A cidade de Valongo acolheu a jornada inaugural do
Campeonato Nacional de Trial 4x4, uma prova recheada de inúmeras novidades e
surpresas, marcada por muita emoção e competitividade, decorrendo sempre
debaixo de uma grande incerteza em termos atmosféricos, numa organização
esforçada do Clube TT Trilhos do Nordeste e Câmara Municipal de Valongo.
Roger Puyal e Humberto Reis (Equipa Roger Auto) abriram a
edição de 2013 do CNTrial4x4 a vencer, numa jornada que apresentou um elevado
nível competitivo, face às condições proporcionadas por uma pista, na sua base
natural, muito técnica e dificultada pelas inconstantes alterações
atmosféricas.
A dupla da Toyota Hilux assumiu a dianteira da corrida
sensivelmente a meio da prova, depois de contabilizava a quarta volta. Dai até
final, o piloto da Trofa não cedeu e nem mesmo alguns contratempos com o cabo
do guincho impediram de levar a bandeirada xadrez na frente de todo o pelotão,
cumprindo ao difícil traçado das encostas mais agrestes de Valongo, 10 voltas:
“foi fantástico, sinceramente não estava à espera… a pista estava muito bem
montada, foi uma prova muito bem conseguida, em condições pouco para os
pilotos, comissários e restante organização, que esteve de parabéns”, afirmou
no final Roger Pyual. Depois de liderar a primeira hora de prova, Luís Jorge e
Nuno Passos (Hortícolas Team), viriam a perder já na recta final a segunda
posição para a dupla Flávio Gomes/Pedro Nascimento.
Os campeões nacionais em
título, tiveram um pequeno percalço a meio da prova com o guincho devido à
perda de bateria, perdendo o contacto com o duo da frente. Num “forcing” final
os Homens do Suzuki Samurai, ainda passaram pelo segundo lugar à passagem das
duas horas e meia de prova, cedendo já no culminar da prova essa mesma posição
aos estreantes, Flávio Gomes e Pedro Nascimento. A dupla transmontana esteve
irrepreensível, numa prova muito bem conseguida, aproveitando a experiencia
adquirida em outras competições e a excelente fiabilidade do Jeep Wrangler,
numa prova ilesa de problemas.
Com os lugares do pódio definidos, a incerteza
quanto às posições seguintes foi uma constante ao longo da prova, com
sucessivas alterações no escalonamento da classificação, face às sucessivas
passagens pelas boxes para compor avariadas, ou mesmo, abandonos. O uso
constante do guincho – ferramenta amiga e essencial no trial, face às condições
proporcionais pelo terreno e dificuldade dos obstáculos, provocou desgastes
inesperados, especialmente com as baterias e alternadores. Com uma prova
bastante regular e, fazendo estatuto da experiencia adquirida na edição de 2012
enquanto navegador de Jorge Silva (Paljet), Miguel Rios estreou-se ao volante
da Nissan Navara da melhor forma, levando a seu lado To-zé Souza.
A dupla da
Padaria Flor de Ermesinde, levou de vencido o duelo com os Homens do
Restaurante Pizzaria Refugio pelo quarto lugar, com Ricardo Lourenço e Paulo
Lourenço a terminar uma posição abaixo, depois de terem passado pelo segundo
posto à passagem da segunda hora de prova. Protagonista de um aparatoso
capotanço, felizmente sem quaisquer danos físicos para os pilotos, a família
Dinis, Domingos e Mikael (Revi-Clap) terminaram da pior forma, não por dificuldades
físicas, mas antes, pela “indisposição” do Defender que ficou algo diferente já
muito perto do final da prova, ainda assim asseguraram a sexta posição, na
frente de Pedro Costa e Filipe Alves (Preparações Badinho 4x4).
Depois de
assegurarem o melhor registo no prólogo da manhã a dupla da Nissan Navara
também foi afectada pelo desgaste do guincho, sendo forçada a abandonar mais
cedo, numa altura em que ocupavam a sétima posição. Situação semelhante, também
para a dupla da Fevinor SA, com Vítor Ribeiro e Vitorino Morais, forçados a
regressar mais cedo às boxes com o guincho queimado. A fechar a classificação
reservada aos concorrentes do nacional de trial 4x4, um regresso infeliz de
Paulo Campos e Vítor Rodrigues (Disco Campos), que se viu obrigado a abandonar
a meio da prova devido à quebra do guincho e da Bomba de água aquando da queda
mais “violenta” com a frente do Suzuki Samurai numa vala.
O campeonato Nacional de Trial 4x4 está de regresso a 18 e
19 de Maio à freguesia de Lustosa, concelho de Lousada para a segunda jornada,
numa organização do Clube TT Lousada.
Mais informações e classificações oficiais da jornada de
Valongo no site oficial do CNTrial4x4 em: www.cntrial4x4.com
EC4x4 vence na Taça Rock Crawler
Na sua segunda edição, a Taça Rock Crawler inscreveu três
equipas, duas repetentes, e a entra de uma nova (Paljet), transitando do
CNTrial4x4. Emanuel Costa e Gerardo Sampaio estiveram irrepreensíveis ao longo
das duas horas de resistência, assegurando um triunfo tranquilo, sem deixar de
quando em vez, dar o “tradicional” espectáculo ao muito público presente,
totalizando 8 voltas. Domingos Parente e João Pinto (Team Car Jaime/Troqouro),
vencedores da edição de 2012, asseguraram um confortável segundo lugar,
enquanto os estreantes, Jorge Silva e José Pires (Paljet), encerraram os
lugares d pódio, numa prova esforçada e ainda numa fase inicial de adaptação ao
Crawler. Na derradeira super-especial, num percurso mais reduzido invisual,
seria a Paljet a surpreender os restantes adversários, ao registar o melhor
tempo.
Classe Promoção e Samurai participada
Depois da estreia em Paredes num formato experimental na
derradeira prova da edição de 2012 do CNTrial4x4 a Classe Promoção e a Samurai,
arrancaram oficialmente para uma temporada emparelhadas com o nacional de
trial. Desta forma, a comissão organizadora da principal e única competição
nacional de trial sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno Trial e
Navegação 4x4 proporciona a outras equipas e pilotos menos apetrechados a
oportunidade de mostrarem as suas capacidades desportivas numa pista menos
exigente que a caravana do nacional.
Na Classe Samurai, reservada a viaturas integralmente com
mecânica Suzuki, Paulo Antunes e Paulo Mendes (Tuff4x4) levaram de vencida a
ronda de Valongo, numa prova muito bem conseguida e sem grandes percalços,
evidenciando a larga experiencia de condução do piloto fafense, oriundo dos
ralis. De salientar que o pódio ficou completo com mais duas equipas de Fafe,
Pedr Oliveira e Sandro Magina (Autodiesel) e a dupla Álvaro Costa/António
Gonçalves (Samurai 4x4 Extreme), segundos e terceiro, respectivamente.
Na Classe 1, destinada a viaturas multimarcas, com pneus até
35”, inclusive, Renato Rocha e Sérgio Pereira (Sucatas David Rocha) não
sentiram oposição em levar o bem preparado Nissan Patrol à vitória. Já distante
do vencedor, terminou a dupla Carlos Rosa/Pedro Silva (Sopedra4x4/Kaiser) com
um LR Defender, ficando o pódio preenchido com Manuel Silva e Tiago Couto
(Fastlane).
A Classe 2, reservada a viaturas “calçadas” com pneumáticos
36” e 37” contou apenas com três aguerridos e combatentes participantes. Aqui,
a vitória nunca esteve em causa, face à total disponibilidade do Patrol da
dupla Vasco Pinto/Jorge Camilo que tomaram bem cedo conta da liderança,
deixando um serio aviso aos restantes adversários que tudo fizeram para
contrariar os objectivos da Repiteste Rotações/Sapataria Camilo. Num duelo a
dois, Dino Alves e Cláudio Amarilio (Jipesecompanhia) superaram os seus opositores
na luta pela segunda posição, sustendo os derradeiros ataques de Vítor Sousa e
Tiago Santos na segunda metade da prova, depois de um pequeno percalço na
primeira hora de prova da dupla da Tuff4x4/Grupo SM, que forçou uma passagem
mais prolongada pelas boxes.
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