terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Wrangler Power


Jeep Wrangler Rubicon a subir uma picada no I Passeio TT "Por um Natal Melhor".
Em Soalhães, Marco de Canaveses, no dia 18 de Dezembro de 2011.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Gala de entrega Prémios do Campeonato Nacional Trial 4x4: A festa da consagração


A grande Gala de entrega de prémios do Campeonato Nacional de Trial 4x4 aconteceu no passado dia quatro nas instalações do “O Assador.pt” na zona industrial do Porto, com muita animação, espectáculo, entrega de prémios e, muitas novidades quanto à edição de 2012 do CNTrial4x4.

Uma cerimónia que assiste o reconhecimento e homenagem a personalidades, pilotos, equipas e campeões! Um evento que engrandece a modalidade e, uma forma dos organizadores retribuírem todo o empenho e dedicação a todos quanto contribuíram de forma significativa para o engrandecimento do Campeonato Nacional de Trial 4x4, salientando-se com elevada distensão os resultados obtidos pelas equipas ao longo de uma nobre temporada de trial.

Uma “gala” com um jantar convívio que foi aberto a todos os aficionados e praticantes da modalidade, entre, pilotos, navegadores, mecânicos, comissários, patrocinadores, amigos e comunicação social. Ao final da tarde começaram a chegar os primeiros “galardoados”, enquanto se ultimavam os derradeiros preparativos! Ao princípio da noite e, com hora marcada, foi servido o jantar num espaço repleto, com a “família” do CNTrial4x4.

Quando as luzes começaram a enfraquecer, algo estava para acontecer! Deu-se início a um espectáculo impar, com a actuação do grupo de bailarinos “residentes do “O Assador” vestidos a rigor – tal como pilotos e navegadores se apresentaram ao longo das seis provas do campeonato. De seguida, teve lugar mais um momento de grande expectativa e emoção, com a passagem de imagens que muitos terão recordado e guardado em memória.

Uma visão que antecedeu a entrega de prémios às dez melhores equipas classificadas, entre as mais de três dezenas que participantes, numa das mais apetecidas competições de trial. Antes da chamada de cada equipa e, o representante de um dos muitos patrocinadores para a entrega do troféu, cada equipa foi contemplada com a passagem de imagens alusivas à sua participação no CNTrial, sucedendo com todos os premiados até à distinção dos campeões nacionais de 2011, Emanuel Costa e Carlos Filipe da equipa Stand Emanuel Costa/Cibercar/Castrol.

Para Antero Bessa, este foi mais um importante passo, rumo à consolidação de uma competição que tem manifestado credibilidade para a modalidade, imagem, retorno e, acima de muita entrega e dedicação de: “equipas, mecânicos, patrocinadores e, muitas pessoas voluntárias que testemunharam a forma, muitas vezes aguerrida como cada equipa abordou cada obstáculo, cada picada, cada vala, Homens que à chuva ou ao sol, não abandonaram os seus postos, são eles os comissários e amigos que colaboraram nesta organização.

Gostaria de transmitir uma palavra de apreço às muitas entidades e empresas que, através do seu patrocínio e apoio, permitiram oferecer este nível de organização e logística a todos os participantes”, referiu o director do Campeonato Nacional de Trial 4x4, uma competição que tem vivido entre duas realidades: Ter muito futuro e, ao mesmo tempo, ter muito passado, por isso, e, mesmo em tempo de crise: “conto com todos vós para 2012, convicto que juntamente com os nossos indispensáveis parceiros, voltaremos a honrar a modalidade. Aproveito para em meu nome e toda a equipa do CNTrial 4x4 desejar, um Bom Natal e um Próspero ano 2012”, concluiu Antero Bessa.

Quanto ao calendário para a próxima temporada, dele constam cinco provas, com início no circuito de Lousada a 11 de Março e o encerramento, tal como este ano, na cidade de Paredes a 28 de Outubro. Pelo meio mais três jornadas: Alenquer, Santa Maria da feira e Tábua.

O reconhecimento dos campeões
Sucede a Vasco Andrade, quatro anos depois do último campeonato nacional de trial sob a égide da Federação Portuguesa de Todo terreno. Emanuel Costa e Carlos Filipe, receberam das mãos de António Baptista – em representação do presidente da FPTT (Jorge Lima) e de Antero Bessa o mais elevado galardão da noite, correspondente à conquista do Titulo de Campeões Nacionais de Trial 4x4: "Foi um orgulho enorme poder levar para a equipa Emanuel Costa/Cibercar/Castrol este título que, muito fizemos por ele ao longo desta temporada. Foi com grande orgulho e satisfaçam que recebemos este troféu junto dos nosso familiares, mecânicos e amigos, ser credor desta distinção é uma enorme honra e, sobretudo, um reconhecimento que quero partilhar com todos aqueles que me acompanharam e apoiaram ao longo destes anos que tenho dedicado à modalidade e, sem os quais nada disto seria possível. A todos, sem excepção, o meu sincero obrigado! Irei recordar estes momentos por muitos e longos anos…”, salientou Emanuel Costa no final da consagração.

Algumas novidades para 2012
Tendo em conta a realidade e a crise económica que tem açulado o país, a organização do CNTrial4x4 criou soluções menos dispendiosas para as equipas e organizadores, obrigando a alterações profundas na reorganização estrutural do Campeonato. Desta forma e, aproveitando a presença de um grande numero de equipas presentes na “GALA”, foram anunciadas algumas medidas que se manifestaram favoráveis entre os presentes. Para 2012, deixará de haver parque fechado e briefing nos dias anteriores às provas, com excepto da 1ª jornada em Lousada - prova de abertura.

A definição da 1ª prova em Lousada será composta por 4 mangas: 2 de manhã e meia-final e final na parte de Tarde. A largada será a cada duas equipas, lado a lado, e assim seguidamente. As restantes corridas serão compostas como habitualmente pelas 3 horas de resistência, deixando de haver treinos cronometrados no período da manhã. Quanto à grelha de partida para as provas de resistência será determinada pela classificação do Campeonato e seguida por ordem de inscrição. As verificações técnicas serão no horário da manha do próprio dia da prova.

Em todas as corridas serão atribuídos prémios monetários no valor mínimo de 500€, distribuídos pelos 3 primeiros classificados de cada prova do cntrial4x4, continuando a existir prémios monetários e taças no final do campeonato até ao 10º classificado. As inscrições não vão sofrer aumentos, excepto os pagamentos no dia de cada prova que terá um valor máximo atribuído ao campeonato. No que confere ao regulamento técnico e desportivo poderá vir a sofrer ligeiras alterações, essencialmente ao nível da segurança e protecção dos pilotos.

Taça Rock Crawler
Face ao aparecimento dos denominados Rock Clawler, o empenho e vontade dos seus promotores, Emanuel Costa e Filipe Guimarães, em colocar estas viaturas a participar no CNTrial 4x4, será criada já no próximo ano uma nova classe dentro do campeonato nacional, denominada Taça Rock Crawler, com participação separada do CNtrial 4x4 e classificações à parte. As regras destas viaturas passarão pela construção de chassis tubular único, viaturas sem carroçaria, com limite máximo dos Pneus até 39,5”, entre
outras regras de segurança.

A definição da «Taça RockCrawler», passará por 3 especiais/pet´s: 2 especiais de manhã com dificuldades extremas e 1 especial no final das 3 horas da resistência do CNTrial4x4. As viaturas correrão uma de cada vez, separadamente, quer de outros concorrentes, quer das viaturas do CNTrial4x4. Os Regulamentos particulares de cada prova poderão ajudar a compreender o restante desenvolvimento das provas. Em breve será apresentado o regulamento 2012, sendo aclaradas outras situações regulamentares para ambas as categorias: CNTrial4x4 e Taça Rock Crawler.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

I Passeio TT por um Natal Melhor



O Grupo Entre Serras, em colaboração com as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Baião e do Motor Clube do Marco,  organiza no próximo dia 18 De Dezembro um passeio de Todo-o-Terreno com o objectivo de angariar bens de primeira necessidade. “Faça a diferença e junte-se a uma causa nobre, ajude quem precisa e venha divertir-se no «I Passeio Por Um Natal Melhor»”.

A iniciativa pretende angariar produtos alimentares (mercearias); roupas; artigos para bebés; livros; brinquedos e outros bens que serão oferecidos às famílias mais carenciadas dos concelhos do Marco de Canaveses e Baião, com “o principal objectivo de proporcionar um Natal melhor e um sorriso na cara de quem precisa de uma mão amiga”.

Apela-se, deste modo, à participação e generosidade dos cidadãos que poderão efectuar os seus donativos nos caixotes que se encontram em todos os estabelecimentos que apresentem o cartaz da iniciativa ou contactando a organização, através dos seguintes contactos: entreserrasmail@gmail.com; Rui Silva: 00351 917 793 451 - tazmail@sapo.pt; Ana Filipa Rodrigues: 00351 914 489 370 - anarodrigues091@hotmail.com e Tiago Ribeiro: 00351 912 909 420 - tiagogodribeiro@hotmail.com.

A distribuição será realizada pelos Grupos Entre Serras e Motor Clube Do Marco, juntamente com as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e Baião.