segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Navegação 4x4: Amigos do Monte vencedores do DAM 2011

Amigos do Monte / Motor Clube do Marco / Sérgio Pinto Automóveis / Hemauto


Decorreu no passado sábado a última prova do DAM - Desafios Amplitude Máxima, uma prova de navegação 4x4 organizada pelo BragAventura, desta feita nas belas paisagens transmontanas na carta militar nº 91.

Com o título de vencedores absolutos do DAM 2011 já assegurado, a equipa marcoense dos Amigos do Monte - Vítor Almeida e Tozé Morgado - partiu para a prova com o empenho de um bom resultado, mas procurando desfrutar as paisagens que o dia de Outono permitiria observar. 
Devido a um problema mecânico da habitual viatura - o Land Rover Defender da Sérgio Pinto Automóveis, a equipa marcoense marcou presença com o Jeep Wrangler JK Unlimited que se mostrou mais que à altura do desafio.

Após a concentração na cidade de Mirandela, as poucas - mas boas - equipas presentes avançaram para o local de partida. Definida a estratégia, os Amigos do Monte dedicaram a parte da manhã à conquista de "waypoints" baixos, junto à famosa linha do Tua e do rio com o mesmo nome, percorrendo trilhos outonais que dificilmente serão esquecidos.

Chegada a hora da Neutralização, as equipas voltaram a reunir-se na estação ferroviária do Cachão, local onde termina o percurso da automotora que liga a localidade à cidade de Mirandela. Daí para a frente a linha férrea já se encontra desactivada.
Automotora que faz a ligação entre Mirandela e o Cachão

Tantas vezes se ouviu falar na imprensa das vantagens da reactivação desta linha mas só no local é que deu realmente para perceber o potencial turístico que aquela região oferece.

Voltando à competição, a segunda parte da prova foi dedicada ao registo de "waypoints" altos, onde se destacou a tentativa conseguida de registar três pontos no topo da serra de Bornes, local onde a muita nebulosidade não permitiu que se pudesse observar a paisagem. Ficou prometida uma ida ao local com melhor tempo.

Amigos do Monte / Motor Clube do Marco / Sérgio Pinto Automóveis / Hemauto

A vitória da prova foi para a formação da OffRoad4x4/MasterTT que foi a única equipa a vencer dois desafios, conquistando na prova de Mirandela 5.220 pontos, permitindo-lhe segurar o segundo lugar do Desafio DAM 2011. Atrás ficaram os Amigos do Monte com 4.880 pontos, após uma penalização de 200 pontos por atraso na chegada, conquistando assim mais um segundo lugar. No terceiro posto ficou a formação da Basto Team Offroad, registando 4.640 pontos, após a entrega de apenas sete pares de pontos dos oito pares possíveis.

OffRoad4x4/Master TT venceram a prova de Mirandela

Feitas as contas finais, a vitória do Desafio Amplitude Máxima (DAM) 2011 foi para a formação marcoense dos Amigos do Monte/ Motor Clube do Marco, apoiada pela empresa Sérgio Pinto Automóveis e pela empresa Hemauto Peças Auto, ao conquistar valiosos pontos em sete provas - um primeiro lugar, cinco segundos lugares e um terceiro lugar.

Amigos do Monte ladeados pelos responsáveis do BragAventura (Foto OffRoad4x4/Master TT)


Como nota final, um agradecimento especial aos patrocinadores que apoiaram a formação dos Amigos do Monte/ Motor Clube do Marco, permitindo assim que esta se tornasse numa época excepcional em termos de resultados.

1 comentário:

Pedro Azeredo disse...

A ida de Wrangler na última prova foi a cereja no topo do bolo!
Parabéns Vitor e Tó-Zé!!