segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Campeonato de Trial 4x4 2014: Jornada de sucesso em Mação



Cumprida a pausa de verão, o Campeonato Nacional de Trial 4x4 regressou aos trilhos, com uma estreia no calendário competitivo. O MAC TT organizou na vila de Mação, no interior centro do país, uma jornada que agradou muito aos participantes.
Com cerca de dois mil metros de extensão e 10 pontos de trial, apista foi suavizada pela folga concedida pelo S.Pedro que só reservou chuva para os 20 minutos finais de prova.Ainda assim, a dureza do percurso foi bem visível nos carros, já que muitos não conseguiram cumprir toda a resistência.

Flávio Gomes recupera a liderança
Quatro vitórias em cinco jornadas dão ao brigantino Flávio Gomes (TáBô Team 4x4) a liderança da Classe Absoluto. Partiu em segundo, mas conseguiu vantagem logo na primeira volta e nem dois pneus furados o fizeram ceder espaço. Terminou as três horas de resistência com umas impressionantes 29 voltas ao circuito.
António Calçada (Nordhigiene) andou sempre colado a Flávio Gomes. Os dois pilotos brigantinos chegaram a esta prova de Mação com os mesmo pontos e por isso a vitória nesta jornada dava vantagem nascontas do nacional. Apesar disso António Calçada entrou para a resistência a gerir o carro e conseguiu terminarsem nenhuma avaria. Faltou sorte para chegar ao ouro.
A completar o pódio desta classe aparece Nélson Leitão (IMOC Team). O piloto tinha-se estreado em Alenquer com um sexto lugar. Em Mação terminou em terceiro, mas a 14 voltas do líder. Uma avaria na ventoinha da Nissan Navarra obrigou a uma paragem de 40 minutos num momento em que estavam colados ao segundo classificado.



Foi a vez de Marco Polónio
Com os favoritos da Classe XL a terem um dia muito complicado a nível mecânico, Marco Polónio (Malpevent Team 4x4) chegou ao primeiro lugar do pódio. O dia até começou com um capotanço no prólogo, mas a regularidade garantiu-lhe o ouro de Mação. Fez 80% da prova sem direção hidráulica e a 10 minutos do fim ainda partiu uma manga de eixo. Terminou com as mesmas voltas do segundo classificado, mas gastou menos sete minutos e 44 segundos.
Bruno Fernandes (JMF) repetiu em Mação o segundo lugar conquistado em Alenquer. Com metade da resistência decorrida, e numa altura em que liderava, teve dois furos. Depois disso ainda partiu uma junta à frente e a partir daí ficou muito condicionado.
Surpresas também no último lugar do pódio. Miguel Marques (TVA Transportes) estreou-se em grande no Campeonato Nacional de Trial 4x4. Partiu uma transmissão e demorou cerca de 20 minutos e ainda assimcompletou 20 voltas à pista e terminou à frente do bicampeão nacional, Luís Jorge (Hortícolas Team).
O turbo do líder desta classe XL voltou a dar problemas, mas ainda assim Rui Querido (Euro4x4parts/ladricolor) segue para a última etapa com 14 pontos de vantagem sobre Marco Polónio, segundo classificado.


Paulo Candeias já é campeão nacional 
Mação consagrou Paulo Candeias (Stand Candeias) como campeão nacional da Classe Super Proto. O piloto nem precisava de vencer, mas não entrou em pista para facilitar. Liderou sempre a sua categoria, nunca levantou o pé do acelerador e deu muito espetáculo para alegria do público. Completou 27 voltas em duashoras, 54 minutos e 53 segundos.
Vítor Matos (Base Branca) já tinha estado nas provas de Torres Vedras e Alenquer, mas foi em Mação que subiu ao pódio. O seu protótipo, a diesel, não foi suficiente para vencer Paulo Candeias, mas sem nenhumaavaria durante a resistência, completou 24 voltas.

Classe 1: luta até ao fim
Como já vem sendo hábito, a Classe 1 foi muitíssimo disputada. António Silva (Canelas Pneus) furou um pneu logo na primeira volta e perdeu bastante terreno que foi depois recuperando durante as duas horas deresistência. Terminou com 17 voltas, mais uma do que o segundo classificado.
Filipe Pinheiro (Connected) entrou em pista a gerir o carro e à espera do erro do adversário. Ao fim de uma hora de prova o UMM Alter ficou sem bloqueio atrás e ainda teve problemas com o turbo.
Luis Soares Duarte partiu na frente e durante uma hora e meia andou confortável na frente da corrida. A meia hora do fim, ao embater numa pedra, partiu o eixo de transmissão traseiro, já não conseguiu andar mais ecaiu para terceiro.
Com todas as decisões reservadas para a derradeira jornada, António Silva é líder da classificação geral da Classe 1.
Destaque para a estreia de Rui Rocha (Team Rj 4x4) na Classe 2. Sem nenhuma avaria pôde desfrutar do carro e aproveitar a pista. Completou 16 voltas em uma hora 38 minutos e 17 segundos.
Sucesso foi a palavra mais ouvida no final desta jornada, com organização, participantes e público muito satisfeitos com esta estreia tão positiva de Mação. Uma organização a cargo do Clube MAC TT com a parceriado Clube Todo-o-Terreno Trilhos do Nordeste e, sob a égide da Federação Portuguesa de Todo Terreno TurísticoTrial e Navegação 4x4.
Com os campeões da Classe Super Proto e do Troféu Suzuki encontrados, há muito para decidir em Rebordosa. É nesta cidade do concelho de Paredes que a 19 de outubro se vai disputar a sexta e última etapa do Campeonato Nacional de Trial 2014.



Classificação da Prova

CNTrial 4x4 Absoluto:

1.º TáBô Team 4x4 (Flávio Gomes e Rui Carvalho) – 29 voltas;
2.º NordHigiene (António Calçada e Pedro Rodrigues) – 28 voltas;
3.º IMOC Team (Nélson Leitão e Jorge Ribeiro) – 15 voltas;
CNTrial 4x4 XL:
1.º Malpevent Team 4x4 (Marco Polónio e Tiago Santos) – 22 voltas;
2.º JMF (Bruno Fernandes e António Azevedo) – 22 voltas
3.º TVA Transportes (Miguel Marques e Vítor Jordão) – 20 voltas
CNTrial 4x4 Super Proto:
1.º Stand Candeias (Paulo Candeias e Luís Carlos) – 27 voltas;
2.º Base Branca (Vítor Matos e Rodrigo Matos) – 24 voltas
CNTrial 4x4 Classe 1:
1.º Canelas Pneus (António Silva e Luís Bacelo) – 17 voltas
2.º Connected (Filipe Pinheiro e Vítor Martins) – 16 voltas
3.º Luís Soares Duarte (Luís Soares Duarte e Eric Nurmi) – 13 voltas
CNTrial 4x4 Classe 2:
1.º Team Rj 4x4 (Rui Rocha e João Rocha) – 16 voltas

Sem comentários: