistido ainda antes da primeira hora de prova com problemas na embraiagem da Navara.

Problemas mecânicos também forçaram o abandono da equipa Revi Clap após a meia hora, com o encai xe do hidráulico junto à roda dianteira do Nissan Patrol partido. Sem completar uma única volta, a equipa Roger Auto ficou privada dos parafusos que fixam a barra de direcção da Toyota Hilux.



Classificação Final – CNTrial4x4
1º Repsol (Vasco Andrade/Nuno Graça/Toyota), 21 voltas
2º Hortícolas Team (Luís Jorge/Nuno Passos/Samurai), 21
3º Paljet (Jorge Silva/Miguel Rios/Nissan), 21
4º Team Serrão (Alexandre/Luís Araujo/Toyota), 21
5º Grupo JANF/Stand Kubota (José Alexandre/David Brito/Patrol), 17
6º Moveisvasco.com (Vasco Silva/Henrique Filipe/Freelander), 16
7º LM4/Tanqueluz (Luís Santos/Cláudio Carapeta/Patrol), 14
8º Standcandeias.com Paulo Candeias/Gerardo Sampaio/Wrangler), 13
9º Churrasqueira Brasa Douro (Desiderio Pinhal/Ricardo Barreira/Defender), 9
10º Hanger Team/BIU Internacional (Nelson Silva/Marco Rodrigues/Willis), 8
11º Jipesecompanhia/Badinho (Pedro Costa/Francisco Pereira/Nissan), 6
12º Fevinor (Vítor Ribeiro/Vitorino Morais/Nissan), 3
13º Ravi-Clap (Domingos Diniz/Vítor Seabra/Patrol), 2
14º Roger Auto (Roger Puyal/Humberto Reis/Toyota), DNF


Classificação após 2 provas/CNTrial4x4
1º Repsol TT, 76 Pts;
2º Team Serrão, 72;
3º Hortícolas Team 72;
4º Paljet, 62;
5º Grupo JANF/Stand Kubota, 62;
6º Fevinor, 58;
7º Moveisvasco.com, 52;
8º Standcandeias.com, 50;
9º Jipesecompanhia/Badinho, 48;
10º Ravi-Clap, 36
Estão classificadas mais 6 equipas


A próxima jornada do CNTrial4x4 levará a caravana a 20 de Maio até Santa Maria da Feira, para a realização da terceira ronda.

Mais informações em: www.cntrial4x4.com





quarta-feira, 4 de abril de 2012

Campeonato Nacional Trial 4x4: Inscrições abertas para Alenquer


Depois da etapa inaugural do Campeonato Nacional de Trial 4x4 no eurocircuito de Lousada, será a vez do sopé da Serra do Montejunto seguir as pisadas da capital do «off road» para a realização da segunda jornada. Será na aldeia do Bairro na freguesia de Abrigada, do concelho de Alenquer que assentará a base para esta ronda de trial 4x4, que voltará a contar com a caravana do CNTrial4x4 e Taça Rock Crawler.

Cerca de um mês após o arranque da competição, num formato diferente do habitual, e que regressa agora ao figurino que caracteriza o CNTrial4x4, os Homens do Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro – parceiros do Trilhos do Nordeste Clube TT, irão colocar à mercê dos participantes uma pista muito técnica e extensa, com bastante espaço de manobra para que pilotos e máquinas possam dispor das melhores condições para um novo «duelo» entre os principais «artistas» do trial nacional.

A formação da «Fevinor» chega a Alenquer na frente da competição, resultado do triunfo em Lousada, esperando-se um aliciante «duelo» entre outras seríeis candidatas à vitória. Face ao que foi possível presenciar em Lousada, um bom leque de pretendentes ao lugar mais alto do pódio se perfilam na lista de inscritos.

Para tal, terão que o justificar ao longo dos vários obstáculos com grande diversidade de dificuldades, predominando o seu estado natural, exceptuando um ou dois obstáculos. Entre subidas e descidas, cruzamento de eixos, valas, lama e pneus…, dois obstáculos apresentam-se de maior dificuldade – de cortar a respiração (subida e descida), sendo previsto o escasso recurso ao guincho. Na Taça, Emanuel Costa leva vantagem sobre Filipe Guimarães, esperando-se nova batalha entre os sempre espectaculares rock’s crawler.

O CNTrial4x4/Alenquer terá um programa apenas de um só dia, com as tradicionais verificações técnicas e administrativas a decorrerem na parte da manhã, seguido do briefing, ambos no local da prova. Ainda na parte matinal decorrerá a primeira etapa da Taça Rock Crawler. A partir das duas da tarde será a vez dos participantes do CNTrial4x4 darem inicio às três horas de resistência.

A jornada competitiva termina com a 2ª etapa da Taça. As inscrições para a 2ª jornada do CNTrial4x4 encontram-se já abertas, prolongando-se até ao dia 7 de Abril, podendo a mesma ser efectuada “on-line” no site oficial do campeonato, em www.cntrial4x4.com

Programa Oficial
DOMINGO 15 / 04 / 2012

09.00 – 12.00 Abertura Secretariado, verificações técnicas e administrativas.
10.00 Fecho Verificações técnicas Taça Rock Crawler
10.00 Briefing com os pilotos Taça Rock Crawler
10.15 – 11.00 Início 1ª e 2ª Pet Taça Rock Crawler
12.00 Hora prevista fim da 1ª e 2ª Pet Taça Rock Crawler
12.00 Fecho Secretariado, verificações técnicas e administrativas
12.00 Briefing com os pilotos Campeonato Nacional Trial 4x4
12.15 Publicação de tempos 1ª e 2ª Pet Taça Rock Crawler
12.00 – 14.00 Pausa para o almoço.
13.30 – 13.50 Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida
14.00 Início da prova de Resistência CNTRIAL4x4 (3 horas)
17.00 Fim da prova de Resistência CNTRIAL4x4
17.05 Divulgação da classificação CNTRIAL4x4
17.15 Início da 3ª Pet Taça Rock Crawler
18.00 Cerimónia de entrega dos prémios do CNTRIAL4x4 e Taça Rock Crawler

Mais informações das inscrições e documentos obrigatórios:
Antero Bessa – 966501745
geral@trofeutrial4x4.com site: www.cntrial4x4.com
Secretariado/Marta Fernandes: 962379966

Direcção da Prova e outras Informações:
Centro Popular de Recreio e Cultura do Bairro
Luís Pereira – 936008458 / clubebairro4x4@gmail.com

COMO CHEGAR:
Lisboa:
A1 sair no Carregado – Alenquer – Ota – Bairro
Porto:
A1 sair em Aveiras – Seguir Caldas da Rainha – Alenquer – Abrigada – Bairro
 
COORDENADAS GPS:
Pista:
Lat.: 39 06.819 N
Lon.: 9 01.386 W

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Passeio TT Solidário em Castelo de Paiva


Este passeio solidário tem como objectivo unicamente e exclusivamente a angariação de fundos para a aquisição de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios.

Secretariado: 08h
Partida: 09h30min
Oferta: Parque Estacionamento, Seguro, Lembrança, Reforço, Almoço, Jantar, Banho Quente.

Para mais info:
Paulo Cardoso: 919 639 692
Fernando Mendes: 924 468 109
Rui Costa: 933 330 169
Bombeiros: 255 690 550
Email: bvcastelopaivaeventos@hotmail.com
Blog: http://bvcastelopaivaeventos.blogspot.com/