quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Navegação4x4: Portugueses rumo ao Sahara Aventura


 O «Sahara Aventura» é uma das mais antigas provas amadoras de navegação 4x4, disputada em solo marroquino. Ano após ano, a organização tem vindo a presentear os participantes com um desafio extremo que põe à prova não apenas os dotes de navegação mas também a capacidade de resistência e homens… e máquina.

A edição de 2012 decorre entre os dias 3 e 7 de Dezembro. Serão cinco dias de intenso despique, disputados no sul de Marrocos. Pela primeira vez na história desta competição, os participantes vão rumar por novas paragens; o Sahara Aventura deixa as dunas do Erg Chebbi e estende-se quase até à fronteira da Mauritânia conduzindo os participantes ao longo da costa… por zonas onde o asfalto tarda em chegar.

Um novo desafio para todos os participantes que marca uma nova era, nas palavras dos organizadores. “Criar etapas complicadas para a navegação, com paisagens espetaculares e percursos impressionantes e que, ao perfazerem cinco fossem representativas das diversas paisagens que Marrocos pode proporcionar: planícies, dunas, chotts, rios, desfiladeiros, palmeirais e montanhas”, descreve Albert Pascual, organizador.

Esta edição irá contar com 10 equipas lusas, repartidas entre a classe single e classe duplas. Entre as formações portuguesas contam-se com alguns repetentes – a confirmar a boa imagem que a prova possui junto das equipas participantes – e ainda alguns estreantes.

Entre estas, a formação «Proseries Desert Team» (vencedora absoluta edição 2011) surge desfalcada já que apenas vai alinhar na classe single, mantendo no entanto a vontade de bom resultado. Ainda nesta classe, também alinha a «Onzze» que pretende bater-se pelos lugares do pódio.

A classe Dupla deverá ser a mais disputada, e igualmente a mais participada. Entre os presentes, estará a «Terceira Açores 4x4» que depois de um 3º lugar (2010); de um 2º (2011) já só pensa na ascensão ao primeiro posto. Com ambição num bom resultado estará igualmente a «Duomaquete/Paredecar» que depois do 3º lugar alcançado em 2011 regressam para tentar subir uns degraus.

A luta pelos lugares do pódio nesta classe promete ser um dos motivos de interesse. A «Móveis Nelo/EriceiraTT» já saboreou o sabor da vitória e quererá certamente vingar a má sorte verificada em 2011, quando obtiveram o mau resultado mercê de inúmeros problemas

Sem comentários: