quarta-feira, 1 de outubro de 2014

King of Portugal 2014: Levi Shirley não facilitou e conquistou vitória portuguesa e europeia


 Levi Shirley está a caminho de ser um dos melhores do mundo no Off-Road e com toda a certeza que jamais vai esquecer a pacata cidade de Vimioso, Portugal e as suas calorosas. Bem se pode dizer que Shirley soube engolir o ‘pó’ dos adversários que levou no ano passado, quando ficou em segundo e em 2014 veio para se vingar e levar para Califórnia o título de King of Portugal, um título ao qual junta igualmente o de King of Europe, uma vez que a prova portuguesa encontrava igualmente o piloto mais regular de todo o campeonato europeu que terminou em Vimioso depois de ter passado por Itália, Croácia, País de Gales e Escócia. Levi Shirley sabia que uma vitória em Portugal lhe dava o primeiro título de campeão da europa de Ultra4.
Na entrada para o último dia Shirley ao volante do seu ‘Lucky Dog’ gozava de uma confortável vantagem sobre Paulo Candeias e Emanuel Costa, muito à mercê da excelente sexta-feira e do brilhante tempo de pouco menos de hora e meia que fez às duas voltas do percurso. Sem nunca ser ultrapassado e beneficiando da ‘luta’ pelos outros lugares do pódio que fizeram os opositores perder tempo, Levi Shirley dominou com grande nível a manhã de sábado. Sempre à frente, sempre com o pé no acelarador, sempre a não perdoar o pó, as pedras, os ovos de dinossauro e único respiro que os pneus tinham era quando o seu Dodge City passava pelas refrescas águas de Vimioso.
De tarde a história não mudou mudou muito para Levi Shirley, mas Emanuel Costa acabou por ser vencedor e ainda recuperar algum tempo que acabou por ser curto. Shirley esteve mais rápido na primeira volta, mas a passagem pelas boxes teve de ser assistido, Costa fugiu e não mais foi apanhado, mas não conseguiu repetir o triunfo de 2013.
No final confidenciou estar “radiante com a melhor prova do circuito do mundo”. Levi Shirley recorda que “a experiência que tive no ano passado ajudou-me a preparar muito bem para o King deste ano. Sabia que tinha de ter calma, não arriscar tudo na mesma altura porque esta é uma prova de resistência. É fabuloso ter esta vitória neste país e nesta cidade. Jamais esquecerei este dia”.


EMANUEL COSTA E CANDEIAS ÀS AVESSAS
Foi o duelo do dia que de resto já vinha desde o início do King of Portugal, Emanuel Costa e Paulo Candeias. Conhecidos e adversários das provas portuguesas os dois pilotos portagonizaram uma das mais interessantes histórias do dia. Ultrapassagens, pó, estratégia e muita matreirice, não faltou nada. Na primeira volta da manhã Paulo Candeias passou em primeiro, mas nesta altura Emanuel Costa já tinha eliminado o tempo de saída e estava a ‘morder-lhe’ os calcanhares. Na segunda volta passou mesmo e acabou por ter umatarde a fazer lembrar o KOP 2013, mas Levi Shirley já tinha feito a corrida.


VITÓRIAS PORTUGUESAS NAS RESTANTES CATEGORIAS
 Além da categoria rainha, havia em competição mais duas categorias, os Modified e os Stock. Ambas foram vencidas por dois pilotos portugueses, Simplício Gonçalves nos Modified e Victor Martins nos Stock.
Gonçalves confidenciava no final que “a experiência que teve no passado ajudou a preparar a prova deste ano”, recordando que “no carro fiz mudanças de fundo para poder atacar este ano o King e estou muito satisfeito com a vitória”.
Já Victor Martins estava radiante e contou que “fiz um carro em contra-relógio. Sou de Vimioso e no ano passado quando vi a prova lancei o desafio a mim mesmo de fazer a prova, conhecia os sítios, mas nunca tinha andado lá. Foi um desafio ‘afinar’ o carro em menos de uma semana e depois entrar no estádio com todo pronto já foi uma conquista. Acredito que até o organizador pensava que eu nunca conseguiria chegar ao fim... Ganhei, é indiscritível e só peço que a prova não saia daqui de Vimioso pois não tenho posses de participar se for noutro local de Portugal, mas se for aqui voltarei a concorrer”.




LISTA DOS VENCEDORES

CATEGORIA UNLIMITED
1 – Levi Shirley/ Brian Shirley – 6 Laps - 4H19M32S
2 – Paulo Candeias / Luís Moreira – 6 Laps - 4H36H12S
3 – Emanuel Costa/ Gerardo Sampaio – 6 Laps - 4H37M19S
CATEGORIA MODIFIED
1 – Simplício Gonçalves/ Ricardo Ribeiro – 6 Laps - 7H53M43S
2 – Maurizio Cherubini/ Fabrizio Giraldi – 5 Laps – 6H51M00S
3 – Nelson Sousa/ Luís Carneiro – 2 Laps – 3H54M11S
CATEGORIA STOCK
1 – Victor Martins/ Adão Pino – 2 Laps – 3H24M40S
2 – Luís Soares/ Daniel Barros – 2 Laps – 3H34M45S
3 – Alexandre Leal/ António Viana – 2 Laps – 4H34M00

Sem comentários: