terça-feira, 30 de abril de 2013

Passeio TT/ MaioÀbrir 2013 em Abragão - Penafiel




A freguesia de Abragão, concelho de Penafiel, vai acolher a 25 de Maio mais uma edição do passeio TT/ MaioÀbrir, com início marcado para as 8h30.

Como nas edições anteriores,o passeio de todo o terreno do MaioÀbrir vai procurar envolver todos os participantes num percurso de características próprias, reunindo na mesma prova, troços de passeio, com outros de maior exigência técnica, sem esquecer a prova de obstáculos, na parte de tarde, com um percurso de relevos acentuados.
Tudo faremos para que seja um Passeio cheio de adrenalina, espectáculo, mas acima de tudo um bom momento de convívio", refere a nota da organização.

Programa:
08h30 - Concentração - Centro Social e Cultural de Abragão - Freguesia de Abragão - Concelho de Penafiel
09h30 - Arranque do Passeio TT
14h00 - Almoço
15h00 - Pista de Obstáculos
18h30 - Jantar
19h00 - Abertura do Recinto MaioÀbrir com muita musica (Bandas de Rock&Dj´s)

Inscrições e informações:
Passeio + almoço + jantar + brindes
35 euros ( Piloto + co-piloto)
17,5 euros por acompanhante

914119319 ou maioabrir@gmail.com

Localização
- Freguesia de Abragão, Concelho de Penafiel - GPS: W = 8* 15´7.52´´ N= 40* 6´14.22´´

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Campeonato Nacional Navegação 4x4 em Baião a 4 de Maio



O concelho de Baião vai receber a terceira ronda do Campeonato Nacional de Navegação 4x4. Depois de visitarem Mafra e a Benedita, as equipas rumam ao norte para vasculhar 65 waypoints entre a Serra do Marão e o Rio Douro, no próximo dia 4 de Maio.

Baião estende-se ao longo de 17452,2 km2, confrontando a Norte e a Este (nas encostas da Serra do Marão) com os concelhos de Amarante, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio. A Oeste podemos encontrar o Marco de Canaveses. A Sul, o rio Douro separa-o dos Concelhos de Cinfães e Resende.

Baião revela-se assim… ao natural com uma beleza ímpar capaz de atrair os mais aventureiros. No dia 04 de Maio é a vez da caravana do Campeonato Nacional de Navegação 4x4 – competição promovida sob a égide da FPTT em conjunto com a Lazer para Todos – visitar esta bela zona situada a norte de Portugal.

A organização preparou cerca de 62 waypoints – coordenadas de GPS – que, ao longo de seis horas de condução fora de estrada, deverão ser encontradas. As provas de navegação 4x4 misturam destreza de condução fora-de-estrada com elemento paisagístico já que as equipas têm liberdade para escolher quais os pontos a visitar e qual o caminho que pretendem seguir… sem esquecer o tempo limite. Um vez encontrado o waypoint, deverão validar a presença através de fotografia. Cada waypoint tem uma pontuação distinta, em função da dificuldade que o ponto revela, podendo variar entre os 10 e os 50 pontos.

Uma vez que cada equipa é livre de escolher qual os pontos que pretende visitar e qual o caminho a cumprir, a prova é acessível a todo o tipo de viaturas todo-o-terreno não sendo exigida qualquer preparação especial. O único equipamento obrigatório é o recurso a um GPS que possa ler coordenadas, fornecidas pela organização e uma máquina fotográfica para validar os pontos.

“As provas de navegação 4x4 são uma excelente forma dos adeptos do todo-o-terreno conhecerem uma região. Os participantes são convidados a conhecer os recantos de uma região mas cada um escolhe os pontos que quer visitar podendo assim adaptar à viatura que utiliza”, esclarece José Magalhães, organizador da ronda de Baião.