terça-feira, 30 de setembro de 2014

Paredes recebe Campeonato Nacional de Trial 4x4


O Clube Todo-Terreno de Paredes Rota dos Móveis tem preparado para o mês de outubro duas atividades dedicadas ao todo-o-terreno.
Tudo começa no dia 11 de outubro, sábado, com um passeio TT Turístico, com um percurso pelos trilhos do concelho de Paredes e que terminará no parque da cidade.
No fim de semana seguinte é altura de encontrar os campeões nacionais de Trial 4x4. Desta vez, será a cidade de Rebordosa a ser o palco de todas as decisões.
Sábado, dia 18, é altura das habituais verificações técnicas, briefing e parque fechado. A grande final do CNTrial 4x4 2014 está marcada para 19 de outubro e, "com muito por decidir, promete ser mais uma jornada memorável", refere a organização numa nota enviada à imprensa.
"Rebordosa nunca recebeu uma jornada do nacional e por isso a pista é completamente desconhecida para todos os participantes. Vai ser mais um fator de interesse numa prova tão importante", conclui o comunicado.

Programa da prova do CNT2014 em Rebordosa:

SÁBADO, 18 DE OUTUBRO 2014
16.00 - 20.00 Secretariado, verificações técnicas e administrativas
16.00 - 20.00 Parque fechado (Centro da Cidade de Rebordosa)
20.30 Briefing c/ os pilotos no Auditório da Cooperativa A CELER

DOMINGO, 19 DE OUTUBRO 2014
08.00 - 09.00 Abertura parque fechado
08.00 - 10.00 Secretariado, verificações técnicas e administrativas
09.00 Deslocação até local da prova
10.00 - 12.00 Prologo para qualificações pré-grelha
12.15 Publicação de tempos
13.00 - 14.00 Pausa para almoço
14.00 - 14.20 Entrada em Parque Fechado / Grelha de Partida
14.25 Neutralização/Briefing
14.30 - 17.30 Inicio prova Resistência Campeonato Nacional Trial 4x4 (3 horas)
15.30 - 17.30 Inicio prova de Resistência Classes da Promoção (2 horas)
17.35 Divulgação das classificações Oficiais Provisórias
18.00 Divulgação das classificações Finais Oficiosas
18.00 Cerimónia de entrega de prémios

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

KING OF PORTUGAL # Vimioso está prestes a sentir o pó no ar


O King of Portugal já está totalmente instalado em Vimioso. O campeão da europa do King já está em solo português, só não se sabe quem é. Quase 30 pilotos em discussão de um dos mais desejados títulos de Off-Road do Mundo.

O primeiro dia do KOP2014 foi completamente como o esperado: “Nota-se que as equipas estão mais entusiasmadas e reparo que se sentem mais pressionadas pela obrigação de vencer”, começa por dizer o director de prova José Rui Santos que salienta igualmente o espírito King: “há um grande voluntarismo e isso engrandece ainda mais esta prova”.

Quanto ao dia de verificações e de treinos antes do KOP 2014 começar mesmo a sério correu sem grandes percalços para grande parte dos pilotos e carros, mas três carros, nomeadamente das equipas, Mecalazo, Drag Race e Off-Road Terror One, tiveram problemas mecânicos durante os treinos da parte da manhã na
zona das pedreiras. Nada que impossibilite as equipas de participarem em pleno na prova. Os problemas foram resolvidos e amanhã cedo já estarão prontas para o prólogo.

Quanto ao público esta quarta-feira foi um normal para um dia de aquecimento. Muita gente no estádio municipal para ver os carros que raramente vêem nas ruas: “a partir desta quinta-feira Vimioso vai sentir o pó do King of Portugal no ar. Além do pó, o roncar dos motores... São duros, resta saber se resistem aos maravilhosos planaltos transmontanos”, concluiu José Rui Santos.

Programa

25 Setembro 2014 (5ª feira):
10h00m – Verificações técnicas
12h30m – Fim Verificações técnicas
14h30m – Inicio do Prólogo dos carros
18h30m – Fim do Prólogo dos carros
20h00m – Jantar

26 Setembro 2014 (6ª feira):
10h00m – Saída para das viaturas do Estádio Municipal de Vimioso reconhecimento do percurso
14h00m – Alinhamento para partida dos carros
14h30m – Partida da 1ª manga da categoria de automóveis
17h30m – Fim da 1ª manga da categoria carros
20h00m – Jantar

27 Setembro 2014 (Sábado):
9h15m – Saída das viaturas do Estádio Municipal de Vimioso
9h30m – Alinhamento dos carros para Partida da 2ª manga
10h00m – Partida para a 2ª manga dos carros
13h00m – Fim da 2ª manga do carros
14h30m – Partida da 3ª manga dos carros
17h30m – Fim da 3ª manga dos carros
21h30m – Jantar e entrega de prémios

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Campeonato de Trial 4x4 2014: Jornada de sucesso em Mação



Cumprida a pausa de verão, o Campeonato Nacional de Trial 4x4 regressou aos trilhos, com uma estreia no calendário competitivo. O MAC TT organizou na vila de Mação, no interior centro do país, uma jornada que agradou muito aos participantes.
Com cerca de dois mil metros de extensão e 10 pontos de trial, apista foi suavizada pela folga concedida pelo S.Pedro que só reservou chuva para os 20 minutos finais de prova.Ainda assim, a dureza do percurso foi bem visível nos carros, já que muitos não conseguiram cumprir toda a resistência.

Flávio Gomes recupera a liderança
Quatro vitórias em cinco jornadas dão ao brigantino Flávio Gomes (TáBô Team 4x4) a liderança da Classe Absoluto. Partiu em segundo, mas conseguiu vantagem logo na primeira volta e nem dois pneus furados o fizeram ceder espaço. Terminou as três horas de resistência com umas impressionantes 29 voltas ao circuito.
António Calçada (Nordhigiene) andou sempre colado a Flávio Gomes. Os dois pilotos brigantinos chegaram a esta prova de Mação com os mesmo pontos e por isso a vitória nesta jornada dava vantagem nascontas do nacional. Apesar disso António Calçada entrou para a resistência a gerir o carro e conseguiu terminarsem nenhuma avaria. Faltou sorte para chegar ao ouro.
A completar o pódio desta classe aparece Nélson Leitão (IMOC Team). O piloto tinha-se estreado em Alenquer com um sexto lugar. Em Mação terminou em terceiro, mas a 14 voltas do líder. Uma avaria na ventoinha da Nissan Navarra obrigou a uma paragem de 40 minutos num momento em que estavam colados ao segundo classificado.



Foi a vez de Marco Polónio
Com os favoritos da Classe XL a terem um dia muito complicado a nível mecânico, Marco Polónio (Malpevent Team 4x4) chegou ao primeiro lugar do pódio. O dia até começou com um capotanço no prólogo, mas a regularidade garantiu-lhe o ouro de Mação. Fez 80% da prova sem direção hidráulica e a 10 minutos do fim ainda partiu uma manga de eixo. Terminou com as mesmas voltas do segundo classificado, mas gastou menos sete minutos e 44 segundos.
Bruno Fernandes (JMF) repetiu em Mação o segundo lugar conquistado em Alenquer. Com metade da resistência decorrida, e numa altura em que liderava, teve dois furos. Depois disso ainda partiu uma junta à frente e a partir daí ficou muito condicionado.
Surpresas também no último lugar do pódio. Miguel Marques (TVA Transportes) estreou-se em grande no Campeonato Nacional de Trial 4x4. Partiu uma transmissão e demorou cerca de 20 minutos e ainda assimcompletou 20 voltas à pista e terminou à frente do bicampeão nacional, Luís Jorge (Hortícolas Team).
O turbo do líder desta classe XL voltou a dar problemas, mas ainda assim Rui Querido (Euro4x4parts/ladricolor) segue para a última etapa com 14 pontos de vantagem sobre Marco Polónio, segundo classificado.


Paulo Candeias já é campeão nacional 
Mação consagrou Paulo Candeias (Stand Candeias) como campeão nacional da Classe Super Proto. O piloto nem precisava de vencer, mas não entrou em pista para facilitar. Liderou sempre a sua categoria, nunca levantou o pé do acelerador e deu muito espetáculo para alegria do público. Completou 27 voltas em duashoras, 54 minutos e 53 segundos.
Vítor Matos (Base Branca) já tinha estado nas provas de Torres Vedras e Alenquer, mas foi em Mação que subiu ao pódio. O seu protótipo, a diesel, não foi suficiente para vencer Paulo Candeias, mas sem nenhumaavaria durante a resistência, completou 24 voltas.

Classe 1: luta até ao fim
Como já vem sendo hábito, a Classe 1 foi muitíssimo disputada. António Silva (Canelas Pneus) furou um pneu logo na primeira volta e perdeu bastante terreno que foi depois recuperando durante as duas horas deresistência. Terminou com 17 voltas, mais uma do que o segundo classificado.
Filipe Pinheiro (Connected) entrou em pista a gerir o carro e à espera do erro do adversário. Ao fim de uma hora de prova o UMM Alter ficou sem bloqueio atrás e ainda teve problemas com o turbo.
Luis Soares Duarte partiu na frente e durante uma hora e meia andou confortável na frente da corrida. A meia hora do fim, ao embater numa pedra, partiu o eixo de transmissão traseiro, já não conseguiu andar mais ecaiu para terceiro.
Com todas as decisões reservadas para a derradeira jornada, António Silva é líder da classificação geral da Classe 1.
Destaque para a estreia de Rui Rocha (Team Rj 4x4) na Classe 2. Sem nenhuma avaria pôde desfrutar do carro e aproveitar a pista. Completou 16 voltas em uma hora 38 minutos e 17 segundos.
Sucesso foi a palavra mais ouvida no final desta jornada, com organização, participantes e público muito satisfeitos com esta estreia tão positiva de Mação. Uma organização a cargo do Clube MAC TT com a parceriado Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Nordeste e, sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno TurísticoTrial e Navegação 4x4.
Com os campeões da Classe Super Proto e do Troféu Suzuki encontrados, há muito para decidir em Rebordosa. É nesta cidade do concelho de Paredes que a 19 de outubro se vai disputar a sexta e última etapa do Campeonato Nacional de Trial 2014.



Classificação da Prova

CNTrial 4x4 Absoluto:

1.º TáBô Team 4x4 (Flávio Gomes e Rui Carvalho) – 29 voltas;
2.º NordHigiene (António Calçada e Pedro Rodrigues) – 28 voltas;
3.º IMOC Team (Nélson Leitão e Jorge Ribeiro) – 15 voltas;
CNTrial 4x4 XL:
1.º Malpevent Team 4x4 (Marco Polónio e Tiago Santos) – 22 voltas;
2.º JMF (Bruno Fernandes e António Azevedo) – 22 voltas
3.º TVA Transportes (Miguel Marques e Vítor Jordão) – 20 voltas
CNTrial 4x4 Super Proto:
1.º Stand Candeias (Paulo Candeias e Luís Carlos) – 27 voltas;
2.º Base Branca (Vítor Matos e Rodrigo Matos) – 24 voltas
CNTrial 4x4 Classe 1:
1.º Canelas Pneus (António Silva e Luís Bacelo) – 17 voltas
2.º Connected (Filipe Pinheiro e Vítor Martins) – 16 voltas
3.º Luís Soares Duarte (Luís Soares Duarte e Eric Nurmi) – 13 voltas
CNTrial 4x4 Classe 2:
1.º Team Rj 4x4 (Rui Rocha e João Rocha) – 16 voltas