terça-feira, 21 de maio de 2013

Navegação 4x4: Móveis Nelo/JM Pneus vence Grândola Aventura

 Móveis Nelo/JM Pneus
É já uma das características do Grândola Aventura… um vencedor diferente, a cada edição que passa. E ainda não foi desta que a tradição mudou, com a Móveis Nelo/JM Pneus a garantir o triunfo.

A 2ª etapa trouxe novidades e baralhou a contas. A Móveis Nelo/JM Pneus, provenientes da Guarda, manteve no entanto os pés assentes no trilho certo e logrou a vitória. Em seis edições… é o sexta equipa diferente a celebrar.

Depois de uma primeira etapa bastante disputada, a segunda metade trouxe mais uma novidade: uma etapa disputada pelo método de distância mais curta. As equipas tinham agora menos waypoints para encontrar e a missão era unir os pontos disponibilizados… pela menor distância. A esta tarefa cabia ainda um toque adicional, o facto da equipa que menos quilómetros fizesse poder ainda retirar pontos às demais, de acordo com os quilómetros percorridos. Condimentos que apimentaram a sexta edição do Grândola Aventura.

TTerraventura foi a equipa do dia, aquela que melhor se orientou entre os canaviais, as zonas de areia junto a Melides, ao longo da serras de Grândolas e pelos montados, conseguindo visitar a totalidade dos pontos percorrendo em menor distância quilómetros. As restantes equipas teriam pois descontados tantos pontos quantos quilómetros a mais realizados para atingir a mesma “meta”.

Contas feitas, a Moveis Nelo JM Pneus defendeu-se bem dos ataques e assegurou a vitória. “Foi uma estreia. Achei que as novidades de navegação foram bem vindas apesar do segundo dia não ter sido dos que mais gostei. Começamos bem e conseguimos a tão almejada vitória que era o nosso objectivo”, resumiu no final Paulo Dias. Um resultado que lhes vale 50% no valor da inscrição do «Explorers Cup», prova que decorrerá em Maio de 2014 em Marrocos. 



A Team Maxidrive, apesar de um dia menos eficaz, não só mas também devido à má disposição que afetou um dos elementos da equipa, conseguiu no entanto conservar a segunda posição, valendo 30% de desconto no valor do Explorers Cup.



A fechar os lugares do pódio, ficou a Furões Grândola TT, uma equipa que aproveitou da melhor maneira o fator casa para chegar à terceira posição nesta que foi uma das mais disputadas edições.

Prémios para todos

Como é tradição, neste evento, os participantes não foram de mãos a abanar. Ao longo da entrega de lembranças, vários foram os prémios que foram sendo sorteados entre as equipas.
O prémio de Melhor Foto Turística ficou para a equipa Melides fora de estrada, que assim garantiu inscrição gratuita na próxima edição do Grândola Aventura.
Foram ainda sorteados três pares de sapatos da marca KKR que ficaram na posse de João Brito, Telmo Coutinho, José Magalhães e de Aníbal Madeira.
Foram também sorteados três pares de sapatos da marca Fly London que ficaram a Adolfo Sampaio, Vitor Rafael e a Rui Matias.
A RMS ofereceu ainda um kit de rádio cb portátil que o sorteio ofereceu à formação dos Furões Grândola TT.
O Grândola Aventura 2013 terminou em ambiente de festa e com a garantia de que as novas regras vieram para ficar. 





Trial 4x4 – Lustosa/Lousada: Pizzaria Refugio estreia-se a vencer


Depois da jornada inaugural conhecer os socalcos serranos da cidade de Valongo, esta segunda ronda trouxe novos obstáculos à pista do Complexo Desportivo Voltas e Rodas, na localidade de Lustosa em Lousada, numa organização do Clube Lousada TT.

Desenrolando-se num espaço aprazível e apetecido para a prática do Trial 4x4, a prova do Lousada TT, à semelhança de outras jornadas, revestiu-se de emoções fortes e grandes disputas de puro trial 4x4. Numa jornada de Trial 4x4 em que as constantes mudanças de condições atmosféricas baralhou por completo os organizadores e as pretensões das três dezenas e meia de equipas que marcaram presença no Completo desportivo Voltas e Rodas, os irmãos Lourenço, Ricardo e Paulo, conseguiram um triunfo consistente apesar das dificuldades apresentadas pelo traçado delineado pelos homens do Lousada TT.

A principal e única competição nacional de trial 4x4 sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno Trial e Navegação 4x4, visitou pela primeira vez um espaço que detém condições únicas para a prática de desportos motorizados, de duas e quatro rodas, naquela que foi a segunda jornada do calendário nacional da modalidade, acompanhada por uma excelente moldura humana, apenas contrariada pela tarde chuvosa. 

A dupla Ricardo Lourenço/Paulo Lourenço (Restaurante Pizzaria Refugio) estreou-se a vencer na principal categoria do trial nacional numa jornada que apresentou um elevado nível competitivo, bem servida por obstáculo de diferentes dificuldades num palco completo, onde os declives naturais e a imaginação do homem se sobrepuseram às máquinas. A dupla do Jeep Proto assumiu a dianteira da corrida sensivelmente a meio da prova, depois de contabilizava a quarta volta. Dai até final os manos não cederam e nem mesmo alguns contratempos com os dois furos os impediram de levar a bandeirada xadrez na frente de todo o pelotão, cumprindo ao difícil traçado das encostas mais agrestes de Lustosa com total de 8 voltas (já depois de lhes ter sido aplicada uma penalização de uma volta), ao cabo das 3h de prova. Luís Jorge e Miguel Costa (Hortícolas Team), tiveram uma prova esforçada, primeiro ao ser abalroado logo nos primeiros obstáculos e depois com o campeão nacional a ficar privado do sistema de travões de trás do pequeno e potente Suzuki Samurai logo na parte inicial da prova, superando ainda assim os sucessivos ataques do regressado Alexandre Lemos (Team Serrão).

O piloto de Macedo de Cavaleiros, acompanhado por José Silva colocou o Jeep Wrangler (ex: Paulo Candeias) no derradeiro lugar do pódio, não acusando o longo período de paragem. Numa prova em que o guincho e os cabos/plasmas foram essenciais na ajuda e colaboração com a equipa, Paulo Campos e Vítor Rodrigues (Disco Campos) estiveram perto de conseguir o melhor resultado em termos de campeonato, falhando o pódio apenas por escassos minutos, terminando na quarta posição com o mesmo número de voltas do terceiro. Com os lugares do pódio definidos, a incerteza quanto às posições seguintes foi uma constante ao longo da prova, com sucessivas alterações no escalonamento da classificação, face às sucessivas passagens pelas boxes para compor avariadas.

O uso constante do guincho – ferramenta amiga e essencial no trial, face às condições proporcionais pelo terreno e dificuldade dos obstáculos, provocou desgastes inesperados, especialmente com as baterias e alternadores. Com uma prova bastante regular e, fazendo estatuto da experiencia adquirida ao longo de anos dedicados à modalidade Ricardo Teles e Ricardo Rocha (LRT) estiveram em bom nível no regresso ao CNTrial4x4, passando ilesos a problemas com o Land Rover e vencendo o “duelo” na luta pela quinta posição com a Roger Auto.

A dupla Roger Puyal/Humberto Reis, vencedora da jornada inaugural em Valongo acusou a falta de tração dianteira da Toyota Hilux logo na parte inicial da prova. O primeiro líder ou detentor da poleposition – Pedro Costa/Filipe Alves (Preparações Badinho 4x4), acabou por ser penalizado por sucessivos problemas na Nissan Navara, terminando na sexta posição, liderando um trio de equipas que terminou com cinco voltas: a SSB Automóveis, com Rabal e Pedro a desfrutar do prazer pelo trial 4x4 numa jornada sem percalços na frente da Fevinor SA de Vítor Ribeiro e Vitorino Morais a serem penalizados pela quebra do semieixo e diferencial da Nissan, ficando sem tração a uma hora do final.

A Padaria Flor de Ermesinde, com Miguel Rios e Tozé Sousa, perderam algum tempo em pista, numa altura em que optaram por substituir o cubo da roda da Nissan em pleno palco de todas as emoções, fechando os lugares dos dez mais da jornada de Lustosa. Nos lugares fora do “top ten”, ficaram as equipas mais azaradas desta segunda ronda, com a TaBo-Team 4x4 a ver o motor do Wrangler ceder logo após a conclusão da primeira volta; enquanto a Tuff 4x4/Grupo SM/Gigglepin, não foi feliz na estreia do Toyota Hilux no CNTrial 4x4. Vítor Sousa e Diogo Mendes, mudaram de carro, deixando a Promoção e enveredaram pela categoria “rainha”, no entanto, o desconhecimento do carro e a sua juventude – na preparação, condicionaram o resultado na estreia. Sem completar qualquer volta, a Norhigiene, que ficou privada do guincho; A Brasa d´Ouro/Torres Power, problemas mecânicos; e a JMF que depois de capotar ainda no prólogo, ficou sem guincho após o arranque.

O campeonato Nacional de Trial 4x4 está de regresso a 29 e 30 de Junho em Moimenta da Beira numa organização do Clube Desportivo de Leomil.

FRacing4x4 vence Taça Rock Crawler 

Numa grelha de partida formada por quatro viaturas denominadas de «Rock Crawler» esta segunda jornada da segunda edição da Taça, começou a ser dominada por Domingos Parente e João Pinto do Team Car Jaime/Troquoro ao conseguir o melhor tempo no prólogo da manha. Emanuel Costa e Gerardo Sampaio, principais candidatos à vitória, bem cedo cederam com problemas no Chevy, quando lideravam a prova, deixando a luta pela vitória entregue ao duo Fracing4x4.com e TeamCarJaime/Troquro, com vantagem para o JK a diesel de Filipe Guimarães e Hugo Sampaio sobre o Rock Crawler a gasolina da dupla Parente/Pinto, terminando ambos com 7 voltas. O piloto de Guimarães passou para a liderança à passagem da quarta volta, antes de uma incursão pelas boxes para substituir um furo, período em que o piloto de Gondomar aproveitou para se colar ao líder, já depois de anulado o problema com o guincho. A EC4x4 ainda assegurou a terceira posição, na frente dos estreantes em provas da Taça, Miguel Horta e José Gaspar do Team Sem Rasto.

Classe Promoção e Samurai participada 

Com condições climatéricas, ainda bastante favoráveis, com o sol a marcar presença numa manhã apetecível para a modalidade, as três classes Promoção do CNTrial4x4 tiveram honra de abertura das hostilidades. Foram dezasseis equipas que formaram a grelha de partida matinal em representação da Classe Samurai, Classe 1 e 2, para duas horas de pura resistência de trial 4x4. Os Suzuki Samurai, deram asas à originalidade dos pequenos 4x4 da marca nipónica, numa prova em que a incerteza quanto ao vencedor esteve condicionada pelos sucessivos problemas mecânicos, essencialmente ao nível dos guinchos, à qual a Auto Diesel passou ilesa. Pedro Oliveira e Sandro Magina, já depois de conseguirem o melhor tempo nos treinos, estiveram irrepreensíveis ao longo das duas horas de resistência, assegurando um triunfo tranquilo – que lhe permitiu ascender à liderança da competição, sem deixar de proporcionar o “tradicional” espetáculo com o pequeno Samurai ao muito público presente. Vitor Silva e Eduardo Noya (Team Suzuki Fafe) surpreenderam com um excelente segundo lugar, na frente de Álvaro Costa e Carlos Pires (Samurai 4x4 Extreme). Os vencedores da prova inaugural em Valongo, Paulo Antunes e Paulo Mendes (Tuff4x4) passaram por inúmeros contratempos em Lustosa, já depois de experimentarem a liderança, viram o semieixo ceder e, posteriormente a bobine do guincho e o plasma que arrebentou, terminando na quarta posição, na frente do Team Auto Socorro, Trava Embraia e Sublama.

Na Classe 1, destinada a viaturas multimarcas e equipadas com pneus até 35”, inclusive, Renato Rocha e Sérgio Pereira (Sucatas David Rocha) repetiram o feito já conseguido na ronda inaugural, voltando a impor as potencialidades do Nissan Patrol, face ao bem-sucedido Suzuki Vitara de Manuel Silva e Tiago Couto (Fastlane). Esta dupla acabaria por ser penalizada com uma volta por falta ao briefing (como determina o Artº 14.3 do Regulamento CNTrial4x4 2013), que pesou certamente na luta pela vitória final, que foi determinada por escassos minutos, num duelo de gigantes e em que ambas as equipas dispensaram a assistência nas boxes. O pódio ficou preenchido com a dupla Tiago Fonseca/João Duarte (Produtor de Vinhos Luís Fonseca) num bem preparado e resistente UMM Cornil, com uma excelente estreia para a dupla do Alto Douro. A RSTT Cupra terminou na quarta posição, na frente da Sopedra4x4/Kaiser.

A Classe 2, reservada a viaturas “calçadas” com pneumáticos 36” e 37” contou apenas com quatro aguerridos e combatentes participantes. Aqui, a vitória nunca esteve em causa, face à total disponibilidade do Jeep Wrangler dos estreantes, Frederico Fernandes e António Azevedo (JMF) que tomaram bem cedo conta da liderança, deixando um serio aviso aos restantes adversários que tudo fizeram para contrariar os objetivos da dupla de Famalicão. Num duelo Land Rover, Bruno Teles e António Fonseca (LRT) evidenciaram um excelente nível de trial 4x4, sendo os que mais se aproximaram dos vencedores, terminando com menos uma volta e superando com facilidade os terceiros classificados, a dupla Bruno Calmeirão/Paulo Calmeirão (Furões TT - Vimioso). A dupla dos manos que se estrearam em competição, foram forçados a abdicar bem cedo de uma possível luta pela vitória, face à excelente preparação do defender, que acabaria por ver um cubo de roda partir-se a meio da prova e 3 furos, condicionarem a sua continuidade, assegurando ainda assim o derradeiro lugar do pódio, na frente da dupla da JiiPark, Nelson Rocha Sousa/Tiago Santos que ficaram privados do guincho equipado no Nissan Patrol devido à bobine que cedeu.

Informação enviada pela organização do CNTrial4x4


quinta-feira, 16 de maio de 2013

4º Passeio TT por terras de Lousada


Lousada TT vai realizar no próximo dia 25-05-2013, o seu 4º Passeio TT por terras de Lousada.
Esta iniciativa tem como objectivo ter o sucesso dos anos anteriores, e tentar trazer a este concelho muitas dezenas de Forasteiros, Oriundos dos mais diversos locais do pais.
Sabendo que uma grande parte dos participantes dá uma enorme importância ao percurso do passeio, vamos elaborar um percurso que destaque a nossa beleza paisagística e a nossa gastronomia, bem como a forma carinhosa e simpática de vos receber.
Esperamos que neste 4º passeio obtenha-mos o sucesso que obtivemos no 1º, 2º e 3º passeio, mas para que esse objetivo seja concretizado esperamos contar com a vossa presença.
O passeio de este ano será como dos anos anteriores, um percurso sempre acessível a todos os participantes 4x4 e de grau de dificuldade média (com algumas surpresas para os mais atrevidos, em especial na parte da tarde !!) .
A marcação do percurso será com fitas .
Condutor e jipe 30 rodas, acompanhante 30 rodas, com direito a:
Seguro FPTT,Lembranças, Pequeno-almoço, Almoço e Lanche AJantarado.
Contactos para inscrições.966888495 José Silva, Luís 913128797, lousadatt4x4@hotmail.com.
Inscrições limitadas até 50 Veículos ou até ao dia 20-05-2013

Ficha de inscrição:
http://lousadatt4x4.blogspot.pt/

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Campeonato Nacional Trial 4x4: Lustosa em contagem decrescente




 O Trial 4x4 de Lustosa – Lousada, organizado pelo Clube Lousada TT, será a segunda etapa do Campeonato Nacional de Trial 4x4, fazendo regressar à pista do Complexo Desportivo Voltas e Rodas a emoção e adrenalina do puro trial 4x4 resistência já no próximo dia 19 de Maio.

Um espetáculo aguardado com muita expetativa, face ao elevado numero de presenças já asseguradas quando ainda faltam duas semanas para o fecho das inscrições. Pilotos e máquinas irão evoluir numa pista onde predominam obstáculos naturais, em dois eventos complementares, mas que se irão traduzir num espectáculo que promete ser memorável para o muito público esperado.

Os organizadores da prova, em parceria com os responsáveis do CNTrial4x4 e o órgão federativo voltam a apostar num figurino que seja rentável no aspeto competitivo e traga emoção ao muito público que terá oportunidade de visionar através de um “anfiteatro” os obstáculos desenhados totalmente dentro dos terrenos do Complexo Desportivo Voltas e Rodas, tendo sempre como preocupação, o melhor bem-estar do público, permitindo assim, que todos os que se desloquem a Lustosa, possam ver qualquer ponto da mesma.

Para facilitar o acesso ao público e desfrutar do espetáculo, estão previstas várias zonas de estacionamento bem próximo da pista, sendo disponibilizado no interior da mesma, serviço de restaurante e bar, evitando deslocações e contratempos.

O muito público que normalmente segue em romaria a modalidade do trial 4x4 irá poder assistir a duas etapas independentes no âmbito das respectivas competições: Campeonatos Nacionais de Trial 4x4 e Promoção, para além da Taça Rock Crawler, a correr-se entre a manhã e tarde de Domingo, dia 19: "O percurso será comum a ambas, alterando apenas o grau de dificuldade de transposição do obtáculo em função da categoria. Este será uma pista muito competitiva, que o público poderá presenciar em vários pontos com muita espectacularidade. A todas as equipas vencedoras das diversas classes terão um premio suplementar, uma estadia de cinco dias no em Albufeira, Algarve", refere Eduardo Silva da organização.

Uma jornada que pode ser determinada pelas condições meteorológicas, caso se mantenham como até aqui, as elevadas temperaturas, prevendo-se uma jornada extremamente dura para mecânicas e pilotos, num fator extra que tem de ser cuidadosamente gerido, de modo a garantir a chegada ao final da prova.
Tudo aponta, por isso, para mais uma jornada de trial plena de sucesso, aguardando-se agora o final das inscrições dos principais intervenientes nas várias competições, agendado para 11 de Maio, bem como de outras equipas que marcaram presença pela primeira vez, que ajudam a compor a lista de inscritos e, por vezes, se apresentam bem apetrechadas para lutarem à classificação geral. 

O Trial 4x4 Lustosa/Lousada está marcado para 19 de Maio. O dia escolhido para acolher os melhores Pilotos do Trial 4x4, aproveitando obstáculos deixados pela força da natureza, a beleza de um circuito criado para gente destemida no interior de uma serra onde o silêncio vai ser substituído pelo trabalhar dos potentes motores. Chegada a hora do almoço, para carregar as energias perdidas à vossa espera temos o Chefe Ricardo com dois pratos típicos que promete satisfazer a necessidade de comer. Até lá!

Mais informações: ficha de inscrição, onde dormir, acreditação imprensa e lista de inscritos on.line em www.cntrial4x4.com

Informações:
Lousada TT - Clube Praticantes Todo o Terreno
Diretor Prova: Paulo Silva – 917683330
Logística: Eduardo Silva – 968781479
http://lousadatt4x4.blogspot.pt

Mais informações e documentos obrigatórios CNTrial4x4:
Antero Bessa – 966501745
Secretariado:  Marta Fernandes – 962379966
Imprensa: press@cntrial4x4.com

Como Chegar/Coordenadas GPS:
Pista
41°19'3.23"N
8°18'51.65"W

Parque Fechado
41°16'38.85"N
8°16'54.78"W

Lista de Inscritos Provisória Campeonato Nacional Trial 4x4
"Pré-inscrição" até 30 de Abril
Nome equipa

Piloto
Navegador
Localidade
Viatura
Classe
1
Hortícolas Team
Luís Jorge
Nuno Passos
Torres Vedras
Suzuki Samurai
Campeonato
3
Preparações Badinho 4x4
Pedro Costa
Filipe Alves
Santa Maria da Feira
Nissan Navara
Campeonato
5
Roger Auto
Roger Puyal
Humberto Reis
Trofa
Toyota Hilux
Campeonato
6
Fevinor S.A.
Vitor Ribeiro
Vitorino Morais
Penafiel
Nissan Navara
Campeonato
7
Padaria Flor de Ermesinde
Miguel Rios
Tozé Souza
Ermesinde
Nissan Navara
Campeonato
8
Nordhigiene
António Calçada
Francisco Moura
Bragança
Suzuki Samurai
Campeonato
9
TaBo-Team 4x4
Flávio Gomes
Pedro Nascimento
Bragança
Jeep Wrangler
Campeonato
10
Disco Campos
Paulo campos
Vitor Rodrigues
Vila Pouca Aguiar
Suzuki samurai
Campeonato
11
Restaurante Pizzaria Refugio
Ricardo Lourenço
Paulo Lourenço
Pedras Salgadas
Jeep
Campeonato
12
LRT
Ricardo Teles
Ricardo Rocha
Santo Tirso
Land Rover
Campeonato
14
SSB Automóveis
Zé Rabal
Pedro
Bragança
Nissan Patrol GR
Campeonato
15
Serrão
Alexandre Lemos
Chaca
Macedo de Cavaleiros
Jeep Wrangler
Campeonato
21
Team Suzuki Fafe
Victor Silva
Eduardo Noya
Fafe
Suzuki Samurai
Classe Samurai
22
Tuff4x4
Paulo Antunes
Paulo Mendes
Fafe
Suzuki Samurai
Classe Samurai
23
Samurai 4x4 Extreme
Alvaro Costa
Carlos Pires
Fafe
Suzuki Samurai
Classe Samurai
25
Autodiesel
Pedro Oliveira
Sandro Magina
Guimarães
Suzuki Samurai
Classe Samurai
26
Team Auto Socorro
Filipe Bernardo
Pedro Miranda
Baião
Suzuki Samurai
Classe Samurai
27
Sucatas David Rocha
Renato Rocha
Sérgio Pereira
Gondomar
Nissan Patrol
Classe 1 (pneus até 35")
29
FASTLANE
Manuel Silva
Tiago Couto
Leça da Palmeira
Suzuki Vitara
Classe 1 (pneus até 35")

30
Sopedra 4X4 / Kaiser
Carlos Rosa
Pedro Silva
Vila do Conde
LAND ROVER DEFENDER
Classe 1 (pneus até 35")
31
Produtor de Vinhos Luís Fonseca
Tiago Fonseca
João Duarte
Viseu
UMM Cornil
Classe 1 (pneus até 35")
41
Tuff 4x4 / Grupo SM
V. Sousa
Tiago Santos
Vila Nova Famalicão
Nissan Patrol
Classe 2 (pneus até 37")
43
Jipesecompanhia
Dino Alves
Cláudio Amarilio
Vila Nova de Gaia
Nissan Patrol
Classe 2 (pneus até 37")
44
LRT
Bruno Teles
António Fonseca
Santo Tirso
Land Rover Defender
Classe 2 (pneus até 37")
45
JMF
Frederico Fernandes
António Azevedo
V.N. Famalicão
Jeep Wrangler
Classe 2 (pneus até 37")
46
Furões TT - Vimioso
Bruno Calmeirão
Paulo Calmeirão
Vimioso
Land Rover Defender
Classe 2 (pneus até 37")
101
Team CarJaime / Troqouro
Domingos Parente
João Pinto
Gondomar
Rock Crawler
Taça Rock Crawler
102
EC 4x4
Emanuel Costa
Gerardo Sampaio
Penafiel
Crawler Chevy
Taça Rock Crawler
103
Paljet
Jorge Silva
José Pires
Rio Tinto
Crawler
Taça Rock Crawler