quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Navegação4x4: Portugueses rumo ao Sahara Aventura


 O «Sahara Aventura» é uma das mais antigas provas amadoras de navegação 4x4, disputada em solo marroquino. Ano após ano, a organização tem vindo a presentear os participantes com um desafio extremo que põe à prova não apenas os dotes de navegação mas também a capacidade de resistência e homens… e máquina.

A edição de 2012 decorre entre os dias 3 e 7 de Dezembro. Serão cinco dias de intenso despique, disputados no sul de Marrocos. Pela primeira vez na história desta competição, os participantes vão rumar por novas paragens; o Sahara Aventura deixa as dunas do Erg Chebbi e estende-se quase até à fronteira da Mauritânia conduzindo os participantes ao longo da costa… por zonas onde o asfalto tarda em chegar.

Um novo desafio para todos os participantes que marca uma nova era, nas palavras dos organizadores. “Criar etapas complicadas para a navegação, com paisagens espetaculares e percursos impressionantes e que, ao perfazerem cinco fossem representativas das diversas paisagens que Marrocos pode proporcionar: planícies, dunas, chotts, rios, desfiladeiros, palmeirais e montanhas”, descreve Albert Pascual, organizador.

Esta edição irá contar com 10 equipas lusas, repartidas entre a classe single e classe duplas. Entre as formações portuguesas contam-se com alguns repetentes – a confirmar a boa imagem que a prova possui junto das equipas participantes – e ainda alguns estreantes.

Entre estas, a formação «Proseries Desert Team» (vencedora absoluta edição 2011) surge desfalcada já que apenas vai alinhar na classe single, mantendo no entanto a vontade de bom resultado. Ainda nesta classe, também alinha a «Onzze» que pretende bater-se pelos lugares do pódio.

A classe Dupla deverá ser a mais disputada, e igualmente a mais participada. Entre os presentes, estará a «Terceira Açores 4x4» que depois de um 3º lugar (2010); de um 2º (2011) já só pensa na ascensão ao primeiro posto. Com ambição num bom resultado estará igualmente a «Duomaquete/Paredecar» que depois do 3º lugar alcançado em 2011 regressam para tentar subir uns degraus.

A luta pelos lugares do pódio nesta classe promete ser um dos motivos de interesse. A «Móveis Nelo/EriceiraTT» já saboreou o sabor da vitória e quererá certamente vingar a má sorte verificada em 2011, quando obtiveram o mau resultado mercê de inúmeros problemas

Entrega de Prémios do Campeonato Nacional Trial 4x4: A apoteose na Gala dos “Campeões”

Luís Jorge/Nuno Passos, da Hortícolas Team, são os campeões de 2012

A tradicional cerimónia que assiste o reconhecimento e homenagem a personalidades, pilotos, equipas e campeões, aconteceu, tal como nas edições anteriores, nas instalações do “Assador.pt” na zona industrial do Porto. Muita animação, espectáculo, prémios e, novidades para a edição de 2013 do CNTrial4x4!

A Gala do Campeonato Nacional de Trial 4x4 consiste numa cerimónia de reconhecimento e homenagem a personalidades, pilotos, equipas, campeões, que através da sua actuação, empenho, dedicação, contribuíram de forma significativa para o engrandecimento do Campeonato Nacional de Trial 4x4. Uma elevada distensão pelos resultados obtidos ao longo de uma temporada recheada de muita emoção, adrenalina e aventura.

Este evento, além de proporcionar momentos de convívio entre a comunidade do trial4x4, serve também de estímulo para que cada vez mais equipas possa praticar a modalidade nas suas mais vertentes. Esta edição revelou-se de elevado nível qualitativo e quantitativo, um prestígio inquestionável, com um calendário de cinco provas disputadas em pistas bem preparadas, em locais diversos, de norte a sul de Portugal. Uma competição que assume a completa ruptura com o passado e se assume como referência da modalidade, para quem pretenda se afirmar ou estrear no trial 4x4.

Uma “gala” com um jantar convívio que foi aberto a todos os aficionados e praticantes da modalidade, entre, pilotos, navegadores, mecânicos, comissários, patrocinadores, amigos e comunicação social. Ao final da tarde começaram a chegar os primeiros “galardoados”, enquanto se ultimavam os derradeiros preparativos! Ao princípio da noite e, com hora marcada, foi servido o jantar num espaço repleto, com a “família” do CNTrial4x4.

Quando as luzes começaram a enfraquecer, algo estava para acontecer! Deu-se início a um espectáculo ímpar, com a actuação do grupo de bailarinos “residentes do “O Assador”. De seguida, teve lugar mais um momento de grande expectativa e emoção, com a passagem de imagens que muitos terão recordado e guardado em memória. Uma visão que antecedeu a entrega de prémios às dez melhores equipas classificadas, entre as mais de duas dezenas que participantes, numa das mais apetecidas competições de trial da responsabilidade organizativa a cargo do Clube TT Trilhos do Nordeste e sob a égide da FPTT.

Um ano exemplar que espelha a dedicação, disponibilidade, entrega e profissionalismo das equipas que participaram nestas cinco provas que constituíram a edição de 2012 do CNTrial4x4, cujo rigor e disciplina são, sem dúvida, bons exemplos a reter para o desporto nacional.

 A consagração dos campeões
A jornada foi longa, o trabalho foi árduo, mas, a consagração chegou com a Gala de entrega de prémios! A dupla Luís Jorge/Nuno Passos da Hortícolas Team, sucedeu a Emanuel Costa e Carlos Filipe (campeões em 2011). A formação de Torres Vedras recebeu das mãos de Jorge Lima – presidente da FPTT, o mais elevado galardão da noite, correspondente à conquista do Titulo de Campeões Nacionais de Trial 4x4: "Tivemos que gerir um pouco a emoções ao longo destes oito meses, controlar o carro, prepara-lo prova a prova para que se mantivesse sempre competitivo. Fizemos um campeonato muito regular, terminando todas as jornadas entre os cinco primeiros. Nunca entramos em grandes euforias e os objectivos foram sendo amplamente alcançados”, afirmou Luís Jorge, ao passo que Nuno Passos, relembrou o momento mais complicado da temporada, no momento de festejar: “o momento mais complicado de gerir foi mesmo na última prova em Paredes, quando a duas voltas do final tudo estava ainda em aberto, quando tivemos de regressar às boxes com um problema mecânico, mas felizmente regressamos à pista a tempo de confirmar título”.

Prémios Especiais CNTrial4x4
Nesta “Gala dos Campeões” - Cerimónia de Entrega de Prémios do Campeonato Nacional de Trial 4x4 foram igualmente entregues os Prémios Especiais CNTrial4x4. Estes prémios homenagearam os pilotos que, através da sua actuação e dedicação, contribuíram de forma significativa para a dignificação do Trial 4x4 e tenham tornado credoras de tal merecimento.
O prémio Carreira foi entregue a Domingos Diniz (Reviclap), pela sua vasta presença e preexistência manifestada ao Campeonato Nacional e ao Trial 4x4 em geral. O Prémio Prestigio, recompensou a equipa que por mais vezes engrandeceu cada prova, quer pela sua fogosidade, capacidade e prioridade em vencer, sendo atribuído a Paulo Candeias (standcandeias.com), vencedor de três das cinco provas do CNTrial4x4. O Premio Dedicação foi entregue a Vasco Andrade, pela forma empreendedora como se empenhou durante uma temporada, quer no âmbito competitivo, quer no apoio à organização do CNTrial4x4, demonstrado afectação excepcional e desempenho destacado no exercício das suas funções e promoção das mesmas. Para o final ficou o tão esperado Prémio Fair Play. O Prémio Fair Play é o reconhecimento concedido a todas as pessoas ou entidades que demonstraram um comportamento exemplar na prática da sua actividade desportiva. Este prémio pretendeu distinguir a equipa (piloto e navegador) em que a sua atitude ou feito, tenha sido um grande exemplo para todos os praticantes, da presente temporada do Campeonato Nacional. O prémio Fair Play, por votação das equipas participantes ao CNTrial4x4 e comunicação social presente na Gala, foi para o “Grupo JANF/stand Kubota”, da dupla Alexandre Alexandre/David Brito.

Jipes&Companhia/Troqouro vence Taça Rock Crawler

Jipes& Companhia/Troqouro vence Taça Rock Crawler
Foi uma novidade este ano! A Taça Rock Crawler, reservada aos denominados jipes americanos - Rock Clawler – competiu separadamente, mas em pistas idênticas, do CNTrial 4x4 cm classificações à parte. A comissão organizadora do Campeonato Nacional Trial 4x4, mais do que na continuidade e promoção da modalidade, apostou na competitividade destas viaturas, fortalecendo os mais diversos aspectos em que assenta a competição. A imagem da competição e dos competidores da Taça Rock Crowler, assumiu uma extrema importância na forma como a organização do CNTrial4x4 idealizou cada prova, face às expectativas que vinham sendo criadas, baseada na forte componente de competitividade, oferecendo emotividade prova a prova, mesmo pouco participada, com três equipas apenas a marcarem presença. A festa ficou mais acalorada com a chamada do vencedor desta primeira edição, o trio liderado por Domingos Parente, João Pinto e Pedro Paiva, com Cândido Barbosa (Vereador da Câmara Municipal de Paredes) a entregar o galardão ao “chefe de fila” da Jipes& Companhia/Troqouro – Domingos Parente.

 Revelações para 2013
O Campeonato Nacional de Trial contará em 2013 com algumas alterações na sua estrutura organizativa. Aproveitando a presença de um elevado número de equipas na Gala de Entrega de Prémios, Antero Bessa anunciou algumas medidas que se manifestaram favoráveis para a próxima edição do CNTrial4x4: “Em tempos de crise, temos que criar soluções menos dispendiosas para as equipas e organizadores, obrigando a alguns cuidados na elaboração do caderno de encargos de cada prova. Assim, e seguindo o sucesso evidenciado este ano em Paredes a classe Promoção, será integrada em 2013 no CNTrial4x4 em moldes idênticos aos testados, assim como a Taça Rock Crawler”, salientou o Director do campeonato, que seria ovacionado quanto prenunciou a intenção de baixar o valor das inscrições: “As inscrições serão ligeiramente mais económicas, estando ainda a serem estudadas algumas reduções na preparação de cada prova de forma a minimizar os encargos”, fazendo regressar o parque fechado no dia anterior, tal como aconteceu na edição de 2011: “Nas localidades onde as seis provas do CNTrial4x4 se irão realizar, vai ser novamente criado um parque fechado, no dia anterior á prova - sábado. As equipas poderão proceder às verificações técnicas e documentais na tarde de Sábado. Contudo as equipas poderão na manhã do dia de prova - domingo, antecedendo o prólogo matinal, realizar as referidas verificações técnicas e documentais, sofrendo um acréscimo no valor da inscrição. O briefing voltará a realizar-se na noite Sábado, sendo a presença de um dos dois elementos da equipa, piloto ou navegador obrigatória”, salientou Antero Bessa. No que concerne ao tão ansiado prémio monetário final, o director do nacional garantiu uma recompensa de: “três mil euros – 3000€ para o campeão nacional de trial 2013”. No que concerne ao regulamento técnico e desportivo, este, poderá vir a sofrer ligeiras alterações, essencialmente ao nível da segurança e protecção dos pilotos. Quanto aos pneus, a medida máxima permitida será de 38 polegadas. O regulamento geral para 2013, será conhecido em definitivo no dia 12 Janeiro 2013 em mais um encontro no O Assador.pt.

Calendário Provisório CNTrial4x4 2013:
10 de Março - CNTrial4x4 Valongo
21 de Abril - CNTrial4x4 Alenquer
19 de Maio - CNTrial4x4 Lousada
30 de Junho - CNTrial4x4 Moimenta Beira
15 de Setembro - CNTrial4x4 Vimioso
6 de Outubro - CNTrial4x4 Paredes

Discurso directo…
Jorge Lima, Presidente da FPTT
“Caminhamos na direcção certa. Foi um ano muito importante, porque conseguimos a junção dos três elementos essenciais para a competição: os organizadores qualificaram muito as provas com muita qualidade e muito disputadas; as equipas prepararam-se muito melhor e, sendo assim existem noticias, por conseguinte a comunicação social esteve sempre presente e trabalhou bem esta parceria. Por isso, o ano foi muito positivo”.

Nuno Pedro, ENI
“Foi um investimento muito positivo. Quer pela imagem que o campeonato tem em si o crescimento a nível de qualidade e competitividade e, acima de tudo pela promoção que a organização tem desenvolvido ao longo destes dois anos”. 

Informação envia pela organização - Antero Bessa, Director CNTrial4x4

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Gala de entrega Prémios do Campeonato Nacional Trial 4x4


A mais esperada “Gala” de consagração dos campeões nacionais de trial 4x4 está prestes a chegar. O dia 25 de Novembro marca a consagração oficial de Luís Jorge e Nuno Passos da Hortícolas Team, com a entrega de prémios alusivos aos campeões da presente edição do CNTrial4x4.

A Gala de entrega de prémios do CNTrial4x4, promovida pelo Clube TT Trilhos do Nordeste, entidade responsável pela organização da competição, visa enaltecer os feitos e conquistas de um vasto leque de equipas e pessoas, sendo esta a grande festa do Trial 4x4 Nacional.


Um evento que terá lugar no Assador.pt, situado na zona industrial do Porto, com muita animação, espectáculo, prémios e, mutas novidades quanto à edição de 2013 do CNTrial4x4. Uma cerimónia que assiste o reconhecimento e homenagem a personalidades, pilotos, equipas e campeões!

Um evento que engrandece a modalidade, servindo de igual forma, para os organizadores retribuírem todo o empenho e dedicação a todos quanto contribuíram de forma significativa para o engrandecimento do Campeonato Nacional de Trial 4x4.

A gala integra um jantar convívio aberto a todos os aficionados e praticantes da modalidade, entre, pilotos, navegadores, mecânicos, comissários, patrocinadores, amigos e comunicação social. Quando as luzes começarem a enfraquecer, algo vai acontecer! Tem inicio o espectáculo…

Do programa, fará parte uma noite de espectáculo musical e dança – oferecido pelo grupo de bailarinas/os “residentes” do Assador, e fogo-de-artifício, para além de vários momentos de puro trial na promoção das melhores imagens captadas ao logo das seis provas de competição do CNTrial4x4.

Um espectáculo que antecederá a entrega de prémios às dez melhores equipas classificadas, entre as mais de duas dezenas de participantes, numa das mais apetecidas competições de trial.

Programa Oficial       
Domingo, 25 de Novembro
18h00 - Recepção
18h30 - Abertura Oficial “Gala entrega Prémios CNTrial4x4 2012”.
19h00 – Jantar
20h00 – Inicio do espectáculo e entrega dos prémios Campeonato Nacional Trial 4x4

Mais informações:
Antero Bessa: 966501745 / geral@cntrial4x4.com
Manuel Ribeiro: 935104155 – reservas p/jantar

domingo, 18 de novembro de 2012

Passeio TT Turístico "Rotas de Santo André" anima Mesão Frio


O passeio de todo-o-terreno “Rotas de Santo André” que vai já na sua quarta edição, é este ano da responsabilidade da recém criada associação Génese da Aventura Club - Douro Motor Sport, do Concelho de Mesão Frio, que vai oferecer um dia diferente de pura adrenalina na Porta do Douro, com um percurso acessível a todos os amantes do todo-o-terreno, difícil e de média dificuldade.


A iniciativa decorre dia 2 de dezembro, com uma pista de obstáculos é acessível a todos os participantes para que, todos possam concluir o dia com pura diversão e segurança para os mais cautelosos, e de pura adrenalina para os mais aventureiros.

A saída dos jipes será por volta das 9h15, com “mata-bicho” às 11 horas. Pelas 13 horas decorrerá o almoço, com o típico prato de arroz de forno, batata assada e lombo assado. Já na parte de tarde, o programa tem início pelas 14h15. Pelas 15 horas, a pista será acessível a todos os participantes e pelas 19 horas decorrerá o jantar, finalizando com a entrega de lembranças a todos os participantes.

A inscrição tem o valor de vinte e cinco euros por participante, e inclui pequeno-almoço, “mata-bicho”, almoço e jantar. A iniciativa tem o apoio da Federação Portuguesa de Todo-o-Terreno (FPTT), da Câmara Municipal de Mesão Frio e da empresa Psstt! Psstt! Comunicação, Relações públicas e serviços.

Para mais informações ou inscrição no passeio de Todo-o-Terreno, os interessados devem contactar os números: 913686167, 913006725 ou ainda: 932894083.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

XVI Passeio Todo o Terreno Serras do Douro - Lamego



A secção de Motociclismo do Clube Automóvel de Lamego organiza no dia 18 de novembro mais uma edição do passeio todo-terreno turístico "Serras do Douro", que percorrerá o concelho de Lamego e a região do Douro.
"Tendo o Rio Douro como apanágio e a espectacularidade da sua natureza como companheiros omnipresentes, o XVI Passeio Todo o Terreno Serras do Douro passará por caminhos e trilhos onde as paisagens deslumbrantes, a aventura e a adrenalina deliciarão todos os participantes", refere a nota de imprensa da organização.

Programa
08.00 - Abertura do secretariado “centro escolar de Lamego”
08.30 - Pequeno-almoço “centro escolar de Lamego”
09:00 - Briefing para todos os concorrentes “obrigatório”
10:00 - Saída para o percurso da manha
13:00 - Almoço convívio “centro escolar de Lamego”
14:30 - Saída para o percurso da tarde “zona de obstáculos”
18:00 - Jantar convívio com entrega de lembranças

Mais informações pelo email: c.a.lamego@sapo.pt