terça-feira, 13 de março de 2012

Fevinor vence em Lousada primeira prova do nacional de trial 4x4

Fevinor Competição
Vítor Ribeiro e Vitorino Morais venceram a jornada inaugural do Campeonato Nacional de Trial
4x4 que se realizou no Eurocircuito da Costilha em Lousada.

Um dia solarengo de “verão” acolheu milhares de espectadores na “catedral” do off road nacional para uma prova de trial em moldes diferentes do que é habitual na modalidade. As tradicionais três horas de resistência deram lugar a um novo figurino, com os participantes a percorrerem ao longo do traçado idealizado pelos Homens do Clube TT Trilhos Nordeste quatro mangas, com partidas de dois carros lado-a-lado. Um formato que agradou a uns e, pouco apetecido a outros, divergindo as opiniões entre os cinco mil espectadores que marcaram presença maciça nesta ronda inaugural do CNTrial 4x4.

Num molde mais compacto, mas, exigindo mais concentração dos pilotos, as equipas enfrentaram em cada uma das mangas, um percurso de duas voltas ao traçado do Clube Automóvel de Lousada constituído por obstáculos de trial (pedras, valas, cruzamentos de eixo, lama, pneus, troncos de madeira, e muita resistência). E realçar nesta jornada de Lousada a presença de duas equipas espanholas, oriundas da região da Galiza.



A jornada de Lousada iniciou-se na tarde de Sábado, com as verificações técnicas e documentais, seguindo-se o «briefing» com os pilotos no Auditório da Câmara Municipal de Lousada, com as viaturas a permanecerem em parque fechado nos paços do concelho. Logo pela manhã do dia de Domingo, as dezasseis equipas partiram em caravana em direcção ao Eurocircuito de Lousada para se darem inicio às mangas cronometradas, estendendo-se até ao final do dia. De salientar que este formato apenas vigorou nesta jornada de Lousada, sendo retomadas as tradicionais três horas de trial
que caracterizam a competição na jornada de Alenquer, marcada para 15 de Abril, e as seguintes. No que concerne à «Taça Rock Crawler», serão propostas três especiais/pet´s: duas de manhã com dificuldades extremas e uma no final das 3 horas da resistência do CNTrial4x4, separadamente, quer de outros concorrentes, quer das viaturas do CNTrial4x4, com as verificações técnicas e administrativas a terão lugar durante a manhã e as 3 horas de resistência à tarde, sendo suprimido o período de treinos.

Na vertente desportiva a «Fevinor» dominou em toda a linha, ao vencer todas as mangas, apresentando uma Nissan Navarra muito bem preparada e reforçando a plena candidatura ao título nacional. Vítor Ribeiro e Vitorino Morais mantiveram sempre um ritmo muito elevado e uma concentração plena de êxito, beneficiando do excelente contributo que a Nissan demonstrou na abordagem a cada obstáculo, superando por larga margem o~s retantes lugares do pódio, ocupados pelo «Team Serrão» e «Repsol TT», segundo e terceiro respectivamente, mais duas equipas que justificaram a candidatura ao titulo. Alexandre Lemos e Luís Araújo realizaram uma plena muito esforçada, face aos problemas com a direcção hidráulica da Toyota Hilux, logo a partir da manga inicial. Ainda assim, o piloto de Macedo de Cavaleiros regressou ao seu melhor nível, depois de um final de temporada de 2011 algo atribulado.

Ostentando o N.º1 nas portas da Toyota Hilux – fruto d segundo lugar na época transacta e dada a ausência do campeão (Emanuel Costa) na defesa do titulo no CNTrial4x4, Vasco Andrade e Nuno Graça realizaram uma prova ilesa de problemas, fechando o lote de equipas – apenas três, a concluir as quatro mangas sem qualquer penalização. Na quarta posição terminou o vencedor d ultima jornada de 2011 – Paredes, a equipa «Hortícolas Team», com Luís Jorge e Nuno Passos. A dupla do Suzuki Samurai não passou incólume a problemas mecânicos, face à quebra da barra de direcção logo na manga de arranque e na última com a barra de apanhar, obrigando a um penalização de tempo máximo em ambas as mangas. Seguiu-se na classificação a primeira formação espanhol «Doble Cardan 4x4» com a dupla Olidio Barros/Santiago Barros em Jeep Wrangler, na frente do «Grupo JANF/Stand Kubota». José Alexandre e David Brito estão de regresso após um interregno na recta final da última temporada, manifestando um grande espírito de competitividade e boa disposição.

Na estreia no CNTrial4x4, a «jipesecompanhia/Badinho» terminou na sétima posição apresentando uma Nissan Navara – ex: Indigo, muito bem preparada, com a dupla Pedro Costa/Francisco Pereira a necessitar de algum tempo para se adaptar. Seguiu-se na classificação geral três das mais experientes equipas do trial trial, a «Paljet», «standcandeias.com» e «Moveisvasco.com». Três formações que não passaram isentas a adversidades mecânicas. Paulo Jorge e Miguel Rios viram a caixa de direcção da Nissan partir-se, terminando na oitava posição, na frente de Paulo Candeias e Gerardo Sampaio. A formação de Carrazeda de Ansiães, sofreu uma penalização «técnica» em virtude da chegada para além da hora às verificações técnicas e administrativas do dia anterior, sendo-lhe atribuído o tempo máximo a umas das mangas concluídas. Ainda assim, mostraram o porquê de também eles serem um dos sérios candidatos ao título para 2012 ao registarem tempos próximos dos lugares cimeiros nas duas últimas mangas, mesmo sofrendo duas pesadas contrariedades mecânicas, nas duas primeiras mangas. Vasco Silva e Henrique Filipe Primeiro sofreram um rude golpe com a quebra do turbo do reconstruído Land Rover Freelander logo na primeira manga. A fechar a classificação final, mais três equipas com o mesmo resultado, face ao tempo máximo atribuído em todas as mangas. O regulamento previa que quem não termina-se ou não participa-se na manga, ser-lhe-ia atribuído o tempo de 15 minutos. Assim, e, por questões de ordem mecânica, a «Roger Auto» a «Mondariz 4x4» e a «Revi Clap», terminaram sem completar uma única manga na jornada inaugural do CNTrial4x4,
deixando no entanto, boas expectativas para a jornada que se aproxima para Alenquer.


Uma jornada algo diferente do que o CNTrial4x4 tinha vindo a apresentar, mas, muito competitiva
e demonstrativa da verdadeira imagem do que deve ser a competição, com elevado civismo,
competitividade, excelentes viaturas e muita camaradagem entre todos os elementos: pilotos,
mecânicos, publico, comissários e organização.

EC 4x4 vence Taça Rock Crawler ao «foto finish»

Stand Emanuel Costa

Num «duelo» de gigantes, a dupla Emanuel Costa/Nuno Araújo, não enjeitou a oportunidade para «escrever» mais um feito na carreira do piloto de Penafiel ao ser o primeiro vencedor da mais recente competição de trial, denominada «Taça Rock Crawler», dignificando a modalidade. O campeão nacional de trial em título começou por liderar, obtendo o melhor tempo nas duas primeiras mangas, acabando por ceder na terceira para Filipe Guimarães e Hugo Sampaio, partindo para a derradeira manga com escassos 1,2s de vantagem. No último «rond» a dupla da FRacing4x4.com chegou a alimentar a possibilidade de vencer, alcançando alguma margem que lhe permitiria ultrapassar o líder. Mas, a escassos metros da linha de chegada, o «Chevy» de Emanuel Costa foi mais veloz e aproveitou um deslize do «JK» para cimentar o triunfo, levando ao rubro os milhares de aficionados que vibraram até ao derradeiro obstáculo quando os dois «Crawler» se manifestaram lado a lado na dificuldade das pedras. Domingos Parente e João Pinto estrearam-se na categoria «Crawler», sentindo algumas dificuldades iniciais na adaptação a uma viatura mais exigente, face à sua agressividade, em contraste com o antigo Patrol GR. A dupla da «jipesecompanhia/Troqouro», cedeu nas duas primeiras mangas ao sofrer a penalização máxima em virtude dos pneus da frente se terem descolado das jantes no obstáculo das pedras, acabando apenas por concluir apenas a terceiro manga, terminando a prova com a junta omocinetrica partida. O derradeiro lugar do pódio premeia a «ousadia» do piloto de Gondomar em «desafiar» os poderosos Crawler estreados pelos seus mentores (Filipe e Emanuel) em competição de trial no ano de 2011. Pese embora nesta jornada apenas terem comparecido três Rock Crawler, a competitividade destes «aranhiços» ficou bem patente em pista na forma mais facilitada que estas viaturas ultrapassam os obstáculos.



Classificação Final – CNTrial4x4
1º Fevinor (Vítor Ribeiro/Vitorino Morais/Nissan), 25m19s
2º Team Serrão (Alexandre/Luís Araujo/Toyota), 30m36s
3º Repsol (Vasco Andrade/Nuno Graça/Toyota), 33m40s
4º Hortícolas Team (Luís Jorge/Nuno Passos/Samurai), 44m48s
5º Doble Cardan 4x4 (Olidio Barros/Santiago Barros/Wrangler), 48m07s
6º Grupo JANF/Stand Kubota (José Alexandre/David Brito/Patrol), 48m59s
7º Jipesecompanhia/Badinho (Pedro Costa/Francisco Pereira/Nissan), 49m18s
8º Paljet (Jorge Silva/Miguel Rios/Nissan), 49m44s
9º Standcandeias.com Paulo Candeias/Gerardo Sampaio/Wrangler), 53m09s
10º Moveisvasco.com (Vasco Silva/Henrique Filipe/Freelander), 59m17s
11º Roger Auto (Roger Puyal/Tiago Santos/Toyota), 01h00m,0s
11º Mondariz 4x4 (Afonso Gonzalez/Fran Veiga/Wrangler), 01h00m,0s
11º Ravi-Clap (Domingos Diniz/Mckael Diniz/Patrol), 01h00m,0s

Classificação Final – Taça Rock Crawler
1º EC 4x4 (Emanuel Costa/Nuno Araújo/Chevy), 19m16s
2º FRacing4x4.com (Filipe Guimarães/Hugo Sampaio/JK), 19m33s
3º Jipesecompanhia/Troqouro (Domingos Parente/João Pinto/Crawler), 51m33s



Calendário
Alenquer - 15 de Abril
Stª Maria Feira - 20 de Maio
Tábua - 23 de Setembro
Paredes - 28 de Outubro
Entrega de prémios - 2 de Dezembro



Informação enviada por Gabinete de imprensa: press@cntrial4x4.com / 925979225

quarta-feira, 7 de março de 2012

Passeio 4x4 Trilhos de Cinfães

O Moto Clube Cinfanense / Trilhos de Cinfães, vai realizar um passeio 4X4 denominado, "Passeio 4X4 Trilhos de Cinfães 2012, tem como principal objectivo a promoção e divulgação do nosso Concelho, da nossa beleza paisagística e da nossa gastronomia.
Qualquer Inf.- ttwixsoares@hotmail.com

segunda-feira, 5 de março de 2012

Trial 4x4: Tudo a postos para o arranque em Lousada


Tudo a postos para o arranque de mais uma edição do Campeonato Nacional de Trial 4x4, com o Eurocircuito de Lousada a receber a jornada de abertura, da responsabilidade do Clube Trilhos do Nordeste, com o apoio do Clube Automóvel de Lousada.

Uma competição mais compacta, menos dispendiosas para equipas e organizadores, vigorando apenas num só dia e, com o aliciante da «Taça Rock Crawler» que competirá à parte do CNTrial 4x4. Outra das novidades para esta edição beneficia os três primeiros classificados em cada jornada com prémios monetários, para além das bonificações financeiras no final do campeonato.

De salientar que esta segunda edição do CNTrial4x4 comportará apenas cinco provas: Lousada, a 10 e 11 de Março; seguindo-se Alenquer a 15 de Abril; Stª Maria da Feira a 20 de Maio; Tábua a 23 de Setembro; e por fim, Paredes a 28 de Outubro. A entrega de prémios, denominada Gala, está agendada para 2 de Dezembro, no restaurante «Assador.pt».

Para esta primeira ronda, são esperadas 15 equipas, sendo que 12 destinam-se ao CNTrial4x4 e 3 à Taça Rock Crawler. Para o pontapé de saída, o Clube Trilhos Nordeste, regressa a uma “casa” que bem conhece, moldando o espaço desta infra-estrutura desportiva a um novo figurino, apenas para esta primeira jornada. Assim, a dezena e meia de equipas, partirão lado a lado (2 a 2) para um
percurso de duas voltas com vários obstáculos de trial (pedras, valas, cruzamentos de eixo, lama, pneus e, muita resistência).




A jornada de Lousada inicia-se na tarde de Sábado, com as verificações técnicas e documentais, seguindo-se o «briefing» com os pilotos no Auditório da Câmara Municipal de Lousada, ficando as viaturas em parque fechado. Logo pela manhã do dia de Domingo, as equipas (CNTrial4x4 e Taça) começam a perfilar-se nas duas alas do circuito para se darem inicio às mangas cronometradas, com as finais a decorrem durante a tarde.

De salientar que este modelo apenas vigora nesta jornada de Lousada, sendo as seguintes, nos moldes tradicionais da competição. A «Taça Rock Crawler», terá 3 especiais/pet´s: 2 especiais de manhã com dificuldades extremas e 1 especial no final das 3 horas da resistência do CNTrial4x4, sendo que as viaturas correrão uma de cada vez, separadamente, quer de outros concorrentes, quer das viaturas do CNTrial4x4. Estas terão as verificações e manhã e as 3 horas de resistência à tarde, sendo suprimido o período de treinos.

Face às elevadas expectativas manifestadas pelos responsáveis das equipas inscritas, aguarda-se uma maciça moldura humana para presentear uma jornada muito atractiva e aliciante, dando garantias de um campeonato com uma forte componente de competitividade e qualidade, com viaturas bem preparadas e uma imagem digna para a modalidade.

Programa Oficial
Sábado: 10 de Março

16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas.
Parque fechado (Parque Tribunal Lousada)
20h30 - Briefing c/ os pilotos (Auditório Municipal de Lousada)
24h00 - Festa da Maismotor.tv no Ibiza Club/Lousada
Domingo: 11 de Março
08h00/09h00 - Abertura parque fechado
10h00/11h00 - 1ª manga
11h00/12h00 - 2ª manga
12h15 - Publicação de tempos
12h00/14h00 - Pausa para almoço
14h30/15h30 - Meia-final
16h00/17h00 - Final
17h30 - Cerimónia de entrega dos prémios

Fonte: Gabinete de imprensa - press@cntrial4x4.com / 925979225

Lista de Inscritos