terça-feira, 26 de outubro de 2010

Troféu Ibérico de Trial 4x4/Paredes TT Rota dos Móveis: O “tri” de Emanuel Costa em jornada emotiva





O «Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol», chegou à penúltima jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 em Baltar na liderança da competição e, de lá saiu com a posição reforçada, face a novo triunfo da dupla Emanuel Costa/Nuno Araújo.
Uma jornada que passou no exame final, quer em emotividade e competitividade, quer, no esquema “renovado” da pista de Baltar, apresentado pelo Clube TT Paredes Rota dos Móveis. O seu mentor, Manuel Ribeiro, prometeu, os concorrentes corresponderam com três horas de puro trial, com os milhares de espectadores a contribuírem para que a festa fosse uma realidade.

Com uma prova muito rigorosa, como é seu timbre, Emanuel Costa, não enjeitou esforços e, arrecadou uma vitória que, a dez minutos do final parecia quase impossível, aproveitando da melhor forma o difícil doseamento do guincho do até então líder, «Standcandeias.com». Com três triunfos em quatro jornadas, a formação do Jeep Wrangler fica agora com uma vantagem de 19 pontos para o segundo classificado do troféu «Team Indigo 4x4», equipa que não foi além da sexta posição na ronda do Clube TT Paredes Rota dos Móveis: “o nosso principal objectivo para esta prova era de assegurar o maior numero de pontos possível, nunca, enjeitando uma possível vitória…que acabou por nos sorrir. A pista convidava à competitividade numa das melhores provas do troféu. Ficamos muito agradados com a nossa prestação e com a disponibilidade dos homens do Clube TT de Paredes na promoção do trial. Agora vamos para a última prova em Várzea do Douro com uma vantagem pontual considerável que nos permite controlar sem grandes pressões, com vista à vitória final do troféu”, afirmou o piloto de Penafiel,






Emanuel Costa. Numa solarenga tarde, com um palco de eleição para a prática da modalidade, o vencedor foi uma incógnita até ao último minuto. Com o registo do melhor tempo no decorrer dos treinos cronometrados, Paulo Candeias e Carlos Filipe, ocupavam a primeira linha da grelha de partida, perdendo essa posição na passagem da segunda volta para Emanuel Costa, vindo a recuperar a posição à passagem da quinta, sensivelmente a meio da prova quando bateu a volta mais rápida da pista (12m11,8s). Quando faltavam cerca de dez minutos para o final tudo fazia crer que o piloto de Carrazeda de Ansiães não deixaria fugir o triunfo.
Mas, nesse período o Jeep TJ, deixou-se passar pelo mais “moderno” Wrangler, com Paulo Candeias a assistir a tamanha maldição do guincho que teimava em não se desenrolar. O segundo lugar acabou por ser um mal menor, numa prova em que manteve um interessante duelo com o líder do troféu na procura do triunfo, que, também lhe assentava bem, face à forma como se aplicou ao longo das três horas de prova. O derradeiro lugar do pódio premiou a «ventilações Moura» na estreia de uma nova viatura, um bem preparado Land Rover Defender. Gustavo Moura e Luís Moreira não passaram ilesos a problemas, essencialmente a barra de apanhar que foi soldada por duas vezes, característicos à estreia do jipe novo. 

No final, a satisfação era generalizada entre toda a equipa depois de recuperar por duas vezes posições mais baixas na classificação. Depois de inúmeros problemas mecânicos na Toyota Hilux, a «RepsolAmiauto TT», recebeu um “amargo” quarto lugar final, na frente do regressado Marco Oliveira da «Inersel», bem servido por Vasco Peralva e pela eficácia da Nissan Navara. Entre estreias e regressos, a prova de Baltar justificou o apelido da “melhor do troféu” contribuindo para o efeito a aplicação e dedicação das restantes equipas na procura do melhor resultado, com o máximo respeito para com os adversários e o publico, em prol do espectáculo e competitividade. De salientar o facto do «Team Biclas» apresentar-se com dois navegadores, permitido pelo regulamento do troféu, sendo neste caso, o terceiro elemento, Cândido Barbosa. Uma estreia do Vereador da Câmara Municipal de Paredes que cumpriu com a sua missão, servindo-se ainda por instantes do volante no Patrol no decorrer dos treinos.

A jornada de Baltar terminou com a tradicional entrega de Prémios que contou com a presença da Dr.ª Conceição Rosendo, Presidente da Junta de Freguesia de Baltar e, com o Vereador do Pelouro do Desporto, Cândido Barbosa, em representação da Câmara Municipal de Paredes.

A derradeira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 está agendada para Várzea do Duro a realizar nos dias 20 e 21 de Novembro, seguindo-se a entrega de prémios final nas instalações do Restaurante “Assador” na Zona Industrial do Porto, a partir das 20horas de Domingo, 21 Novembro.


 

Para mais informações consulte a página www.trofeutrial4x4.com

Classificação Final
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol (Jeep Wrangler), 9 voltas (2h48m21,6s); 2º Standcandeias.com (Jeep TJ), 9v (2h49m37,1s; 3º Ventilações Moura (LR Defender), 8v (2h58m56,7s); 4º Repsol Amiauto TT (Toyota Hilux), 7 (2h53m09,7s); 5º Inersel (Nissan Navara), 6v (2h4637,5s); Team Indigo 4X4 (Nissan Patrol), 5v (1h4407,3s); 7º Paljet (Nissan Patrol), 5v (2h39m15,7s; 8º Revi-Clap (Nissan Patrol), 5v (2h2h48m14,4s); 9º RSTT (Toyota BJ40), 5v (2h5652,0s; 10º Cutelarias.com (Toyota Hilux), 4v (2h25m15,2s

Classificação absoluta: (após 4 provas)
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 158 Pontos; 2º Team Indigo 4x4, 139; 3º Repsol Amiauto TT, 124; 4º StandCandeias.com, 121; 5º Fervinor SA, 102; 6º Paljet; 100; 7º Revi-Clap, 94; 8º EcoFriendly Biclas, 82; 9º JANF Team, 80; 10º Ventilações Moura, 78.

Próxima prova:
20 e 21 Novembro/Várzea do Douro
21 Novembro/Entrega de Prémios (Assador/Porto)

1 comentário:

Pedro Santos disse...

Bom artigo. Segui a prova em directo pela net, não é a mesma coisa, claro, mas mesmo assim foi uma bela corrida. O Emanuel não dá hipótese.

O Defender do Moura e do Gustavo está absolutamente brutal.

Pedro
Land Rovistas.Com