terça-feira, 25 de setembro de 2012

Campeonato Nacional Trial 4x4: Paulo Candeias tomou-lhe o gosto e vence em Tábua


O cristalino e amplo horizonte sobre as águas da Albufeira da Barragem da Aguieira contribuíram para abrilhantar a quarta jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4 disputada no concelho de Tábua, num cenário privilegiado para os milhares de espectadores que não hesitaram em desafiar o clima tropical que se abateu sobre a região centro e a freguesia de Ázere. Sol, chuva, vento e muita animação, foram estes os principais ingredientes que cada uma das 12 equipas presentes na ronda do MK-Mákinas Associação de Desportos e Trilhos do Nordeste Clube TT, utilizou para guarnecer um menu a que se juntou muito guincho, cabo esticado, força de motor e, acima de tudo muito trabalho de equipa, ao longo de três horas de prova. Beneficiando de um espaço propício para a prática do puro e duro trial4x4, este antigo aterro das minas de urânio de Tábua, ladeado por uma lagoa natural, não desiludiu actores e espectadores, que pelo segundo ano consecutivo compareceram recheados de vontade em proporcionar e assistir a um impar espectáculo de trial.

Na linha da frente da grelha de partida estavam posicionados, os líderes da competição, com a dupla Vasco Andrade/Nuno Graça (Toyota) a ganhar vantagem sobre o Samurai de Luís Jorge e Nuno Passos, comandantes do CNTrial4x4 na chegada a Tábua. Após a primeira meia hora de prova, apenas estava cumprida uma volta ao traçado que se apresentava bastante duro com obstáculos de puro trial, mantendo-se as posições trazidas da grelha, seguidos de perto pela dupla Paulo Candeias/Gerardo Sampaio (Wrangler) e Vítor Ribeiro/Vitorino Morais (Nissan). Ainda na mesma volta, surgia a dupla da Nissan, Pedro Costa/Filipe Alves. As adversidades apareceram algo cedo, para algumas equipas que se viram forçadas de proceder a reparações em plena pista, ainda na volta inicial. Apoiado pelo seu público, José Alexandre e David Brito (Equipa JANF/stand kubota) viram o volante do Nissan Patrol recuar, enquanto a equipa Roger Auto necessitou de substituir os sticks da Toyota Hilux junto ao obstáculo dos troncos. Também a equipa Revi-Clap se via com problemas de direcção da Nissan, perdendo irremediavelmente o contacto do «comboio» da frente.

Em maus «lençóis» praticamente desde a partida, a equipa Churrasqueira Brasa Douro (Desidério Pinhal/Ricardo Barreira) não conseguia recompor veio primário do Defender para completar no mínimo uma volta. As duas equipas estreantes esta temporada, e que marcaram presença em Tábua - TT Grou (José Carreira/Nuno Carreira) e a equipa Dream Car (Álvaro Alves/Luís Santos), debatiam-se com problemas mecânicos e uso do guincho, levando a algumas incursões penosas pelas boxes, ainda antes de completarem 1 volta. Na dobragem da segunda hora de prova, o «stand candeias.com» assume a liderança da prova, por troca com a «Repsol TT», numa manobra de cabos e guincho, arrojada e arriscada. Nesta altura já o líder do campeonato se encontrava fora da luta, em consequência dos pernos de roda traseira que cederam, obrigando a trabalhos extra e demorados para concluir a prova. O «Jipesecompanhia/Reparações Badinho», com uma das melhores prestações do ano colocava a Nissan no pódio, tendo na sua retaguarda a dupla Jorge Silva/Miguel rios (Paljet). Com o tempo a esfumar-se, «Candeias» iluminava o caminho da vitória com uma confortável vantagem de 2 voltas para Pedro Costa e Filipe Alves. Esta dupla da Nissan liderou um pelotão super motivado em chegar a um lugar do poio com o «Hortícolas Team» a recuperar algumas posições nesta recta final, ainda assim insuficientes para ir além da quinta posição. Uma prova um pouco para esquecer para Luís Jorge que passou por inúmeras contrariedades com a mecânica do Samurai. Fora de prova estava já a «Fevinor» com a manga d’eixo da Nissan quebrada, conservando ainda assim a sétima posição da geral. Até final, apenas se registou uma alteração na cabeça do pelotão, com a «Jipesecompanhia/Reparações Badinho» a subir ao segundo lugar, numa altura em que a equipa da Repsol TT parou junto da assistência para se inteirar do bloqueio de trás que apresentava algum desgaste. Paulo Candeias e Gerardo Sampaio seguiam confortavelmente na liderança ampliando a sua vantagem para o restante pelotão, cifrando no final em duas voltas, ao passo que o segundo e terceiro terminaram separados por escassos quatro minutos.

No final de uma jornada rica em competitividade e acontecimentos, o Colégio de Comissários Desportivos reuniu para analisar algumas situações decorrentes durante as 3horas de prova, com a direcção do CNTrial4x4 conjuntamente com o Director de Prova de Tábua, decidindo suspender a classificação final do CNTrial4x4 até serem reconhecidas convenientemente as decisões finais das ocorrências.

Domingos Parente vence na Taça Rock Crawler

Com a missão de abrir a pista de Ázere – com muitos obstáculos “virgens” e de elevada técnica de condução, Domingos Parente e João Pinto não se fizeram rogados e levaram o Rock Crawler a uma primeira hora de trial e espetáculo, muito do agrado do muito público que aguardava com ansiedade a participação dos “bravos” da Taça. Com o triunfo em Tábua a dupla da «Jipesecompanhia/Troqouro» isolou-se na liderança da competição reservada aos Rock Crawler, relegando para as restantes posições do pódio, as equipas EC4x4 e F-Racing, prospectivamente.

Classificação Final Suspensa/Tábua
1º Standcandeias.com (Paulo Candeias/Gerardo Sampaio/Jeep Wrangler), 12 voltas
2º Jipesecompanhia/Badinho (Pedro Costa/Filipe Alves/Nissan Navara), 10 voltas
3º Repsol TT (Vasco Andrade/Nuno Graça/Toyota Hilux), 10 voltas
4º Paljet (Jorge Silva/Miguel Rios/Nissan Navara), 8 voltas
5º Hortícolas Team (Luís Jorge/Nuno Passos/Suzuki Samurai), 6 voltas
6º Revi-Clap (Domingos Diniz/Michael Diniz/Nissan Patrol), 4 voltas
7º Fevinor S.A. (Vítor Ribeiro/Vitorino Morais/Nissan Navara), 3 voltas
8º Grupo JANF/Stand Kubota (José Alexandre/David Brito/Nissan Patrol), 3 voltas
9º Roger Auto (Roger Puyal/Humberto Reis/Toyota Hilux), 3 voltas
10º TT Grou (José Carreira/Nuno Carreira/Jeep Wrangler), 1 volta
11º Dream Car (Álvaro Alves/Luís Santos/Toyota), 1 volta
12º Churrasqueira Brasa Douro (Desidério Pinhal/Ricardo Barreira/Defender), 0 voltas

Calendário
Paredes - 28 de Outubro
Entrega de prémios - 2 de Dezembro



Gabinete de imprensa:

press@cntrial4x4.com / 925979225

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cinfães: II Passeio todo o terreno em Tendais



A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, vai realizar no dia 30 de Setembro, a 2ª Edição do Passeio Todo o Terreno.

A iniciativa, consta do plano de actividades da colectividade para o ano em curso e irá proporcionar aos participantes, uma viagem por locais de rara beleza natural e paisagística com destaque para a “Casa da Moura” (monumento natural escavado na rocha) e o Monte do S. Pedro , disse o presidente da Associação de Defesa e Promoção da freguesia de Tendais, Ilídio Pinto.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Nacional de Trial 4x4 desloca-se a Tábua a 23 de Setembro

A Hortícolas Team vai tentar defender a primeira posição do campeonato

As margens adjacentes à Albufeira da Barragem da Aguieira no concelho de Tábua serão o cenário privilegiado para acolher esta quarta jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4 numa iniciativa do MK-Mákinas Associação de Desportos/Clube Trilhos do Nordeste com o apoio da Câmara Municipal de Tábua.

Depois de Lousada, Alenquer e Santa Maria da Feira, a região centro, e mais concretamente a freguesia de Ázere, recebe pelo segundo ano consecutivo mais evento desportivo que promete muita competitividade, adrenalina e espetáculo, a que os aficionados da modalidade e o povo da região não irão descorar.

Beneficiando de um espaço propício para a prática do puro e duro trial4x4, o antigo aterro das minas de urânio de Tábua, ladeado por uma lagoa natural, serão razões validas para a presença dos melhores «atores» a competirem no presente campeonato nacional de trial, sobe a égide da Federação portuguesa de todo terreno, trial e navegação 4x4, cabendo ao clube TT Trilhos do Nordeste a responsabilidade organizativa em parceria como o clube local (MK-Mákinas).

O traçado que será trilhado e desafiado por mais de uma dezena de viaturas será basicamente natural, a exemplo da edição do ano transato. Serão três horas de prova, sendo posta à prova toda a destreza e perícia de pilotos e navegadores, servidos por excelentes máquinas na prática da modalidade. Entre pedras e socalcos; picadas e cruzamentos de eixo, aos quais não só a resistência humana é suficiente para vencer, as equipas serão apoiadas pelos principais equipamentos e acessórios que apetrecham cada viatura, sendo um dos momentos apreciados pelos milhares de espectadores que acompanham cada prova. O uso e funcionamento do guincho, o esticar do cabo, a colocação da prancha, o resvalar do pneu ou o simples roncar do motor, são fatores que podem determinar o vencedor, a que, o publico não passa indiferente!

Perante este cenário magnífico e a fogosidade que cada equipa transporta após o longo período de ausência, por força do merecido ciclo de férias, o espetáculo será uma garantia, testemunhada por impetuosos adeptos que não irão perder esta oportunidade de verem em ação os principais pilotos da atualidade, contribuindo para o incremento da competição que tem cativado mais adeptos e participantes de todas as partes do país.

Após a realização das três primeiras jornadas, Luís Jorge e Nuno Passos (Hortícolas Team) seguem na frente da classificação, mesmo ainda não tendo vencido qualquer uma das três provas. Vasco Andrade e Nuno Graça, seguem na segunda posição, na frente da dupla José Alexandre/David Brito.
Mais informações no site oficial do CNTrial4x4 em: www.cntrial4x4.com

Programa Oficial
Domingo: 23 de Setembro
09h00/12h00 - Abertura Secretariado, verificações técnicas e administrativas.
09h45 - Briefing com os pilotos Taça Rock Crawler
10h00/11h00 - Início Taça Rock Crawler: 1ª e 2ª PET
12h00 - Fecho Secretariado, verificações técnicas e administrativas (CNTrial4x4)
12h30 - Hora prevista para final Taça Rock Crawler (1ª e 2ª PET)
13h00 - Publicação da classificação provisória Taça Rock Crawler (1ª e 2ª PET)
13h00 - Briefing com os pilotos Campeonato Nacional Trial 4x4
13h30/13h50 - Entrada em Parque Fechado/Grelha de Partida (CNTrial4x4)
14h00/17h00 - Prova de Resistência CNTRIAL4x4
17h15 - Divulgação da classificação CNTRIAL4x4
17h15 - Início da 3ª PET (Taça Rock Crawler)
18h30 - Cerimónia de entrega dos prémios do CNTRIAL4x4 e Taça Rock Crawler

Mais informações das inscrições e documentos obrigatórios:
Antero Bessa – 966501745
Secretariado/Marta Fernandes: 962379966
Direcção da Prova e outras Informações:
MK-MAKINAS - Associação de Desportos 
Tlm.: 962776268 / 963070017 / 966481111 / 965876859

Classificação após 3 provas/CNTrial4x4
1º Hortícolas Team 110 Pts; 2º Repsol TT, 106; 3º Grupo JANF/Stand Kubota, 96; 4º Paljet, 94; 5º Standcandeias.com, 90; 6º Team Serrão, 88; 7º Moveisvasco.com, 74; 8º Jipesecompanhia/Badinho, 74; 9º Fevinor, 72; 10º Ravi-Clap, 72
Estão classificadas mais 9 equipas

Calendário
Tábua - 23 de Setembro
Paredes - 28 de Outubro
Entrega de prémios - 2 de Dezembro

Lista de Inscritos Provisória Campeonato Nacional Trial 4x4

Nome equipa
Piloto
Navegador
Localidade
Viatura
Nacionalidade
1
Repsol TT
Vasco Andrade
Nuno Graça
Lourinhã
Toyota Hilux
Portuguesa
2
Standcandeias.com
Paulo Candeias
Gerardo Sampaio
Carrazeda de Anseâes
Jeep Wrangler
Portuguesa
3
Hortícolas Tem
Luís Jorge
Nuno Passos
Torres Vedras
Suzuki Samurai
Portuguesa
4
Paljet
Jorge Silva
Miguel Rios
Rio Tinto
Nissan Navara
Portuguesa
5
Team Serrão
Alexandre Lemos
Jorge Tiago
Macedo de Cavaleiros
Toyota Hilux
Portuguesa
6
Fevinor
Vitor Ribeiro
Vitorino Morais
Penafiel
Nissan Navara
Portuguesa
7
Revi-Clap
Domingos Diniz
Mickael Diniz
Vagos
Nissan Patrol GR
Portuguesa
8
Grupo JANF / Stand Kubota
José Alexandre
David Brito
Oliveira do Hospital
Nissan Patrol GR
Portuguesa
9
Roger Auto
Roger Puyal
Humberto Reis
Trofa
Toyota Hilux
Portuguesa
10
Jipesecompanhia / Preparações Badinho
Pedro Costa
Filipe Alves
Santa Maria da Feira
Nissan Navara
Portuguesa
11
Churrasqueira Brasa Douro
Desiderio Pinhal
Ricardo Barreira
Sesimbra
Land Rover Defender
Portuguesa
12
Dream Car
Alvaro Alves
Luis Santos
Viseu
Toyota
Portuguesa
13
TT Grou
Jose Carreira
Nuno Carreira
Monte Redondo
Jeep Wrangler
Portuguesa

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Enco(ue)ntro Ibérico Land Rover 2012



Os entusiastas da marca Land Rover de Portugal e Espanha voltam a reunir-se para um encontro ibérico da marca, um evento que vem acontecendo desde 2004.

Entre os dias 7 e 9 de Setembro, no parque da Srª dos Verdes, concelho de Gouveia, são esperados muitos Land Rovers oriundos dos dois países, bem como de outras nacionalidades.

Mais informações no site oficial: http://www.landroveriberico.com/