quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Navegação 4x4: Etapa anulada no Sahara Aventura


 No final da 2ª etapa as equipas foram alertadas para o facto de que a terceira etapa não iria ocorrer, devido a exercícios militares na área. Na origem na decisão estavam uma questão de segurança, conforme explicou Alberto Pascoal: “Fomos alertados pela polícia marroquina que não poderíamos avançar com a etapa. O exército marroquino iria efetuar exercícios militares com aviões caça F16 e criaram uma zona de exclusão que abrangia parte do mapa que as equipas tinham ao dispor. Por razões óbvias de segurança entendemos que não estavam reunidas as condições de segurança e não tivemos outra opção senão anular a etapa".
As equipas tiveram assim um dia adicional de descanso. O Sahara Aventura prossegue, com a 4ª etapa a ser disputada em zona de montanha entre Tiznit e Trafaoute.


Portugueses seguram vantagem na segunda etapa

A segunda etapa do Sahara Aventura voltou a ver os portugueses em bom plano, com as vitórias a serem repartidas pela Onzze (Individual) e pela Maxidrive / Atircar (Duplas).

A segunda etapa teve início e final em Tan-Tan. Depois da mais longa etapa, veio uma mais curta, com início às 9h e termino pelas 16h30. Com 50 waypoints possíveis, as equipas teriam pela frente o vale do Draa passagem obrigatória pelos amantes de todo-o-terreno. Zona de montanha, rios secos, e algumas pistas rápidas, obrigando as equipas a dosear os andamentos.

Na classe Dupla, a «Maxidrive / Atircar» redimiu-se do erro do dia anterior (falharam controlo de foto perdendo assim 50% dos pontos conseguidos), e garantiram a vitória mesmo com 90 minutos de paragem devido a um atascanço na lama e um furo, subindo assim à 4ª posição. A «Terceira Açores 4x4» manteve o bom andamento e apesar de não terem ganho anularam parte da desvantagem, mantendo acesa a perseguição à liderança. A «Duomaquete / Paredecar» quedou-se pela terceira posição, suficiente no entanto para segurança a 1ª posição na classe.

A «Movimar /JM Pneus TT» começou bem amealhando bons pontos pela manhã mas a mecânica voltou a trair as aspirações do quarteto. A «Revista 4x4 Vintage Team» teve etapa mais calma de modo a evitar surpresas.

Na classe Individual, a luta está ao rubro, com a «Onzze» a isolar-se na liderança, mas apenas pela margem de 15 pontos, perante a «Proseries Desert Team», antevendo uma bonita luta até final. A «CRM Transportes» não saiu para recuperar a viatura, com problemas de suspensão, não totalizando qualquer ponto.




Sem comentários: