sexta-feira, 12 de abril de 2013

Campeonato Nacional Navegação 4x4 em Baião a 4 de Maio



O concelho de Baião vai receber a terceira ronda do Campeonato Nacional de Navegação 4x4. Depois de visitarem Mafra e a Benedita, as equipas rumam ao norte para vasculhar 65 waypoints entre a Serra do Marão e o Rio Douro, no próximo dia 4 de Maio.

Baião estende-se ao longo de 17452,2 km2, confrontando a Norte e a Este (nas encostas da Serra do Marão) com os concelhos de Amarante, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio. A Oeste podemos encontrar o Marco de Canaveses. A Sul, o rio Douro separa-o dos Concelhos de Cinfães e Resende.

Baião revela-se assim… ao natural com uma beleza ímpar capaz de atrair os mais aventureiros. No dia 04 de Maio é a vez da caravana do Campeonato Nacional de Navegação 4x4 – competição promovida sob a égide da FPTT em conjunto com a Lazer para Todos – visitar esta bela zona situada a norte de Portugal.

A organização preparou cerca de 62 waypoints – coordenadas de GPS – que, ao longo de seis horas de condução fora de estrada, deverão ser encontradas. As provas de navegação 4x4 misturam destreza de condução fora-de-estrada com elemento paisagístico já que as equipas têm liberdade para escolher quais os pontos a visitar e qual o caminho que pretendem seguir… sem esquecer o tempo limite. Um vez encontrado o waypoint, deverão validar a presença através de fotografia. Cada waypoint tem uma pontuação distinta, em função da dificuldade que o ponto revela, podendo variar entre os 10 e os 50 pontos.

Uma vez que cada equipa é livre de escolher qual os pontos que pretende visitar e qual o caminho a cumprir, a prova é acessível a todo o tipo de viaturas todo-o-terreno não sendo exigida qualquer preparação especial. O único equipamento obrigatório é o recurso a um GPS que possa ler coordenadas, fornecidas pela organização e uma máquina fotográfica para validar os pontos.

“As provas de navegação 4x4 são uma excelente forma dos adeptos do todo-o-terreno conhecerem uma região. Os participantes são convidados a conhecer os recantos de uma região mas cada um escolhe os pontos que quer visitar podendo assim adaptar à viatura que utiliza”, esclarece José Magalhães, organizador da ronda de Baião.

Sem comentários: