segunda-feira, 10 de maio de 2010

Troféu Ibérico de Trial 4x4/Lourinhã: Stand Candeias de regresso às vitórias



A freguesia de São Bartolomeu dos Galegos do concelho da Lourinhã foi invadida por uma extensa moldura humana que coloriu o palco de eleição das 22 equipas que marcaram presença na segunda jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 numa organização do Centro Social e Humanitário da Freguesia de S. Bartolomeu e Trilhos do Nordeste Clube TT. Um circuito de longa extensão com obstáculos naturais e uma diversidade de dificuldades, do agrado generalizado das equipas e público.

Com a graça de S. Pedro, a tarde solarenga consagrou o “Stand Candeias” no lugar mais alto do pódio, com um triunfo que se começou a “desenhar” nos treinos cronometrados com a dupla Paulo Candeias/ Carlos Filipe, a registar a melhor volta e, consequente o primeiro lugar da grelha de partida. Na parte inicial da prova, a formação de Carrazeda de Ansiães tomou a dianteira da prova numa clara demonstração clara de vitória, face ao andamento imprimido pelo Paulo Candeias.

À passagem da primeira meia hora de prova, seria o “Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol” a aproveitar o atraso do líder – devido a um furo na roda da frente do Jeep TJ, para assumir o comando das “rédeas” para além das duas horas de “resistência”. A derradeira hora foi de “loucos”… com o “Stand Candeias a encetar uma excelente recuperação, vindo a resgatar o comando que o manteve até final. Um triunfo justificado pela forma destemida como encarou esta jornada da Lourinhã da primeira à última volta, vingando o resultado menos positivo da jornada inaugural. Para Emanuel Costa e Nuno Araújo, o segundo lugar permite-lhes manter a liderança no Troféu Ibérico de Trial 4x4 e, até mesmo ampliar a vantagem pontual para o “Team Indigo 4x4”, que voltou a repetir a terceira posição alcançada na jornada de Santa Maria da Feira. Domingos Oliveira e Tiago Silva realizaram uma prova de trás para a frente, depois de não irem além da decima quarta posição que ocuparam na grelha de partida.

O derradeiro lugar do pódio foi consumido a meio da prova, numa luta com um leque alargado de pretendentes. Primeiro seria a formação da “Repsol Amiauto TT” a justiçar o excelente arranque perante o seu publico e, só mesmo um problema com a direcção e a roda da frente do lado direito da Toyota Hilux, retiram ao piloto da Lourinhã a possibilidade de brilhar em casa. Depois de cair para a cauda do pelotão, Vasco Andrade e Nuno Graça ainda conseguiram recuperar até ao oitavo lugar final.

Outra equipa a lutar inicialmente por um lugar no pódio, a “EcoFriendly Biclas” seria uma vez afectada por problemas mecânicos retirando a possibilidade a Domingos Parente redimir-se dos últimos resultados menos positivos, quedando-se apenas pela décima quinta posição. Entre surpresas e confirmações, destaque para o quarto lugar final da Fevinor SA com uma actuação muito regular, na frente da “LM4” uma equipa que pela primeira vez se apresentou no Trial Ibérico 4x4.A “Paljet” amialhou o melhor resultado da temporada e, talvez uma das melhores prestações no Trial Ibérico, vencendo o “duelo” com os estreantes, Mário Pereira e Sérgio Filipe (Artiforno), autores de uma prova a todos os níveis espectacular, tendo em conta que nunca tinham participado em qualquer competição de trial.

A fechar o “top ten” a “Revi-Clap” conseguiu superar a “JANF Team”, terminando com o mesmo numero de voltas, com prejuízo para Domingos Diniz que foi obrigado a substituir um dois pneus do Patrol Gr já bem perto do final da prova. A jornada do Centro Social e Humanitário da Freguesia de São Bartolomeu dos Galegos terminou em festa com a entrega de prémios e lembranças a todas as equipas participantes.
A próxima jornada terá lugar a 13 de Junho na região de Montalegre, numa organização do Trepa Monte Clube TT de Montalegre.

Sem comentários: