segunda-feira, 14 de junho de 2010

Troféu Trial 4x4: Emanuel Costa venceu em Montalegre

Watch live streaming video from maxtt at livestream.com








Numa terra de “paixões” pelo deporto automóvel, a vila transmontana de Montalegre assistiu à vitória do Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, naquela que foi a terceira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 que se disputou na tarde de Domingo, 13 de Junho, na Pista de Automóvel de Montalegre, numa organização do Trepa Monte Clube TT Montalegre.

Na estreia em provas do Troféu Ibérico Trial 4x4, a pista de Montalegre, proporcionou grandes momentos de puro trial, com constantes desafios a pilotos e navegadores, que colocaram o seu talento e destreza ao serviço das verdadeiras máquinas 4x4 que sofreram algumas mazelas mecânicas, perante uma agradável moldura humana.

Depois de um domínio inicial do Team Indigo 4x4, que durou cinco minutos para além das duas horas de prova, Emanuel Costa e Nuno Araújo, ascenderam à liderança, aproveitando a fiabilidade do Jeep Wrangler, apenas acusou problemas com a corrente do alternador, e os sucessivos problemas com o cabo do guincho e a quebra da homocinetrica do Nissan Patrol de Domingos Oliveira e Tiago Silva.


O Team Indigo 4x4 acabou por ter uma prova azarada na derradeira hora das três de puro trial 4x4, apenas conseguindo completar 3 voltas, acabando por se quedar pelo último lugar do pódio. Talvez este seja para a equipa o pódio mais amargo da competição, depois de obter a melhor volta nos treinos cronometrados e liderado mais de dois terços da prova…

No regresso à competição, Gustavo Moura e Luís Moreira lograram alcançar em Montalegre um excelente segundo lugar, numa prova plena de regularidade. Um desempenho de grande nível para a Ventilações Moura que em muito se deve á fiabilidade do seu Defender que passou imune a avarias mecânicas, com excepção de um furo… O triunfo, esse voltou a sorrir para o Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, a única equipa a conseguir vencer duas provas esta temporada. Emanuel fez uso da sua longa experiencia no trial e voltou a surpreender pela forma disciplinada como encara cada jornada, esperando a altura certa para encetar o “ataque” final. Já o tinha feito na jornada inaugural, agora repetiu a dose em Montalegre, aumentando para nove pontos a vantagem na classificação do Troféu após concluídas três jornadas. Mesmo com um inicio de prova algo irregular, o Domingos Parente e Tiago Silva terminaram em grande, recuperando até ao quarto lugar final.

Uma excelente recta final do Team EcoFriendly Biclas que deu mostras de voltar em grande forma. È talvez o piloto/equipa mais acarinhada entre os mais “antigos” da modalidade em actividade – Domingos Diniz, acompanhado por Vítor Seabra. Com a sua longa experiencia e em grande progressão, a Revi Clap tem apresentado nas provas do Troféu Ibérico, o verdadeiro espírito de trial. Com a sua regularidade e agilidade alcançou um brilhante quinto lugar final, mesmo sendo obrigado em plena pista a substituir a barra de direcção do Nissam Patrol. A Repsol Amiauto TT esteve durante grande parte da prova entre os lugares do pódio, acabando por fragilizar na parte final com problemas com o pendural da caixa de direcção do Toyota Hilux, descendo para a sexta posição, na frente de um surpreendente José Alexandre e Ricardo Marques do Team JANF.

A prova de Montalegre foi cruel para o Standcandeias.com, com sucessivas incursões pela boxe para resolver inesperados problemas mecânicos do Jeep Tj, que tiveram inicio ainda no decorrer dos treinos cronometrados. Num forcing final, Paulo Candeias e Carlos Filipe ainda conseguiram, face a uma condução de “ataque” e muita destreza subir ao oitavo lugar da geral, depois de passarem pelas últimas posições.

Desde muito cedo com problemas mecânicos no Nissan Patrol, Jorge Silva e António Sousa (Paljet), não foram além da nona posição, na frente da única equipa espanhola em prova – Quintanillas IV, a fechar os dez mais.              

A próxima jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 levara a caravana até à Ciudade de Santiago de Compostela (Espanha) a 11 de Julho, para a realização da quarta ronda da competição.      

Indigo 4x4 vence Extreme Gigglepin 4x4
A iniciativa promovida pela DragRace voltou a contemplar as três melhores equipas da classificação geral a utilizarem ginchos da marca Gigglepin, Assim, o Team Indigo4x4 subiu ao lugar mais alto do pódio, revertendo a seu favor o tão ambicionado cheque de 300€, seguido pela Repsol Amiauto TT (200,0€) e pelo Team JANF (100,0€). De destacar a presença do proprietário da marca Gigglepin, o conhecido Jimmy que fez a honra da entrega dos prémios monetários.

Classificação Final:
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 16 voltas; 2º Ventilações Moura, 14; 3º Team Indigo 4X4, 13; 4º EcoFriendly Biclas, 11; 5º Revi-Clap, 9; 6º Repsol Amiauto TT, 8; 7º JANF Team, 8; 8º Standcandeias.com, 8; 9º Paljet, 6; 10º Quintanillas IV, 6; 11º Fevinor S.A., 6; 12º Gigglepin 4x4, 5; 13º Clube TT Paredes.com, 5; 14º Cutelarias.com, 4; 15º Team Serrao, 3

Classificação absoluta: (após 3 provas)
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 118 Pontos; 2º Team Indigo 4x4, 109; 3º Repsol Amiauto, 90; 4º Fervinor SA, 86; 5º StandCandeias.com, 82; 6º EcoFriendly Biclas, 72; 7º Paljet, 72; 8º, Revi-Clap, 68; 9º JANF Team, 60; 10º Cutelarias.com, 56. 

Calendário 2010: 11 Julho/Ciudade Santiago Compostela; 17 Outubro/Paredes Rota Móveis

Sem comentários: