segunda-feira, 11 de março de 2013

XI RAID TT TERRAS DE BEMVIVER A 27 DE ABRIL



O Clube TBV, organiza no dia 27 de abril, o 11º Raid TT Terras de Bem Viver, passeio turístico de todo o terreno destinado a viaturas auto 4x4.

O largo da Feira Nova, na freguesia de Ariz, recebe a caravana 4x4, pelas 13:00 horas, estando o secretariado sitiado na sala 1 do Edifício da Padarias Reunidas.

As inscrições podem ser feitas as sextas-feiras no secretariado ou através do correio eletrónico: clubetbv@gmail.com.

Os participantes que se inscreverem até ao dia 21 de abril, podem personalizar o seu número com o nome.

Contactos e Informações: 966 265 226 (MADUREIRA) / 910 524 243 (DANIEL)

Programa:
DIA 27 DE ABRIL

13 Horas: Abertura do secretariado
14 Horas: Partida para a 1º etapa
17 Horas: Pista Trial 4x4
20 Horas: JANTAR
22 Horas: Partida para a Etapa Noturna
24 Horas: Chegada e Final do Passeio

Campeonato Nacional Trial 4x4: Rogerauto saiu vitorioso de Valongo



 
A cidade de Valongo acolheu a jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial 4x4, uma prova recheada de inúmeras novidades e surpresas, marcada por muita emoção e competitividade, decorrendo sempre debaixo de uma grande incerteza em termos atmosféricos, numa organização esforçada do Clube TT Trilhos do Nordeste e Câmara Municipal de Valongo.
Roger Puyal e Humberto Reis (Equipa Roger Auto) abriram a edição de 2013 do CNTrial4x4 a vencer, numa jornada que apresentou um elevado nível competitivo, face às condições proporcionadas por uma pista, na sua base natural, muito técnica e dificultada pelas inconstantes alterações atmosféricas.

A dupla da Toyota Hilux assumiu a dianteira da corrida sensivelmente a meio da prova, depois de contabilizava a quarta volta. Dai até final, o piloto da Trofa não cedeu e nem mesmo alguns contratempos com o cabo do guincho impediram de levar a bandeirada xadrez na frente de todo o pelotão, cumprindo ao difícil traçado das encostas mais agrestes de Valongo, 10 voltas: “foi fantástico, sinceramente não estava à espera… a pista estava muito bem montada, foi uma prova muito bem conseguida, em condições pouco para os pilotos, comissários e restante organização, que esteve de parabéns”, afirmou no final Roger Pyual. Depois de liderar a primeira hora de prova, Luís Jorge e Nuno Passos (Hortícolas Team), viriam a perder já na recta final a segunda posição para a dupla Flávio Gomes/Pedro Nascimento.

Os campeões nacionais em título, tiveram um pequeno percalço a meio da prova com o guincho devido à perda de bateria, perdendo o contacto com o duo da frente. Num “forcing” final os Homens do Suzuki Samurai, ainda passaram pelo segundo lugar à passagem das duas horas e meia de prova, cedendo já no culminar da prova essa mesma posição aos estreantes, Flávio Gomes e Pedro Nascimento. A dupla transmontana esteve irrepreensível, numa prova muito bem conseguida, aproveitando a experiencia adquirida em outras competições e a excelente fiabilidade do Jeep Wrangler, numa prova ilesa de problemas.



Com os lugares do pódio definidos, a incerteza quanto às posições seguintes foi uma constante ao longo da prova, com sucessivas alterações no escalonamento da classificação, face às sucessivas passagens pelas boxes para compor avariadas, ou mesmo, abandonos. O uso constante do guincho – ferramenta amiga e essencial no trial, face às condições proporcionais pelo terreno e dificuldade dos obstáculos, provocou desgastes inesperados, especialmente com as baterias e alternadores. Com uma prova bastante regular e, fazendo estatuto da experiencia adquirida na edição de 2012 enquanto navegador de Jorge Silva (Paljet), Miguel Rios estreou-se ao volante da Nissan Navara da melhor forma, levando a seu lado To-zé Souza.

A dupla da Padaria Flor de Ermesinde, levou de vencido o duelo com os Homens do Restaurante Pizzaria Refugio pelo quarto lugar, com Ricardo Lourenço e Paulo Lourenço a terminar uma posição abaixo, depois de terem passado pelo segundo posto à passagem da segunda hora de prova. Protagonista de um aparatoso capotanço, felizmente sem quaisquer danos físicos para os pilotos, a família Dinis, Domingos e Mikael (Revi-Clap) terminaram da pior forma, não por dificuldades físicas, mas antes, pela “indisposição” do Defender que ficou algo diferente já muito perto do final da prova, ainda assim asseguraram a sexta posição, na frente de Pedro Costa e Filipe Alves (Preparações Badinho 4x4).

Depois de assegurarem o melhor registo no prólogo da manhã a dupla da Nissan Navara também foi afectada pelo desgaste do guincho, sendo forçada a abandonar mais cedo, numa altura em que ocupavam a sétima posição. Situação semelhante, também para a dupla da Fevinor SA, com Vítor Ribeiro e Vitorino Morais, forçados a regressar mais cedo às boxes com o guincho queimado. A fechar a classificação reservada aos concorrentes do nacional de trial 4x4, um regresso infeliz de Paulo Campos e Vítor Rodrigues (Disco Campos), que se viu obrigado a abandonar a meio da prova devido à quebra do guincho e da Bomba de água aquando da queda mais “violenta” com a frente do Suzuki Samurai numa vala.

O campeonato Nacional de Trial 4x4 está de regresso a 18 e 19 de Maio à freguesia de Lustosa, concelho de Lousada para a segunda jornada, numa organização do Clube TT Lousada.

Mais informações e classificações oficiais da jornada de Valongo no site oficial do CNTrial4x4 em: www.cntrial4x4.com
 
EC4x4 vence na Taça Rock Crawler

Na sua segunda edição, a Taça Rock Crawler inscreveu três equipas, duas repetentes, e a entra de uma nova (Paljet), transitando do CNTrial4x4. Emanuel Costa e Gerardo Sampaio estiveram irrepreensíveis ao longo das duas horas de resistência, assegurando um triunfo tranquilo, sem deixar de quando em vez, dar o “tradicional” espectáculo ao muito público presente, totalizando 8 voltas. Domingos Parente e João Pinto (Team Car Jaime/Troqouro), vencedores da edição de 2012, asseguraram um confortável segundo lugar, enquanto os estreantes, Jorge Silva e José Pires (Paljet), encerraram os lugares d pódio, numa prova esforçada e ainda numa fase inicial de adaptação ao Crawler. Na derradeira super-especial, num percurso mais reduzido invisual, seria a Paljet a surpreender os restantes adversários, ao registar o melhor tempo.

Classe Promoção e Samurai participada
Depois da estreia em Paredes num formato experimental na derradeira prova da edição de 2012 do CNTrial4x4 a Classe Promoção e a Samurai, arrancaram oficialmente para uma temporada emparelhadas com o nacional de trial. Desta forma, a comissão organizadora da principal e única competição nacional de trial sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno Trial e Navegação 4x4 proporciona a outras equipas e pilotos menos apetrechados a oportunidade de mostrarem as suas capacidades desportivas numa pista menos exigente que a caravana do nacional.

Na Classe Samurai, reservada a viaturas integralmente com mecânica Suzuki, Paulo Antunes e Paulo Mendes (Tuff4x4) levaram de vencida a ronda de Valongo, numa prova muito bem conseguida e sem grandes percalços, evidenciando a larga experiencia de condução do piloto fafense, oriundo dos ralis. De salientar que o pódio ficou completo com mais duas equipas de Fafe, Pedr Oliveira e Sandro Magina (Autodiesel) e a dupla Álvaro Costa/António Gonçalves (Samurai 4x4 Extreme), segundos e terceiro, respectivamente.

Na Classe 1, destinada a viaturas multimarcas, com pneus até 35”, inclusive, Renato Rocha e Sérgio Pereira (Sucatas David Rocha) não sentiram oposição em levar o bem preparado Nissan Patrol à vitória. Já distante do vencedor, terminou a dupla Carlos Rosa/Pedro Silva (Sopedra4x4/Kaiser) com um LR Defender, ficando o pódio preenchido com Manuel Silva e Tiago Couto (Fastlane).

A Classe 2, reservada a viaturas “calçadas” com pneumáticos 36” e 37” contou apenas com três aguerridos e combatentes participantes. Aqui, a vitória nunca esteve em causa, face à total disponibilidade do Patrol da dupla Vasco Pinto/Jorge Camilo que tomaram bem cedo conta da liderança, deixando um serio aviso aos restantes adversários que tudo fizeram para contrariar os objectivos da Repiteste Rotações/Sapataria Camilo. Num duelo a dois, Dino Alves e Cláudio Amarilio (Jipesecompanhia) superaram os seus opositores na luta pela segunda posição, sustendo os derradeiros ataques de Vítor Sousa e Tiago Santos na segunda metade da prova, depois de um pequeno percalço na primeira hora de prova da dupla da Tuff4x4/Grupo SM, que forçou uma passagem mais prolongada pelas boxes.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Valongo acolhe jornada inaugural do campeonato de trial 4x4


Após duas edições repletas de adrenalina, emoção e elevada competitividade, o Campeonato Nacional de Trial 4x4 está de regresso para uma nova temporada, com a cidade de Valongo a acolher a jornada de abertura.

Será já este fim de semana, 9 e 10 de março, que mais de duas dezenas de participantes irão desfilar numa pista com doze obstáculos de puro trial 4x4, essencialmente naturais, implantada num terreno “virgem” para a prática da modalidade, numa jornada recheada de muitas novidades.

A jornada de Valongo, cidade que acolhe pela primeira vez uma jornada do CNTrial4x4 e reconhecida pela sua dinâmica e desenvolvimento social e económico, estará a cargo dos Trilhos do Nordeste Clube TT, antevendo-se uma jornada muito competitiva e animada, patenteada pela manifesta presença e um elevado número de participantes nas três diferentes competições que agrupam o CNTrial4x4 nesta renovada versão de trial e resistência, aberta à Classe Promoção, Taça Rock Crawler e Campeonato Nacional.

De entre muitos estreantes e confirmações, destacam-se os campeões nacionais – Luís Jorge e Nuno Passos, na defesa do título conquistado em 2012; assim como o vencedor da Taça RockCrawler – Domingos Parente e João Pinto, competição que acolhe a estreia de Jorge Silva (Paljet) na Taça, transitando do CNTrial4x4.

Um dia em grande, pode desde já fazer parte de um fim de semana que se complementa com inúmeras atividades, mantendo o trial e o todo-o-terreno numa referência dos eventos desportivos na cidade de Valongo. Uma terra onde o desporto em geral, e o motorizado, em particular, são alvo de um carinho muito próprio, que tem motivado um elevado numero de eventos que tanto dignificam este desporto e o concelho.

Para além da vertente competitiva que se iniciará pelas primeiras horas de domingo, dia 10, a jornada de Valongo contempla outras iniciativas, como a existência de um parque fechado junto aos paços do concelho durante a tarde e a noite de sábado; muita animação com a noite de Trial nas imediações do parque fechado.

Programa Oficial
Sábado, 9 de Março

16h00/20.00 Secretariado, verificações técnicas e administrativas
16h00/20.00 Parque fechado (Largo do Centenário)
18h00 Briefing c/ os Comissários pista
20h30 Briefing c/ os pilotos (Auditório Municipal de Valongo)
22h00 Festa do 4x4 Largo do Centenário (Vários bares aderentes)
Domingo 10 de Março
09h00 Abertura parque fechado
08h00/12h00 Secretariado, verificações técnicas e administrativas (Alternativa)
09h00 Deslocação até local da prova
09h30/10h30 Prologo para qualificações pré-grelha
11h00/13h00 Inicio prova Resistência Trial 4x4 (2 horas)
Classes da Promoção do Campeonato Nacional Trial 4x4
13h15 Publicação de tempos
13h00/14h00 Pausa para almoço
14h00/14h20 Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida
14h30 Inicio prova de Resistência Trial 4x4 (3 horas)
Campeonato Nacional Trial 4x4 e Taça Rock Crawler
17h30 Fim da prova de Resistência Trial 4x4
17h45 Divulgação das classificações
18h00 Cerimónia de entrega dos prémios
(programa poderá sofrer alterações)

Mais informações das inscrições e documentos obrigatórios: www.cntrial4x4.com
Trilhos do Nordeste – Clube TT
Antero Bessa – 966501745 | geral@cntrial4x4.com
José Costa – 931122991Secretariado:
Marta Fernandes: 962379966

Como Chegar/Coordenadas GPS:

Parque Fechado                   Pista
41°11'24.59"N                     41°11'58.53"N
8°29'56.20"W                       8°29'31.29"W