segunda-feira, 8 de maio de 2017

Campeonato Navegação 4x4: Ricardo Almeida/João Martins vencem em VN Poiares






Ricardo Almeida/João Martins em Jeep Wrangler foram os grandes vencedores da primeira prova do CNNavegação. A equipa Trilhos do Estreito/Poiarpeças completou 28 waypoints, mas encerrou 3 estratégias... o que lhes valeu uma excelente bonificação. “Foi bastante engraçada a prova. Deparámo-nos com algumas dificuldades, nomeadamente problemas com a embraiagem, mas tive o prazer e o privilégio de ter ao meu lado o João que já foi bicampeão de navegação”, adiantava Ricardo Almeida, visivelmente feliz com a vitória.

No segundo lugar ficou a dupla que viajou de Braga. José Carvalho e Hilário Mello, em Land Rover, até completaram mais waypoints do que os vencedores, mas apenas conseguiram completar uma estratégia. Terminaram a prova com menos 55 pontos do que a dupla Almeida/Martins. “Houve alguns problemas a nível de relevo e de estratégia, mas no final correu bem. Temos alguma experiência e corremos juntos há alguns anos”, explicou o navegador Hilário Mello no final da etapa.

A completar o pódio desta primeira etapa está uma equipa que competiu junta pela primeira vez. Rui Carvalho e Miguel Brandão acusaram alguma inexperiência, mas reagiram muito bem às adversidades e concluíram 18 waypoints. “Foi uma prova um pouco dura, extensa e com muitas dificuldades. Mas de um mode geral, o que foi pensado no início da prova foi conseguido. Foi uma boa prova para nós!”, resumiu  Rui Carvalho.
O Poyares Rotações – Panóplia de Adeptos Associação apresentou uma etapa extensa, com 60 waypoints e cerca de 400Km de extensão. Uma prova dura e desafiante que deixou participantes e organização satisfeitos. Tiago Dias, bicampeão nacional de navegação foi o grande impulsionador do regresso do CNNavegação4x4 e o principal responsável por esta primeira jornada. No final da prova, não escondia a satisfação: “foi um orgulho receber os meus antigos adversários de prova. Acho que montei uma prova muito bonita para eles e deu-me um prazer enorme estar do outro lado. Foram três meses de trabalho, mas o dia de hoje recompensou tudo”.

Vila Nova de Poiares recebeu os participantes com aquilo que de melhor tem para oferecer: uma gastronomia muito rica, paisagens de excelência e um povo acolhedor. João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares deixou o convite à descoberta do concelho: “A gastronomia é, sem dúvida, a nossa grande riqueza em termos turísticos, mas eu convidava também as pessoas a virem conhecer Vila Nova de Poiares do ponto de vista paisagístico. Temos paisagens maravilhosas, onde vale a pena passear seja em viaturas todo-o-terreno, seja noutro tipo de viaturas ou até a pé”.

Ricardo Leal dos Santos e Paulo Marques, dois pilotos de renome do todo-o-terreno português foram os padrinhos desta primeira prova do Campeonato Nacional de Navegação 4x4. Ambos puderam participar nesta jornada e experimentar navegar pelos trilhos belíssimos de VN de Poiares. “Está a correr lindamente. A dificuldade é mais para o navegador, para mim está a ser uma condução tranquila, estou a poder apreciar as paisagens com tranquilidade. E de facto as paisagens de todo o concelho são espetaculares. Estamos muito contentes por ter vindo. A organização montou aqui um evento excelente e estamos a divertir-nos imenso, que era o objetivo”, confessava Ricardo Leal dos Santos durante uma paragem na Moura Morta, um dos controlos horários da prova. Já Paulo Marques veio acompanhado da esposa e não podia estar mais satisfeito com a experiência: “conduz-se mais devagar, obviamente porque é preciso ter atenção ao trilho, à carta e ao GPS, mas é todo-o-terreno na mesma e o ambiente é ótimo”.

Classificação:
1.º Ricardo Almeida/João Martins – Jeep Wrangler – 870 pontos
2.º José Carvalho/Hilário Mello – Land Rover – 815 pontos
3.º Rui Carvalho/Miguel Brandão – Land Rover – 450 pontos
4.º Amândio Lopes/Paulo Cruz – Nissan – 420 pontos
5.º António Gil/Carla Duarte – Mitsubishi Pajero – 360 pontos
6.º Carlos Carvalho/Pedro Lourenço – Mitsubishi – 340 pontos
7.º Paulo Fontes/Luís Oliveira – Land Rover – 300 pontos
8.º Alexandrino Sousa/Filipe Alves – Toyota L.Cruiser – 240 pontos
9.º Luís Gaspar/Sérgio Candeias – Toyota bj73 – 230 pontos
10.º Pedro Batista/Pedro Grazina – Pajero – 220 pontos
11.º Luís Couceiro/José Nunes – Nissan – 220 pontos
12.º Hermano Carvalho/Pedro Madeira – Toyota – 195 pontos
13.º José Almeida/Luís Coelho – Nissan Patrol – 160 pontos
14.º Gonçalo Henriques/António Santos – Jeep G. Cherokee – 110 pontos

15.º Diogo Forte/Pedro Fernandes – Mitsubishi Pajero – 0 pontos

Sem comentários: