A festa do trial 4x4 invadiu o concelho de Moimenta da Beira e fixou-se
no Monte do Alto da Portela, na freguesia de Leomil. Uma romaria de adeptos,
aficionados e forasteiros, contrariaram as tendências do verão, e trocaram as
altas temperaturas - a proporcionar uma ida à praia, por uma jornada plena e
emotiva de trial 4x4.
Cinco mil pessoas não regatearam esforços e, não
arredaram pé, até que a bandeirada de xadrez fosse elevada para consagrar o
triunfo da equipa «Preparações Badinho 4x4». Pedro Costa e Filipe Alves
estrearam-se no lugar mais alto do pódio, tornando-se na terceira equipa
diferente a vencer esta temporada, concluída que foi a terceira jornada do
Campeonato Nacional de trial 4x4.
A organização, a cargo da seção de Todo
Terreno do Clube Desportivo de Leomil, esteve eximia na receção e hospitalidade
evidenciada a todos os elementos das equipas presentes na prova do clube
beirão, com um jantar de confraternização e estadia, a anteceder a vertente
competitiva, reservada para o dia de domingo. O período
da manhã foi reservado ao prólogo, para formação das grelhas de partida de cada
classe.
No CNTrial4x4, a Nissan Navara de Pedro Costa foi mais veloz e garantiu
a «polé», na frente do Suzuki de Paulo Campos e do Jeep Proto de Ricardo
Lourenço. Este foi apenas um prenúncio do que iria suceder ao longo das três
horas de resistência, com este trio – ao qual se juntou o Samurai de Luís
Jorge, a assumir as despesas da prova, com constantes alterações na liderança.
Até que, à passagem da segunda hora, a «Preparações Badinho 4x4» embalou em
definitivo rumo a uma vitória bem conseguida e trabalhada, beneficiando de uma
estratégia que resultou em pleno, face à total fiabilidade da Navara que apenas
cedeu pelo cabo do guincho - um acessório pouco utilizado nesta jornada de
Leomil, tendo em conta a forma mais rolante como os obstáculos estavam
escalonados.
Depois de quase se ter despedido ainda no período da manhã, a
dupla Ricardo Lourenço/Paulo Lourenço acreditou que ainda era possível, bem
apoiada pelo seu staff, de reparar a transmissão e a caixa de velocidades que
tinha partido logo no arranque para o prólogo. Uma missão de sacrifício mas
recompensada no final com a «Pizzaria Refugio» a chegar à segunda posição,
terminando com, mais um furo contabilizado e «pendurado» pela bateria que
falhou várias vezes.
À passagem da segunda volta, a «Hortícolas Team» já se
tinha instalado na liderança, mas não resistiu aos ataques sucessivos, primeiro
de Paulo Campos e posteriormente de Pedro Costa, optando por fazer uma gestão
mais cuidada - já depois de ter quebrado uma jante, quer da mecânica quer das
elevadas temperaturas que chegaram a atingir 40º. A perfeita administração da
prova permite a Luís Jorge manter a liderança do campeonato, agora em igualdade
pontual (110) com Ricardo Lourenço. Separados apenas por uma volta, as duas
formações de Bragança mantiveram uma acesa luta pela quarta posição que
acabaria por ficar na posse da «SS Automóveis», que passou ilesa a qualquer
problema mecânico.
Ao invés, o seu conterrâneo – TabôTeam 4x4 (Flávio Gomes e
Pedro Nascimento), que comandou por largos períodos o ataque à liderança,
acabaria por ver a bomba de direção do Jeep Wrangler ceder à terceira volta,
complicando a árdua tarefa de manter-se na luta pelo triunfo, perdendo o quarto
posto a dez minutos do final, para a dupla Zé Rabal/Pedro Rodrigues. Discreta
mas super eficaz, a dupla Miguel rios/To-zé Sousa, passou despercebido e quase
se intrometia na luta pelo pódio, não fosse o turbo Nissan Navara acusar
sintomas de fraquesa.
A «Padaria Flor de Ermesinde» acabou por garantir a sexta
posição, na frente da «Disco Campos», com Paulo Campos e Vítor Rodrigues a
perder o comando da prova após a primeira com a quebra das juntas homocinéticas
do Suzuki Samurai. Numa luta serrada pela equipa que mais furou! A
«Nordhigiene» começou por levar vantagem no prólogo com dois furos sucessivos,
apenas igualada pelo «Team Serrrão». No entanto, António Calçada e Francisco
Moura, viram o azar rondar a mecânica do Suzuki com a quebra da transmissão a
meia hora do final, tempo ainda para conservar a oitava posição, já bem
distante de qualquer forcing final dos adversários que os precedia, ficando
estes a quadro voltas de perder mais posições.
Neste pelotão, foi liderado pelo
«Team Serrão», que venceu o duelo dos «furos» ao totalizar cinco…, ao longo da
prova, terminando ainda sem suspensão traseira. Um golpe rude para as
aspirações de Alexandre Lemos e José Silva que tinham chegado a Leomil com o
objetivo de lutarem pela vitória. A «ReviClap» surgiu nesta terceira jornada
com um novo carro, um Suzuki Jimmy, ainda em fase de «teste», acusando
problemas de eletrónica que não permitiram à família Dinis, Domingos e Mikael,
ir além do decimo lugar, na frente do regressado Guilherme Coelho, acompanhado
por José Fernando.
A dupla do «Patryota» que após mais de um ano de interregno
não acusou falta de ritmo, apenas registou alguns problemas mecânicos, cubo
roda partido e direção, que condicionaram chegar a lugares mais cimeiros. As
duas derradeiras posições foram ocupadas pela «Churrasqueira Brasa d’Ouro» que
esteve um largo período de tempo nas boxes a retificar problemas com a
transmissão do Land Rover e a «Roger Auto», vencedora da jornada inaugural em
Valongo a abandonar bem cedo quando ficou sem direção na Toyota Hilux.
Depois de Valongo, Lousada e Moimenta da Beira, a caravana do Campeonato
Nacional de Trial 4x4 entra num período de dois meses de férias, regressando a
1 de Setembro à região transmontana, mais concretamente a Vimioso. A última
ronda está marcada para 20 de Outubro na cidade de Paredes.
Taça Rock Crawler reduzida
Apenas duas equipas estiveram em confronto entre os «Crawler». Numa luta
de vizinhos, o «TeamCarjaime/Troqouro» não teve grande oposição da «Paljet»,
que denotou grandes dificuldades em tirar a potência para o «chão» do seu
Crawler. Com este triunfo em Leomil, Domingos Parente e João Pinto passam a
liderar destacados esta competição com 116 pontos, mais 40 que a «EC4x4»
ausente nesta jornada, enquanto Jorge Silva e José Pires ascenderam à terceira
posição por troca com a «FRacing».
Promoção esteve bem animada
Foram mais de duas dezenas, as equipas que compareceram para formar
grelha nas três classes denominadas de promoção. Nas três classes em
competição, outros tantos vencedores diferentes das jornadas anteriores, numa
clara demonstração da competitividade destas viaturas menos preparadas! Entre
as viaturas Suzuki Samurai, com carros mais próximos dos originais e sem
grandes alterações, Floriano Maia e Rui Magina (Trava embraia) estriaram-se a
vencer, deixando os restantes lugares ao rubro, com quatro equipas a terminarem
com o mesmo número de voltas (9). No duelo do cronómetro, saiu ganhador o «Team
Suzuki de Fafe» que teve a seu lado no pódio a «Auto Diesel/Offroadproject»,
com Pedro Oliveira e Sandro Magina a assumirem a liderança da competição.
Terminaram ainda o «Team Auto Socorro» e o «Samurai 4x4 Extreme» na quinta
posição.
Na Classe 1 que agrupa as viaturas com pneus até 35”, outra equipa a
experimentar o lugar mais alto do pódio. Uma «batalha» ao segundo que durou até
bem perto do baixar da bandeira xadrez, com a «Sópedra 4x4/Kaiser» a levar de
vencido o líder da competição, a «Sucatas David Rocha» que detém agora apenas
oito pontos de vantagem precisamente para Carlos Rosa. A emoção esteve com
sucessivas trocas de líder com Renato Rocha e Sérgio Pereira a assumirem as
despesas da primeira meia hora, sendo depois passados pela «Fernandes &
Jacinto» à passagem da primeira hora. Mas, seria já bem perto do final que
Carlos Rosa e Pedro Silva se impuseram e garantiram um triunfo arrancado a
«ferros», num derradeiro duelo a dois – que terminou com o mesmo número de
voltas (10), face ao atraso de João Fernandes e Vítor Sousa que caíram para a
quinta posição, atrás de «Luís Soares Duarte Wines». O terceiro lugar foi
ocupado pela «AutoSemancelhe», enquanto o «Produtor de Vinhos Luís Fonseca»
terminou a sexta posição, na frente da «Fastlane». A «Auto José Fernando» não
completou qualquer volta, face aos problemas mecânicos registados ainda no
prólogo.
Na Classe 2, que agrupa os carros com pneumáticos 36 e 37”, manteve a
sendo dos estreantes, com a «JiiPark» a chegar à vitória que bem perseguiu em
Lousada. Uma prova muito renhida, com os três primeiros a terminar com o mesmo
número de voltas (9). Á passagem da primeira hora de prova, Nelson Sousa e
Tiago Santos destronaram da liderança os irmãos Caimeirão – Furões TT/Vimioso e
não mais largaram a dianteira. A dupla transmontana, mais ambientada ao Land
Rover, sentiu algumas dificuldades em gerir o aquecimento do Defender, optando
por refrear os ânimos e defender-se dos sucessivos e ameaçadores ataques da
«JMF». Motivados pelo triunfo de Lousada, Frederico Fernandes e António Azevedo
tentaram tudo por tudo para ascender à liderança mas tiveram um revés nesta
missão, quando a meia hora do final ficaram um tubo dos travões rebentou e o
rendimento wrangler começou a fraquejar devido ao muito pó. A terceira posição
da dupla de Famalicão garante-lhe assumir a liderança da competição. A estreia
da dupla Hugo Terreiro/Rodrigo Sousa foi bastante positiva, ao levar o UMM
inscrito pela «ARC Sport» à quarta posição com apenas 1 volta a menos do trio
da frente, sendo um dos grandes animadores da prova. Bruno Teles e António
Fonseca (LRT) terminaram na quinta posição com o mesmo número de voltas,
ficando condicionados pelos problemas de suspensão do Defender. O «Rei da Palha»,
marcou a estreia no CNTrial4x4 com uma agradável prestação ao garantir a sexta
posição, na frente da «dreamcar».
Informação enviada por gabinete de imprensa do CNTrial4x4
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