sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Clube TT Paredes organiza 6ª Aventura Off Road



Em simultâneo com a prova de trial 4x4 a contar para o campeonato nacional da modalidade, o Clube TT Paredes organiza no sábado, 19 de outubro, um passeio todo-terreno turístico aberto a viaturas 4x4, motos e quads.

O percurso é de dificuldade média, conforme indica a organização, com percurso mais reduzido e de forma a aumentar o tempo de convívio entre participantes.

Programa
SABADO 19 / 10 / 2013

08.00 - 10.00 Abertura do Secretariado Passeio TT Turístico
08.00 - 10.00 Pequeno Almoço na Junta de Freguesia de Paredes
09.30 Inicio do Passeio TT
11.00 - 13.00 Reforço alimentar Junta de Freguesia de Baltar
15.00 - 18.00 Fim previsto do Passeio TT com Almoço volante Parque Cidade
16.00 - 20.00 Abertura Pista de Obstáculos
17.00 - 18.00 Animação Rua "Vida Activa" Zumba no Palco Parque Cidade Paredes
21.30 Desfile pela cidade das equipas até local da prova (Parque da Cidade) com grupo de Samba de Lordelo/Paredes

VALOR DAS INSCRIÇÕES:

Viatura 4x4 | Motos | Quad´s: 15€ por Pessoa | Acompanhantes
Crianças até 8 anos: Grátis
Inclui: Pequeno Almoço, Almoço volante: Porco no Espeto (bebidas não incluídas), Seguros A.C. Pessoais e R. Civil, Apoio logístico, Lembrança e entrada gratuita nos dois dias do Trial 4x4.

INSCRIÇÕES:
Pré-Inscrição on-line: Devem fazer uma pré inscrição no site do www.clubettparedes.com

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA: Obrigatório fazer e apresentar a ficha de inscrição preenchida e assinada pelo condutor.

Inscrições Até ao dia 18 de Outubro 2013

Pagamento à ordem de Clube TT Paredes Rota dos Móveis no próprio dia ou Transferência NIB: 0045 1402 40216459519 21

CONTACTOS:
Percurso: Eurico Nogueira: 934202605
Percurso: Carlos Lopes: 962795698
Secretariado: Marta Fernandes | 919482968
Susana Rocha | 912301388
E-mail: geral@clubettparedes.com

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Campeonato de Trial 4x4: Inscrições abertas para Paredes


O palco para a grande festa de encerramento da temporada do nacional de trial4x4 está a ser montado! Pelo terceiro ano consecutivo o título nacional da modalidade de trial decide-se na cidade de Paredes, após quatro emotivas e competitivas jornadas.

A exemplo das anteriores edições o palco da festa de consagração do campeão nacional e vencedores das classes de Promoção assenta no parque da cidade de Paredes, num espaço citadino e conhecido pelas excelentes capacidades de transformação.

A cidade de Paredes integra-se numa das regiões mais prósperas e paisagisticamente interessantes de Portugal: o Vale do Sousa. O atual concelho de Paredes assenta no antigo concelho de Aguiar de Sousa, que data dos primórdios da Monarquia.

Será em perfeita harmonia e conjugação de ideias e ideais para a região e população em geral, que o Clube TT Paredes Rota dos Móveis - a quem cabe a organização, contando com o incontornável apoio da Câmara Municipal de Paredes e inúmeros mecenas e parceiros institucionais, que se irá realizar a quinta e ultima jornada do Campeonato Nacional de Trial 4x4 a 20 de Outubro - sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno, Trial e Navegação 4x4.

Uma jornada recheada de muitas novidades e uma vastíssima animação turística e cultural. Para além de ter a particularidade de ser anunciado o campeão nacional, o evento contará com uma nova classe, denominada de Super Proto que fará companhia ao CNT e TRC na ronda da tarde, mantendo a etapa matinal reservada à prova de resistência (2 horas), destinada à Classe Promoção.

Talvez a mais interessante alteração ao habitual esquema organizativo dos clubes que agrupam o CNTrial4x4 se deva à realização do Prólogo que será noturno. Assim, este estará reservado para a noite de sábado, com pilotos e máquinas a apresentarem-se para 2 horas de muita adrenalina na procura do melhor tempo para a formação da grelha.

Este primeiro aperitivo competitivo terá a particularidade de premiar monetariamente os três melhores tempos de cada categoria.
As inscrições para a jornada de Paredes já se encontram abertas, podendo ser oficializadas online no site: www.cntrial4x4.com, assim como obter mais informações.


Facebook; https://www.facebook.com/events/1392340270996607/

Programa
Sábado, 19 outubro

16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas
16h00/20h00 - Parque fechado (Parque José Guilherme)
20h00 - Briefing c/ os pilotos e comissários (Salão Nobre Município de Paredes)
21h00 - Desfile pela cidade das equipas até local da prova (Parque da Cidade), acompanhado com o grupo de Samba de Lordelo/Paredes
21h30/23h30 - Prologo para qualificações pré-grelha
23h30/01h00 - Espetáculo musical | Banda "THE STEP"
23h45 - Publicação dos tempos do prólogo
23h45/00h15 - Parque fechado todas as equipas na Recta da Meta
01h00 - Festa da Maismotor.tv na discoteca "From Ibiza" Lousada

Domingo, 20 outubro
08h00/09h00 - Abertura parque fechado
08h00/10h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas (Alternativa)
10h00/10h20 - Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida (Classe Promoção)
10h30/12h30 - Inicio prova de Resistência Classes da Promoção (2 horas)
12h45 - Publicação da classificação
13h00/14h00 - Pausa para almoço
13h30 - Grupo Bombos “Independentes Mouritanos” e "Os Traquinas do bairro"
14h00/14h20 - Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida (CNT+TRC)
14h30/17h30 - Inicio prova Resistência Campeonato Nacional Trial 4x4 (3 horas)
15h30/17h30 - Inicio Resistência Taça Rock Crawler e Classe Super Proto (2 horas)
17h30/18h00 - Animação Rua "Vida Activa" Zumba no Palco principal
17h45 - Divulgação das classificações das provas Resistência
18h00 - Cerimónia de entrega dos prémios

Informações - Direção da Prova e outras Informações:
Clube TT Paredes Rota dos Móveis
Avenida da Republica nº 3 - Paredes
Manuel Ribeiro – 935104155 / Fernando Mendes – 961217738

Mais informações e documentos obrigatórios CNTrial4x4:
Antero Bessa | 966501745 | geral@cntrial4x4.com site: www.cntrial4x4.com
Secretariado: Marta Fernandes | 962379966


Informação enviada pela organização do evento

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vimioso acolhe prova de 4x4 internacional "King of Portugal"


 Vimioso, em Trás-os-Montes, acolhe entre quinta-feira e sábado a "King of Portugal", a primeira prova automobilística "off-road" realizada na Europa continental segundo o modelo da "mítica" competição norte-americana "King of Hammers".

"A prova é um conceito que nasceu nos Estados Unidos juntando as competições rápidas que decorriam no deserto com as provas trial. Assim, conseguiu-se misturar os adeptos do trial e da velocidade e criar uma corrida única do mundo, que tem no Estados Unidos 55 mil pessoas a assistir, em média, a cada competição", explicou à agência Lusa José Santos, da King of Road.

Na competição europeia que se realiza no nordeste transmontano vão marcar presença 33 equipas oriundas de países como os Estados Unidos, Holanda, Bélgica, França, Espanha, Itália e Portugal. Está já confirmada a presença de Luky Dog, "jovem promessa" da modalidade nos Estados Unidos.

A organização espera juntar milhares de pessoas no circuito traçado para o efeito em Vimioso e promete o mesmo espetáculo e a mesma dureza da competição praticada nos Estados Unidos.

"O circuito é composto por duas zonas distintas, uma área mais rápida, idêntica aos ralis, e outra mais lenta, ao estilo do trial", explicou a organização.

A prova envolve mais de 360 pessoas, que vão desde pilotos a mecânicos ou comissários de prova, sendo organizada pelo King of Portugal, com o apoio da Câmara de Vimioso e do Motoclube "Os Furões".

"A imprensa internacional tem seguido com bastante interesse a prova já que é primeira vez que mesma se desloca para fora dos Estados Unidos e vai tentar perceber as diferenças ou semelhanças com a prova mítica americana", frisou José Santos.

A fonte disse que "não está a afastada" a ideia de se realizar um campeonato europeu dentro deste modelo de competição, envolvendo competidores de países como Portugal, Reino Unido, Alemanha e Itália.

Os carros "ultra race" que vão participar na corrida podem chegar aos 650 cavalos de potência.

O vereador do município de Vimioso, António Torrão, sublinhou o retorno económico que esta prova dará ao concelho e destacou os diminutos encargos que o município assumiu, já que "praticamente só apoia com a logística".

Mais informações no site oficial do evento: http://kingofportugal.com/ ou no Facebook: https://www.facebook.com/pages/King-of-Portugal/217587441713719?fref=ts


quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Nacional de Trial 4x4: Luis Jorge vence em Vimioso



O coração do Nordeste Transmontano esteve ao rubro, com a presença do Campeonato Nacional de Trial 4x4 na Vila de Vimioso, para a realização da quarta jornada, da responsabilidade organizativa do Moto Clube Furões TT. Perante uma excelente moldura humana, homens e máquinas lutaram contra o cronómetro e as altas temperaturas que se fizeram sentir em pleno planalto mirandês. Num cenário envolvido por um dos mais belos recursos naturais de Portugal, trinta e cinco equipas proporcionarem um notável espetáculo de trial, com a incerteza quanto aos vencedores a permanecer até ao baixar da bandeira de xadrez. Ao vencer pela primeira vez esta temporada, mesmo em circunstancias mecânicas menos favoráveis, a «Hortícolas Team» deu um passo de gigante rumo à renovação do titulo.

As hostilidades tiveram arranque no centro da Vila de Vimioso ao princípio da tarde de sábado com as verificações técnicas e documentais, seguindo-se o briefing no auditório da Casa da Cultura e um cocktail de boas vindas. Na manhã de domingo, já com toda a caravana na “Pista do Furões” deu-se início à competição com a realização do prólogo – sendo validado o melhor tempo das primeiras três voltas, com a duração de duas horas, para definir a formação da grelha de partida para as cinco categorias em competição. As adversidades para algumas equipas começaram ainda pela manhã. O campeão nacional, recolhia às boxes com o turbo do Suzuki Samurai partido; enquanto a Navara da «Preparações Badinho» ficava sem uma roda e a manga-deixo partida.

A rivalizar com Luís Jorge na liderança, os irmãos Lourenço sentiam a temperatura do motor do Jeep subir. A preparação tardia da Nissan Navara da «M150 Copy-link» não permitiu a estreia de Hernâni Pinheiro e César Carneiro, acusando problemas no eixo traseiro.Com o sol bem e a temperatura a subiam, aumentava a ansiedade da partida para as três horas de resistência do CNTrial4x4 com o «Disco Campos» na primeira linha da grelha de partida, tendo a seu lado o débil Suzuki do «Hortícolas». No arranque Paulo Campos e Vítor Rodrigues saíram bem na frente, enquanto Luís Jorge e Miguel Costa denotavam as esperadas dificuldades em defender a posição face à perda de potência por falta do turbo do Samurai, sendo passados pelo «Team Serrão» e «Preparações Badinho». No entanto, é já depois de algumas adversidades e trocas de posições na “cabeça” da corrida, poucos seriam aqueles que esperariam um desfecho com tanta incerteza.



No final, a «Hortícolas Team», foi bafejada pela sorte, mas também, a soube procurar face à audácia que imperou ao longo das três horas - certamente as mais sofridas da temporada para o piloto de Torres Vedras. A liderança que partilhava com a «Pizaria Refugio» fazia prever uma luta a dois para ver quem se distanciaria na tabela classificativa. Quando o turbo do pequeno Suzuki Samurai cedeu durante o prólogo, não seria de prever que a vitória estaria ao seu alcance. Mas, tanto Luís Jorge como Miguel Costa nunca baixaram os braços, contando na sua retaguarda com uma equipa de mecânicos incansável que num autêntico “milagre” ressuscitou o motor do Suzuki: foi uma prova muito sofrida para mim e para toda a equipa. Se comparar o carro com um corpo humano, então poderia dizer que de manhã teve uma paragem cardíaca ao partir o turbo e acabou por trancar o motor – o coração parou de bater. O motor não pegava, o mecânico tirou válvulas, tirou a cabeça, o homem fez trinta por uma linha mas lá conseguiu, foi um autêntico milagre. O carro lá pegou mas ficou a trabalhar no seu estado normal, sem turbo e com apenas 40% da sua potência, ficando apenas com 80cv. Fiz a prova toda em 1ª e 2ª velocidade apenas (o normal seria 3ª/4ª), foram três horas a gerir caixa de velocidades, esforço físico, foi aproveitar tudo aquilo que o carro e nós podemos dar até ao limite…”, salientou no final Luís Jorge, rodeado de toda a sua equipa em plena festa, no final das dez voltas e três horas de muito sofrimento e esperança: a sorte protege os audazes! Um triunfo sofrido e merecido, o primeiro da época para o campeão nacional, apenas consumado nos derradeiros minutos, por troca com a «Disco Campos». Com este resultado, Luís Jorge destaca-se na liderança do campeonato a uma prova do final, levando para Paredes (20 outubro) uma vantagem de 14 pontos sobre a «Pizzaria Refugio».



A dupla do Jeep Proto foi uma entre outras equipas que sofreu de problemas mecânicos irremediáveis logo nas voltas iniciais, completando apenas 3 voltas, altura em que o veio da pinha de transmissão partiu, quedando-se pela oitava posição. Autores da “pole”, Paulo Campos e Vítor Rodrigues assumiam-se como candidatos à vitória até bem perto do final, face á vantagem inicial acumulada, no entanto, a vitória que tanto anseiam voltou a ficar adiada. A sorte que protegeu uns, não foi partilhada com a «Disco Campos» que já muito perto do final ficou sem bateria, devido aos problemas com o alternador do Suzuki e sem pressão do turbo, terminando na segunda posição e na mesma volta do vencedor. Ainda assim, foi suficiente para ascender à terceira posição do campeonato, por troca com a «Tabô-Team 4x4» que não foi além da sexta posição. O pódio da jornada de Vimioso ficou preenchido pelo «Team Serrão», outra dupla que rondou a perfeição e por momentos liderou a prova que acabaria por perder quando a caixa de velocidades do Wrangler partiu a meia hora do fim. Um desalento para o piloto transmontano de Macedo de Cavaleiros - Alexandre Lemos que foi acompanhado por Gerardo Sampaio. Numa das melhores atuações da temporada, a «Padaria Flor de Ermesinde» igualou o quarto lugar de Valongo, apenas penalizada pelo cabo de guincho que dobrou e forçou a uma paragem mais prolongada. A «Nordhigiene» soube aproveitar da melhor forma os excessos de outros candidatos e assumiu a quinta posição, obtendo o melhor resultado do ano, na frente de Flávio Gomes e Pedro Nascimento. A dupla do Jeep Wrangler, estava na liderança a meio da prova quando a transmissão se partiu, acabando por abandonar perto do final com problemas no guincho. Numa mera participação para rodar e testar algumas alterações no Nissan Patrol com a vista a outras competições, Zé Rabal e Pedro Rodrigues estavam a cumprir os objetivos delineados, até à altura em que o motor do guincho deixou de funcional, fixando-se na sétima posição, na frente dos irmãos Lourenço, Ricardo e Paulo da «Pizaria Refugio». Com apenas uma volta cumprida, terminaram a «Aldeia da Roupa Branca» que abandonou bem cedo com o ápio do guincho partido; e a «Preparações Badinho» que depois de vencer a ultima jornada em Moimenta da Beira, passou por inúmeros contratempos em Vimioso, essencialmente com a manga deixo da Navara que partiu. A «Roger Auto» não completou qualquer volta, devido à bomba de óleo do motor que deixou de puxar; pior sorte teve a «M150-Copy Link» que não saiu das boxes. O CNTrial4x4 está de regresso ao Vale do Sousa a 20 de Outubro para a derradeira jornada do ano na cidade de Paredes.





Taça Rock Crawler
Duplo triunfo para a CarJaime/Troqouro
Pela segunda vez esta temporada, Domingos Parente e João Pinto vencem entre os participantes na Taça Rock Crawler, antecipando desta feita e, pelo segundo ano consecutivo, a conquista do troféu. A dupla do Rock Crawler até nem começou bem a jornada de Vimioso, ao conseguir apenas o terceiro tempo do prólogo e, logo nas primeiras voltas sentir problemas de direção, devido à cedência do apoio do motor que cedeu. Quem esteve mais próximo da dupla de Gondomar foram os espanhóis do «Extremo Zamora 4x4» ao terminar com o mesmo número de voltas (4) dos vencedores, numa pista muito maçadora para as máquinas denominadas de Rock Crawler. A «Paljet» que tinha assegurado a volta mais rápida no prólogo, ficou-se pelo derradeiro lugar do pódio acusando problemas com uma fuga de óleo da direção; ao passo que a «Entre Pontos» abandonou com a transmissão traseira partida.





Promoção garante competitividade
A exemplo das jornadas anteriores, as três classes reservadas à Promoção tem trazido muita emoção e competitividade ao CNTrial 4x4, com um lote de dezoito equipas. Tanto na Classe 1 como na 2, a incerteza quanto ao vencedor manteve-se até ao derradeiro minuto, com maior folego na categoria que alberga as viaturas com pneus mais reduzido (até 35”). A «Sucatas David Rocha» conseguiu o terceiro triunfo do ano, talvez o mais suado de todos, com o «Luís Soares Duarte WINES» a terminar na mesma volta e quedando-se pela segunda posição. O pódio, ficou completo com o «Produtor Vinhos Luís Fonseca» em mais um excelente desempenho com o UMM Cournil, face a viaturas melhor preparadas. Na estreia em competição, a «Martinho Gomes Reparações» não se deixou abalar no confronto “desigual” com o original UMM Cournil, chegando ao final com uma lista imensa de problemas que foram desde a quebra do bloqueio, passando pela barra de direção que dobrou e até um pneu rebentado! Na quinta posição com apenas uma volta contabilizada terminou a «FastLane»; enquanto os seus conterrâneos da «Sópedra 4x4/Kaiser», não terminaram devido à quebra do bloqueio. A «Galego e Martins» não se apresentou na formação da grelha para as duas horas de resistência devido aos problemas de motor do Suzuki Samurai durante o prólogo.
Na Classe 2, a «JMF» ganhou mais folego rumo ao título, respondendo com uma vitória às ameaças da «JiiPark» que tinha levado a melhor na ronda anterior em Moimenta. Frederico Fernandes e António Azevedo começaram por liderar mas nunca se sentiram à vontade na frente, até porque, Nelson Sousa e Tiago Santos jamais perderam de vista a traseira do Jeep Wrangler da dupla de Famalicão, que apenas perdia algum tempo nas dobragens aos mais lentos. Enquanto isso a dupla do «JiiPark» descuidou-se um pouco e, acordou tarde para a realidade…, não conseguindo mais do que a segunda posição a escassos 8s do vencedor, terminando ambos com 10 voltas. Um novo duelo é esperado em Paredes, com quatro pontos apenas a separar os principais candidatos ao título, com vantagem para a «JMF». Contudo, estes não se podem descuidar porque na terceira posição da competição e na prova, encontra-se o «LRT» que voltou a surpreender com um andamento forte e eficaz. Não fosse a quebra do bloqueio a meio da prova e o LRDefender daria garantias a Bruno teles e António Fonseca para ir além das oito voltas. Quarto lugar para um «Judas 4x4» muito desalentado, com os inúmeros problemas mecânicos causados pelos exigentes obstáculos naturais da pista dos Furões TT. O Nissan de Nuno Urbano e Fábio Lourenço terminou com um semi-eixo partido, e guincho mal tratado, superando na classificação a «Canelas Pneus» que não se deu bem com o cabo do guincho que não aguentou ser tão massacrado e rebentou por duas vezes. Depois de dois pódios em outras tantas provas disputadas, o «furões TT» não tiveram a sorte do “jogo” em pleno “estádio” caseiro. Sem Bruno Cameirão, foi estar a desempenhar o cargo de Diretor de Prova, as responsabilidades recaiam em Henrique Padrão, acompanhado por Paulo Cameirão, em levar o Land Rver Defender a uma classificação honrosa. No entanto, a mecânica traiu a dupla da casa e não permitiu sair das boxes.





Na Classe reservada aos Samurai a «Auto Diesel/Offroad Project» impôs-se à «Trava Embraia» que tinha vencido em Moimenta, destacando-se na liderança da competição, face ao quarto lugar do «Team Suzuki Fafe». Mesmo com uma volta de penalização, Pedro oliveira e Sandro Magina contabilizaram 12, as mesmas que os «seu conterrâneos Floriano Maia e Rui Magina, tendo em comum o facto de não acusarem problemas de levada gravidade ao longo das duas horas de prova. Álvaro Costa e Carlos Pires (Samurai 4x4 extreme), fixaram-se no derradeiro lugar do pódio e consolidaram igual posição na competição. Fora da corrida este o «Team Auto Socorro» que não completou qualquer volta.




Classificações Finais Cntrial4x4 Vimioso: 
Campeonato
Classe 1 Promoção
Classe 2 Promoção
Classe Susuki Promoção
Taça Rock Crawler