terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Nacional Trial 4x4: Entre as novidades e as certezas para 2013




Como tem sido apanágio, depois da consagração dos campeões nacionais, segue-se a preparação de uma nova temporada. A exemplo de outras edições, a organização do Campeonato Nacional de Trial 4x4 não perdeu tempo e deu já a conhecer as essenciais alterações a introduzir na edição de 2013 da principal competição de Trial sob a égide da Federação Portuguesa Todo Terreno.

No palco mais privilegiado dos grandes acontecimentos que antecedem as grandes provas (O Assador.pt), marcou presença o Presidente da FPTT, Drº Jorge Lima; os responsáveis do Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Nordeste, entidade a quem cabe a promoção e coordenação do CNTrial4x4 e os representantes dos clubes organizadores locais onde serão realizadas as cinco jornadas já agendadas.

No decorrer do evento, Antero Bessa, Director da competição, deu a conhecer a uma vasta plateia, composta por pilotos: navegadores, mecânicos, muitos aficionados e elementos da comunicação social, as principais inovações a introduzir no aspecto competitivo e regulamentar para a presente época.
De entre as curiosidades para esta edição as expectativas estavam elevavas, face ao sucesso presenciado por milhares de espectadores na derradeira jornada em Paredes, com a introdução da Classe Promoção, permitindo a captação de novos participantes: “será uma certeza, a continuidade desta classe para este ano, conjuntamente com a taça rock crawler e os concorrentes do campeonato. Prova a prova, estarão em pista três diferentes competições, todos, com o mesmo grau de competitividade e emoção”, começou por referir o responsável máximo pela organização do campeonato nacional trial 4x4.
Esta terceira edição do CNTrial4x4 contará com a estreia de novos organizadores e locais descobertos com excelentes capacidades para a prática da modalidade, e que se pretende possa trazer ainda mais pontos de interesse para o evento na sua globalidade. Um factor preponderante para a divulgação da modalidade em diferentes regiões do país: “uma realidade incontornável para qualquer competição que se vem valorizando ano após anos e, é sobremaneira importante para as nossas equipas, partilhar os seus sponsor por diferentes localidades. Desta forma, a organização irá continuar a apostar em provas que ofereçam maior dinamização, sendo este ano a caravana deslocada para a bonita região transmontana de Vimioso, Moimenta da Beira, Valongo, Lousada e a continuidade de Paredes” afirmou Antero Bessa.
Por força na conjuntura económica um pouco adversas, a organização irá beneficiar as equipas com a redução no custo das inscrições, havendo ainda um incentivo extra para aquelas que se apresentarem no dia anterior à prova, de forma a dinamizar a região com a exposição das viaturas em parque fechado, com as equipas a poderem efectuar as verificações técnicas e documentais na tarde do dia que antecede a prova - sábado. O briefing voltará a realizar-se no dia anterior à prova (sábado à noite), sendo obrigatório a presença de um dos dois elementos da equipa, piloto ou navegador. Será realizado um prólogo matinal no dia de Domingo. Por força do número elevado… o anúncio que suscitou maior impacto e, talvez o mais apetecido foi o prémio final para o campeã nacional: “… continuará a haver prémios monetários e taças no final do campeonato, sendo que para o campeão nacional serão destinados 3.000 Euros”.
No aspecto regulamentar a organização introduziu algumas alterações que visam, no entender dos responsáveis, criar uma maior igualdade nos aspectos desportivos em prol do espectáculo, imagem, segurança e redução de custos. Quanto aos pneus a utilizar nas viaturas a competirem no CNTrial4x4 a medida máxima permitida será de 38 polegadas, sendo que na Classe Promoção serão criadas três divisões, distinguidas pelas medidas dos pneumáticos (Div.1 e 2) e a Divisão reservadas aos Suzuki Samurai. Os Regulamentos particulares de cada competição já se encontram disponíveis para consulta no site: www.cntrial4x4.com.
Para esta nova temporada, a imagem da competição e dos competidores continuará a assumir extrema importância na forma como a organização do CNTrial4x4 pretende envolver os agentes da comunicação social, num pressuposto promocional dando continuidade aos compromissos já assumidos com a RTP2 com o programa “Trial Magazine 4x4”; a Sporttv com o rescaldo das provas; o “Magazine Trial 4x4” no canal Local Visão n.º 199 da Meo e ZON Box - o magazine neste canal é semanal e vai relatar todos os momentos do Campeonato Nacional Trial 4x4, provas e preparações de equipas nos horários: quinta-feira às 19h30; sexta à 1h30 e 13h30, sábado às 16h00 e no domingo à 1h00 e 16h00; para além de acordos editoriais continuados com vários órgãos de comunicação social locais, entre outros meios.
Numa continuada avaliação ao impacto e potencial mediatismo veiculado pelos órgãos de comunicação social das acções do CNTrial4x4, a organização deu continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pela empresa especializada na análise da comunicação – Cision. Este ano com a introdução na análise de novos elementos que permitem a valorização do espaço ocupado permitiram efectuar a valorização de todas as notícias e desta forma registou-se um crescimento do potencial de retorno de 512%, atingindo um valor claramente superior ao de 2011, rondando um milhão e trezentos mil euros de retorno.
Muitas outras novidades e surpresas estão para vir! Faça-se convidado e partilha o melhor trial 4x4 apoiando os seus “ídolos” pilotos favoritos ao longo destas cinco competitivas jornadas de Trial, que arrastará multidões. Longe do perigo e bem perto da emoção!

Calendário CNTrial4x4 2013:
10 de Março - CNTrial4x4 Valongo – Clube Trilhos do Nordeste
19 de Maio - CNTrial4x4 Lousada – Lousada TT - Clube
30 de Junho - CNTrial4x4 Moimenta Beira – Clube Desportivo Leomil
15 de Setembro - CNTrial4x4 Vimioso – Moto Clube de Vimioso “Os Furões”
13 de Outubro - CNTrial4x4 Paredes – Clube TT Paredes Rota dos Móveis

Gabinete de imprensa:
press@cntrial4x4.com / 925979225

Sem comentários: