quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Amigos do Monte/Hemauto terminam DAM no "top ten"


Decorreu a 13 de Novembro a última prova do DAM - Desafios Amplitude Máxima, edição 2010, uma prova que ficou marcada pela dificuldade das equipas em cumprir as estratégias iniciais, sendo muitas as penalizações no final da prova.

O encontro das equipas decorreu numa manhã chuvosa em Mondim de Basto, onde no interior de um restaurante típico as equipas foram informadas que a prova iria decorrer na carta militar nº 87 - Vilar de Ferreiros.

A definição da estratégia para chegar a oito ponto baixos e oito pontos altos da carta foi dificultada pelas condições impostas pela organização, que juntou num lado da carta a Partida, Neutralização e a Chegada.

Um waypoint marcado fora da carta prejudicou a equipa durante a manhã

A prova iniciou pelas 12 horas e, para a equipa Amigos do Monte, patrocinada pela Hemauto, a parte da manhã até não correu mal de todo na obtenção dos "waypoints" baixos, mesmo que não fossem os pontos desejados, mas os possíveis, tendo em conta a geografia acidentada das margens do rio Tâmega naquela região.

A chegada à Neutralização deu-se sem problemas e sem penalizações. Mas, o pior ainda estava para vir.

Da parte da tarde, o objectivo era "atacar" os pontos altos, no outro extremo da carta, mas a longa distância para chegar até eles e a zona proibida definida pela organização iria dificultar uma prova sem penalizações, conforme se confirmou mais tarde.

A chegada ao primeiro ponto alto deu-se 35 minutos depois da partida da tarde, conseguindo a equipa dos Amigos do Monte marcar alguns pontos de grande altitude. No entanto, a partir daí foram-se sucedendo alguns problemas de acesso a outros pontos, depois problemas informáticos, levando a que a equipa chegasse ao final já a penalizar, prejudicando assim o que se esperava ser uma melhor prestação.


Finalizada a sétima prova, a equipa Amigos do Monte terminou a mesma num 11º lugar, com a penalização do atraso na chegada e um "waypoint" fora da carta. Na classificação final do DAM, classificou-se num nono lugar, com 39 pontos. Todos os resultados disponíveis no site oficial do dam.

Terminada que está a edição 2010, resta à equipa Amigos do Monte agradecer à organização do DAM 2010, nas pessoas do Paulo Couto e Mário Pinto (Jipaventura), o empenho que puseram na realização das várias provas, proporcionando-nos a oportunidade de conhecer locais de rara beleza existentes em Portugal, bem como competir de forma saudável com um grupo de amigos que gostam de praticar todo-o-terreno.
Um agradecimento especial também ao nosso patrocinador, a empresa Hemauto, pelo apoio dado à equipa, ao nosso preparador Paulo Couto e às nossas famílias.

Vítor & Tozé

Sem comentários: