terça-feira, 22 de junho de 2010

IV Passeio TT MCoutinho de Paredes a Areosa: A festa da família 4x4




Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo MCoutinho promoveu o seu passeio anual todo-o-terreno, desta feita com partida das instalações de Paredes e a terminar na Areosa/Porto. Um evento destinado aos clientes e amigos proprietários das marcas representadas pelo grupo: Land Rover, Ford e Mazda, com tradição em viaturas fora de estrada.

Como vem sendo tradição, a caravana aumenta de ano para ano, tendo à partida desta edição 85 viaturas e, mais de três centenas de participantes. Antes da partida foram efectuadas as verificações às viaturas, enquanto os participantes se serviam do pequeno-almoço. Após um ligeiro percurso por asfalto, a caravana entrou nos trilhos mais acidentados em direcção a Paredes, passando ainda pela zona florestal do concelho de Gondomar

Um percurso que permitiu aos participantes apreciar as mais belas paisagens serranas da região. Ao longo do trajecto, de baixa dificuldade, foram muitas as actividades radicais, desde tiro ao alvo, rapel, BTT e canoagem, tornando este evento numa iniciativa muito familiar, face às inúmeras famílias que não quiseram perder a oportunidade de conviver e criar novas amizades.

O repasto foi servido num espaço paisagístico de rara beleza encravado entre altas serras por onde corre o rio Sousa, ao largo da “Senhora do Salto” em Paredes. Um almoço “pic-nic” com a tradicional sardinha dos santos populares, a febra e a barriguinha grelhada, tudo bem regado com o bom tinto da região. Na chegada às instalações na Areosa, os participantes tinham à sua espera um lanche para reconfortar o estômago, enquanto eram distribuídos as várias lembranças a todos as equipas que responderem ao questionários e participaram nas actividades radicais.

Antes de regressarem a suas casas, as viaturas 4x4 foram alvo de uma inspecção final com direito a saírem da área de serviço com a “cara” lavada. De realçar o espírito de grupo que foi partilhado entre os participantes, testemunhado pelo Presidente da MCoutinho Automotive SGPS António Coutinho, ressalvado à partida e chegada da caravana “o objecto foi claramente alcançado, ao juntar-se um número elevado de clientes das marcas que comercializamos, em torno de um evento que se vai fixando no grupo numa vertente dos 4x4. Um evento que continuaremos a apoiar face ao êxito e importância que vai tendo no Grupo MCoutinho e, acima de tudo, importante para alicerçar os nossos objectivos de mercado”.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Amigos do Monte terminaram DAM no quarto lugar



A equipa de navegação off-road dos Amigos do Monte/Hemauto, composta por Vítor Almeida (ao volante do Toyota Land Cruiser) e por Tozé Morgado (no PC e GPS), participou na quarta prova do DAM - Desafios Amplitude Máxima, no passado sábado, 19 de Junho.

A carta militar escolhida pela organização foi a nº 71, em terras de Fafe, uma zona bastante bonita e agradável de se conhecer, quer nas zonas altas, como nas zonas mais baixas junto aos percursos de água.

Com 15 equipas presentes, algumas delas conhecendo bem a região, a equipa dos Amigos do Monte sabia que a prova não seria fácil, e só mesmo as melhores estratégias poderiam resultar, desde que fossem bem concretizadas no terreno.

Da parte da manhã, com duas horas de prova definidas, o objectivo foi atacar os pontos baixos, procurando sempre marcar "waypoints" junto à àgua. A estratégia da manhã cumpriu-se sem problemas e chegou-se à hora do almoço (14 horas) sem qualquer penalização.

Nas duas horas e meia da parte da tarde, a marcação de pontos centrou-se nos pontos altos da carta, zona onde a equipa sentiu mais dificuldades, pois alguns pontos mostravam-se de difícil acesso. No entanto, a estratégia estava a ser cumprida, até à marcação do último ponto alto, o oitavo, onde um caminho estreito de mais para o Toyota impediu que se conseguisse marcar um ponto alto "importante" e que poderia ter ajudado a equipa na subida de classificação.

Como resultado final, e após a penalização de algumas equipas à chegada, a equipa dos Amigos do Monte terminou a prova no quarto lugar, subindo para a sexta posição na classificação geral. O DAM vai agora de férias e regressa em Setembro, algures na zona Norte de Portugal.

Classificação da Prova e Geral disponível no site oficial.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Troféu Trial 4x4: Emanuel Costa venceu em Montalegre

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Numa terra de “paixões” pelo deporto automóvel, a vila transmontana de Montalegre assistiu à vitória do Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, naquela que foi a terceira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 que se disputou na tarde de Domingo, 13 de Junho, na Pista de Automóvel de Montalegre, numa organização do Trepa Monte Clube TT Montalegre.

Na estreia em provas do Troféu Ibérico Trial 4x4, a pista de Montalegre, proporcionou grandes momentos de puro trial, com constantes desafios a pilotos e navegadores, que colocaram o seu talento e destreza ao serviço das verdadeiras máquinas 4x4 que sofreram algumas mazelas mecânicas, perante uma agradável moldura humana.

Depois de um domínio inicial do Team Indigo 4x4, que durou cinco minutos para além das duas horas de prova, Emanuel Costa e Nuno Araújo, ascenderam à liderança, aproveitando a fiabilidade do Jeep Wrangler, apenas acusou problemas com a corrente do alternador, e os sucessivos problemas com o cabo do guincho e a quebra da homocinetrica do Nissan Patrol de Domingos Oliveira e Tiago Silva.


O Team Indigo 4x4 acabou por ter uma prova azarada na derradeira hora das três de puro trial 4x4, apenas conseguindo completar 3 voltas, acabando por se quedar pelo último lugar do pódio. Talvez este seja para a equipa o pódio mais amargo da competição, depois de obter a melhor volta nos treinos cronometrados e liderado mais de dois terços da prova…

No regresso à competição, Gustavo Moura e Luís Moreira lograram alcançar em Montalegre um excelente segundo lugar, numa prova plena de regularidade. Um desempenho de grande nível para a Ventilações Moura que em muito se deve á fiabilidade do seu Defender que passou imune a avarias mecânicas, com excepção de um furo… O triunfo, esse voltou a sorrir para o Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, a única equipa a conseguir vencer duas provas esta temporada. Emanuel fez uso da sua longa experiencia no trial e voltou a surpreender pela forma disciplinada como encara cada jornada, esperando a altura certa para encetar o “ataque” final. Já o tinha feito na jornada inaugural, agora repetiu a dose em Montalegre, aumentando para nove pontos a vantagem na classificação do Troféu após concluídas três jornadas. Mesmo com um inicio de prova algo irregular, o Domingos Parente e Tiago Silva terminaram em grande, recuperando até ao quarto lugar final.

Uma excelente recta final do Team EcoFriendly Biclas que deu mostras de voltar em grande forma. È talvez o piloto/equipa mais acarinhada entre os mais “antigos” da modalidade em actividade – Domingos Diniz, acompanhado por Vítor Seabra. Com a sua longa experiencia e em grande progressão, a Revi Clap tem apresentado nas provas do Troféu Ibérico, o verdadeiro espírito de trial. Com a sua regularidade e agilidade alcançou um brilhante quinto lugar final, mesmo sendo obrigado em plena pista a substituir a barra de direcção do Nissam Patrol. A Repsol Amiauto TT esteve durante grande parte da prova entre os lugares do pódio, acabando por fragilizar na parte final com problemas com o pendural da caixa de direcção do Toyota Hilux, descendo para a sexta posição, na frente de um surpreendente José Alexandre e Ricardo Marques do Team JANF.

A prova de Montalegre foi cruel para o Standcandeias.com, com sucessivas incursões pela boxe para resolver inesperados problemas mecânicos do Jeep Tj, que tiveram inicio ainda no decorrer dos treinos cronometrados. Num forcing final, Paulo Candeias e Carlos Filipe ainda conseguiram, face a uma condução de “ataque” e muita destreza subir ao oitavo lugar da geral, depois de passarem pelas últimas posições.

Desde muito cedo com problemas mecânicos no Nissan Patrol, Jorge Silva e António Sousa (Paljet), não foram além da nona posição, na frente da única equipa espanhola em prova – Quintanillas IV, a fechar os dez mais.              

A próxima jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4 levara a caravana até à Ciudade de Santiago de Compostela (Espanha) a 11 de Julho, para a realização da quarta ronda da competição.      

Indigo 4x4 vence Extreme Gigglepin 4x4
A iniciativa promovida pela DragRace voltou a contemplar as três melhores equipas da classificação geral a utilizarem ginchos da marca Gigglepin, Assim, o Team Indigo4x4 subiu ao lugar mais alto do pódio, revertendo a seu favor o tão ambicionado cheque de 300€, seguido pela Repsol Amiauto TT (200,0€) e pelo Team JANF (100,0€). De destacar a presença do proprietário da marca Gigglepin, o conhecido Jimmy que fez a honra da entrega dos prémios monetários.

Classificação Final:
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 16 voltas; 2º Ventilações Moura, 14; 3º Team Indigo 4X4, 13; 4º EcoFriendly Biclas, 11; 5º Revi-Clap, 9; 6º Repsol Amiauto TT, 8; 7º JANF Team, 8; 8º Standcandeias.com, 8; 9º Paljet, 6; 10º Quintanillas IV, 6; 11º Fevinor S.A., 6; 12º Gigglepin 4x4, 5; 13º Clube TT Paredes.com, 5; 14º Cutelarias.com, 4; 15º Team Serrao, 3

Classificação absoluta: (após 3 provas)
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 118 Pontos; 2º Team Indigo 4x4, 109; 3º Repsol Amiauto, 90; 4º Fervinor SA, 86; 5º StandCandeias.com, 82; 6º EcoFriendly Biclas, 72; 7º Paljet, 72; 8º, Revi-Clap, 68; 9º JANF Team, 60; 10º Cutelarias.com, 56. 

Calendário 2010: 11 Julho/Ciudade Santiago Compostela; 17 Outubro/Paredes Rota Móveis

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Troféu Ibérico de Trial 4x4: Forte participação na jornada transmontana


A Pista Automóvel de Montalegre será o palco da terceira jornada do Troféu Ibérico de Trial 4x4, numa organização do Trepa Monte Clube TT Montalegre. Numa terra de “paixões” pelo deporto automóvel, a vila transmontana irá receber as 23 equipas inscritas para mais um “tira-teimas” na luta pela vitória final, numa competição que tem cativado mais adeptos e participantes ao longo das duas jornadas já realizadas nesta terceira edição do Troféu Ibérico de Trial 4x4.
Depois dos triunfos do “Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol” na jornada inaugural em STª Maria Feira e, da mais recente vitória do “Standcandeias” na Lourinhã, esta jornada reveste-se de grande importância para cimentar posições na classificação geral, liderada por Emanuel Costa e Nuno Graça, com escassos 6 pontos para a dupla do “Team Indigo 4x4”. Contudo, muitas outras equipas podem surpreender no final das três horas de puro trial, ao longo de um circuito com uma diversidade de obstáculos, onde as surpresas podem surgir a qualquer altura. Com mais de duas dezenas de viaturas em pista, esta terceira ronda apresenta algumas caras novas na competição deste ano, assim como o regresso de outras que marcaram pela ausência na última jornada. 
Desta feita, os próximos dias, 12 e 13 de Junho, serão marcados para uma visita à Vila de Montalegre, que se estreia na competição, para assistir a mais um evento de grande nível competitivo com constantes desafios a pilotos e navegadores, portugueses e espanhóis, que colocam o seu talento e destreza ao serviço das preparadas máquinas 4x4. Em mês de festa e romaria, o povo raiano recebe mais um importante acontecimento desportivo para a região. Um facto que será testemunhado pelos milhares de pessoas que se tem deslocada a varias regiões do pais para presenciar um dos mais mediáticos acontecimentos de Trial em Portugal.

Programa Oficial:
Sábado: 12 Junho
16h00/20h00 - Secretariado, verificações técnicas e administrativas.
16h00/20h00 - Parque fechado Praça do Município
20h30 - Briefing com os pilotos no Salão Nobre do Município de Montalegre

Domingo: 13 Junho
08h00/09h00 - Abertura parque fechado
09h00 - Desfile em caravana até local da prova
10h00/12h00 - Treinos Oficiais
12h15 - Publicação de tempos e pré-grelha
12h00/14h00 - Pausa para almoço
13h30/13h50 - Entrada em Parque Fechado/Grelha de Partida
13h55 - Briefing
14h00 - Inicio da prova de Resistência Trial 4x4
17h00 - Final da prova de Resistência Trial 4x4
17h05 - Divulgação da classificação
17h15 - Cerimonia de entrega dos prémios


Prémios monetários:
(da responsabilidade do Clube organizador - Trepa Monte Clube TT Montalegre)
1.º Lugar - 400€; 2.º Lugar - 200€; 3.º Lugar - 100

Classificação absoluta: (após duas provas)
1º Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol, 78 Pontos; 2º Team Indigo 4x4, 72; 3º Fervinor SA, 66; 4º Repsol Amiauto, 60; 5º StandCandeias.com, 56; 6º Paljet 48; 7º Cutelarias.com, 42; 8º EcoFriendly Biclas, 38; 9ºInersel, 38; 10º, Revi-clap, 36. 

Calendário 2010:
13 Junho - Montalegre
11 Julho - Ciudad Santiago Compostela
17 Outubro - Paredes Rota Móveis

terça-feira, 1 de junho de 2010

Petição a favor do Dia Nacional do Todo-o-Terreno

O Todo-o-Terreno, nas suas diferentes vertentes, afigura-se presentemente como uma actividade em franco crescimento no território nacional e que conta com um grande número de praticantes, apoiantes e simpatizantes, dispersos por todo o país, para além de diversas associações e clubes em franca expansão. A prática do Todo-o-Terreno consiste, em traços muito genéricos, na prática desportiva motorizada, amadora ou de competição, levada a cabo através da condução de veículos que, pelas suas particularidades, facultam a circulação fora de estrada, promovendo essa forma o acesso a locais normalmente inacessíveis a outro tipo de veículos.
O prazer associado à condução fora de estrada, seja de forma activa ou enquanto espectador ou simpatizante, é hoje em dia partilhado por vários milhares de Portugueses.
Para além da vertente lúdica do Todo-o-Terreno, há ainda que salientar outros aspectos e benefícios importantes que advêm da prática da prática da  modalidade, relacionados com o potencial fomento de actividades turística específicas potenciadoras de desenvolvimento económico e de eventual criação ou consolidação de postos de trabalho, em particular em regiões recônditas, normalmente menos favorecidas em termos de acessibilidades, a divulgação de pontos de interesse turísticos e culturais específicos cujo acesso e promoção se facilita através da prática da modalidade, a eventual contribuição em acções cívicas e/ou de apoio à Protecção Civil, Bombeiros e Serviços Florestais, entre outros, e também no que concerne à redescoberta do País por parte dos cidadãos sob uma nova perspectiva intimamente ligada à natureza e aos vastíssimos percursos fora de estrada existentes. Há ainda que salientar que a vertente do Todo-o-Terreno de competição supõe correntemente a organização de diversos eventos e provas que, de uma forma geral, potenciam o desenvolvimento de diversas actividades económicas e turísticas que gravitam em torno da modalidade e do espectáculo em si.

A criação do Dia Nacional do Todo-o-Terreno visa, entre outros objectivos, divulgar, credibilizar, dignificar e promover sustentadamente a modalidade, revestindo-a de um carácter mais formal e institucional, promover igualmente o espírito de união e harmonia entre as associações, clubes, praticantes, apoiantes e simpatizantes, servir de veículo de reforço da oficialização da modalidade a nível nacional e internacional, para o fomento de várias actividades, nomeadamente acções de sensibilização e consciencialização cívica e ambiental, de esclarecimento e formação, e de código de conduta entre os praticantes, etc.

A escolha do dia 26 de Março surge como forma de homenagear José Megre, popularmente apelidado de “Pai do Todo-o-Terreno Português”. Nascido a 26 de Março de 1942 e falecido a 21 de Fevereiro de 2009, José Megre foi o maior promotor e impulsionador da modalidade no nosso País, cujo mérito se reconhece também além fronteiras. Grande parte do que se faz actualmente no nosso País em termos de Todo-o-Terreno se deve a este homem.

Pelo exposto, nós abaixo assinados, solicitamos o reconhecimento legal do dia 26 de Março como o Dia Nacional do Todo-o-Terreno. Esta petição é uma iniciativa da associação do Clube Terra a Terra, Rescueteam4x4 e Oestes Team Offroad.



A petição pode ser consultada e assinada no link seguinte:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2258